Blog do Fernando Rodrigues

Supersticioso, Thomaz Bastos usava a mesma beca havia 20 anos

Fernando Rodrigues

Ex-ministro da Justiça já tinha enfrentado câncer no pulmão

O advogado e ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos, morto nesta 5ª feira (20.nov.2014) aos 79 anos, após complicações pulmonares, se dizia uma pessoa supersticiosa. Entre suas “manias”, estava usar a mesma beca havia 20 anos nas defesas no Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista ao “Poder e Política” em agosto de 2012, Thomaz Bastos relatou que havia comprado uma beca nova e de luxo, na França, por 500 euros, mas nunca a estreou. Preferia usar a beca antiga, “barata”, que ele considerava lhe dar sorte.

Abaixo, o trecho em que Thomaz Bastos fala sobre suas superstições:

Na mesma oportunidade, Thomaz Bastos, presidente da OAB-SP entre 1983 e 1985 e do Conselho Federal da OAB de 1987 a 1989, disse se considerar “mais advogado do que ex-ministro da Justiça”.

Até a véspera de sua morte, ele ajudou a coordenar a defesa de diretores de empreiteiras investigados pela Operação Lava Jato. Thomaz Bastos também atuou na defesa do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, condenado a uma pena de 14 anos e 4 meses de prisão no julgamento do mensalão.

A seguir, o trecho em que o ex-ministro fala sobre seu envolvimento com a advocacia:

Thomaz Bastos já havia enfrentado um câncer no pulmão em 2007. Cinco anos depois, na entrevista, ele disse ter “tirado alta” e relatou que seu maior aprendizado, com a doença, foi a importância de fazer check-up anuais.

“O meu [câncer] eu peguei num acaso absoluto, foi porque eu fiz checkup (…) e apareceu o tumor no pulmão. E aí pude operar precocemente e me salvar”. Segundo ele, essa era “uma lição importante para todo mundo”.

Eis o trecho da entrevista sobre o câncer:

O blog está no Twitter e no Facebook.