Blog do Fernando Rodrigues

Renan dá ao PMDB maioria dos gabinetes VIP no Senado

Fernando Rodrigues

Metade dos novos gabinetes do Anexo 1 será ocupada por peemedebistas

Edifício oferece as salas mais nobres, com janela ampla e vista para o lago

Agência Senado

Renan Calheiros (PMDB-AL) encerrará seu mandato na Presidência do Senado com um ativo imobiliário valioso para distribuir entre seus colegas preferidos: 6 gabinetes novos em folha no prédio mais nobre da Casa, o Anexo 1. Para quem olha as duas torres do Congresso de frente, trata-se da que está à esquerda.

O Anexo 1 é disputado pelos senadores. Estar ali é sinal de prestígio. As janelas são amplas, há vista para o Lago Paranoá e alguns gabinetes ocupam andares inteiros. Se existisse um ''Banco Imobiliário do Senado'', o Anexo 1 seria Ipanema. O PMDB, seu principal proprietário.

Hoje o edifício reúne 17 gabinetes. A partir de 2015, serão 23. Os 6 novos inquilinos ocuparão espaços antes utilizados por órgãos administrativos, remanejados na gestão Calheiros. Os demais 58 senadores continuam em gabinetes nos demais prédios, alguns apertados e sem janelas, pois ficam no subsolo.

Os peemedebistas ocupam hoje 8 gabinetes no Anexo 1 –47% do total dos gabinetes no edifício. A influência do PMDB na torre, em termos percentuais, representa o dobro da sua bancada a partir de 2015, quando a legenda terá 23% das cadeiras.

A distribuição dos 6 novos gabinetes na “Ipanema'' do Senado aprofundará essa assimetria. Renan Calheiros premiou seus correligionários com 3 das novas vagas. O percentual de gabinetes do PMDB no Anexo I subirá ligeiramente, para 48% do total.

Renan é pré-candidato a mais um mandato de presidente do Senado, em 1º de fevereiro de 2015. Os votos nessas disputas secretas da Casa são mais na base do compadrio e das relações pessoais do que outra coisa. Um gabinete VIP não compra um voto. Mas certamente não prejudica o doador aos olhos do donatário.

Na tabela abaixo, a distribuição de gabinetes no Anexo 1 hoje e a partir de 2015:

Arte

Existe uma regra conhecida na política segundo a qual a localização geográfica de um indivíduo diz muito sobre a sua influência. Um exemplo: a toda-poderosa Casa Civil fica dentro do Palácio do Planalto.

Esse mandamento da política foi popularizado em um episódio da série “House of Cards”. O protagonista, deputado Frank Underwood (interpretado pelo ator Kevin Spacey), mede seu prestígio pela proximidade ao presidente eleito durante a cerimônia de posse. De maneira alegórica, ele diz: “O poder é muito parecido com o mercado imobiliário. É tudo relativo a posição, posição, posição. Quanto mais próximo da fonte, mais alto é o valor da sua propriedade”.

Eis o trecho do vídeo, em inglês:

O domínio dos peemedebistas sobre os melhores espaços do Senado tem uma explicação histórica. Desde 1985, quando o país voltou ao regime democrático, 10 dos 12 presidentes do Senado eram ou são filiados ao PMDB. Distribuir os gabinetes é uma das prerrogativas do presidente.

Na tabela abaixo, os senadores hoje instalados no Anexo 1 e os que ocuparão os espaços no ano que vem.

Arte

O blog está no Twitter e no Facebook.