Blog do Fernando Rodrigues

Empresários de mídia e jornalistas negam irregularidades ou não comentam

Fernando Rodrigues

Os empresários e os jornalistas que estão na relação de contas do HSBC suíço negaram irregularidades ou preferiram não comentar o caso.

O Grupo Globo foi consultado sobre esta reportagem e respondeu que não faria comentários.

O Grupo Folha e a família de Octavio Frias de Oliveira informam “não ter registro da referida conta bancária e manifestam sua convicção de que, se ela existiu, era regular e conforme à lei”.

O Grupo Bandeirantes, de João Jorge Saad (1919-1999), Maria Helena Saad Barros (1928-1996), Silvia Saad Jafet, atual diretora de Desenvolvimento e Novos Negócios, e Ricardo Saad informou, por meio de sua assessoria, que não comentaria o assunto.

O Grupo Massa, de Carlos Roberto Massa, o apresentador Ratinho, encaminhou o seguinte comentário: “Todos os bens e valores de Carlos Roberto Massa e Solange Martinez Massa foram devidamente declarados aos órgãos competentes”.

O Grupo Alfa, de Aloysio de Andrade Faria, afirmou que não tinha “nada a declarar sobre o assunto”.

O jornalista Fernando Vieira de Mello afirmou que nunca foi titular ou beneficiário de conta corrente no HSBC suíço. “Desconheço que meu pai [Fernando Luiz Vieira de Mello, 1929-2001] tenha tido conta corrente no exterior na citada instituição financeira, lembrando que ele faleceu em 2001”, disse.

O Grupo Edson Queiroz, da TV Verdes Mares e do “Diário do Nordeste”, informou por meio de Lenise Queiroz Rocha, do conselho de administração, que desconhece a existência da conta na Suíça.

O jornalista José Roberto Guzzo disse que “nunca teve conta no HSBC da Suíça, seja no período de 1990 a 1995, seja em qualquer outra época”. Mas ele afirmou que a data de nascimento e o endereço residencial que constam no registro do HSBC coincidem com os seus.

A jornalista Mona Dorf, da rádio Jovem Pan, foi procurada, por meio de sua assessoria, mas não respondeu.

Irmão de Dorival Masci de Abreu, que morreu em 2004 e cuja família é proprietária da rede CBS de rádios, José Masci de Abreu foi contatado pelo UOL por meio da assessoria do PTN, partido do qual é o presidente. A legenda respondeu que não se manifestaria sobre assuntos pessoais dele. O UOL também entrou em contato por e-mail com o Hotel Saint Peter, de propriedade de Paulo Masci de Abreu, irmão de José e Dorival, e não recebeu resposta até a publicação deste texto.

A família Dines informou que três dos quatro filhos de Alberto Dines (Arnaldo, Debora e Liana) “moram fora do Brasil há pelo menos 30 anos”. Por essa razão, não declaram imposto de renda no Brasil. O único que vive no Brasil (Alexandre) é apenas beneficiário das contas na Suíça.

Fernando João Pereira dos Santos, do Grupo João Santos (TV e rádio Tribuna e jornal ''A Tribuna''), foi procurado por meio da diretoria de sua emissora, mas não respondeu.

Luiz Fernando Ferreira Levy, do antigo jornal “Gazeta Mercantil”, declarou: ''Nunca sequer fui correntista do HSBC no Brasil, muito menos na Suíça. A única conta pessoal que tenho é a do Banco do Brasil onde recebo minha aposentadoria''.

Julieta , mulher de João Lydio Seiler Bettega, da Curitiba e Ouro Verde FMs, afirmou que o casal nunca teve conta na Suíça e apenas é correntista do banco em Curitiba, no Paraná.

Anna Bentes, mulher de Adolpho Bloch (1908-1995), fundador do Grupo Manchete, foi procurada e não foi encontrada.

Arnaldo Bloch, jornalista de “O Globo”, disse: “Nunca tive conta no HSBC, no Brasil ou no exterior. De 1991 a 1994 fui correspondente da Manchete em Paris. Recebia meu salário em remessas enviadas através do Banco do Brasil e depositadas no banco francês Crédit Lyonnais. Quando retornei ao Brasil, em 1994, mantive a conta aberta com saldo irrisório. Quando o recurso findou, em 1999, recebi aviso de que a mesma fora encerrada. Não entendo que relação isso possa ter com a lista de correntistas do HSBC”.

Leia tudo sobre o caso SwissLeaks-HSBC no Brasil

O blog está no FacebookTwitter e Google+.