Blog do Fernando Rodrigues

Para 30%, hiato entre o que Dilma promete e faz é maior razão para protesto

Fernando Rodrigues

Segundo pesquisa, apenas 4% dizem que partidos de oposição são responsáveis por manifestações de março

53% afirmam que escândalos de corrupção no governo Dilma são mais graves do que os de gestões anteriores

A diferença entre o que foi prometido por Dilma Rousseff na campanha e as decisões tomadas por ela no começo do seu segundo mandato foi o principal motivo para os protestos contra o governo em março, segundo pesquisa feita pela consultoria Expertise.

A maior parcela dos brasileiros entrevistados –30%– aponta o descompasso entre o dito na campanha e as atitudes de Dilma como força motriz para os protestos.

Em segundo lugar vem o escândalo de corrupção na Petrobras. Para 22% dos entrevistados, a Operação Lava Jato e seus desdobramentos foram o maior estímulo para as pessoas irem às ruas ou baterem panela em suas varandas.

Outros 18% afirmam que a principal razão das manifestações de março é a gestão da petista “como um todo”.

Apenas 4% dizem que as pessoas foram às ruas por influência da mídia e 3% apontam os partidos de oposição como responsáveis pelos protestos. Os dados estão na tabela abaixo:

Arte

A pesquisa também confirma a percepção de petistas de que o pronunciamento oficial de Dilma em 8 de março, Dia da Mulher, foi prejudicial ao governo. 55% das pessoas que acompanharam o discurso em rede nacional de rádio e televisão disseram se sentir pessimistas ou muito pessimistas após ouvir a presidente, enquanto apenas 10% se sentiram otimistas ou muito otimistas.

Nesta 3ª feira (31.mar.2015), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou encontro com dirigentes petistas para criticar o pronunciamento de Dilma. “Não sei quem foi o infeliz que convenceu ela a falar”, disse Lula, segundo relato de presentes à reunião.

 

PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO
A maior parcela dos entrevistados pela Expertise –53%– afirma que os escândalos de corrupção no governo Dilma Rousseff “são mais graves do que eram nos governos anteriores”. Os outros 43% respondem que “os problemas de corrupção sempre aconteceram da mesma forma, independente do partido que está no poder”.

A disputa sobre qual seria o governo mais corrupto provocou recente troca de farpas entre petistas e tucanos. Dilma afirmou que se a Petrobras tivesse sido investigada em 1996 e 1997, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente, a corrupção na estatal não teria se estendido até os dias atuais. Em resposta, FHC disse que Dilma e Lula eram os responsáveis por nomear diretores da empresa acusados na Operação Lava Jato.

 

METODOLOGIA
O questionário foi aplicado pela internet e teve 2.083 pessoas respondendo, de todos os Estados, nos dias 16 a 18 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.

O blog está no FacebookTwitter e Google+.