Blog do Fernando Rodrigues

Justiça Eleitoral de SP desaprova contas da campanha de Alckmin

Fernando Rodrigues

Edson Silva/Folhapress - 25.jun.2014

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) rejeitou, nesta quarta-feira (10.dez.2014), a prestação de contas da campanha à reeleição do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB).

Por 5 votos a 1, os magistrados concluíram que Alckmin omitiu indevidamente das prestações parciais de contas o registro de doações recebidas e gastos efetivados.

Os candidatos nestas eleições foram obrigados a apresentar duas prestações de contas parciais, em 2 de agosto e 2 de setembro, com a movimentação financeira de suas campanhas.

A equipe de Alckmin, segundo o TRE-SP, errou ao omitir a entrada de dinheiro e a contratação de serviços que já haviam sido efetivadas antes do prazo das prestações parciais de conta.

As movimentações foram registradas na prestação de contas final do tucano, mas essa manobra seria um ''vício insanável'', ou seja, impossível de ser corrigido, no entendimento da Justiça. O objetivo das prestações parciais é aumentar a transparência da disputa eleitoral ainda na fase das campanhas.

A equipe de Alckmin deve recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

(Bruno Lupion)

O blog está no Google+, Twitter e Facebook.