Blog do Fernando Rodrigues

Eduardo Cunha na Câmara é mais democrático que Ulysses, diz Cesar Maia

Fernando Rodrigues

Para o vereador do Rio, atual presidente da Câmara supera o ex-presidente do Congresso Constituinte

O vereador e ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) está impressionado com a performance do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como presidente da Câmara.

Em discurso na Câmara Municipal do Rio nesta 3ª feira (16.jun.2015), Maia afirmou que a performance de Cunha em relação à “democracia” com seus pares é superior à de Ulysses Guimarães (1916-1992), que presidiu o Congresso Constituinte de 1987 a 1988.

“Fui deputado federal constituinte, participei de plenários presididos por Ulisses Guimarães. (…) E, olhando a performance do deputado Eduardo Cunha presidindo uma sessão da Câmara, digo que a performance dele é superior à de Ulysses Guimarães e Ibsen Pinheiro, superior de qualquer ponto de vista, e superior também do ponto de vista da democracia do plenário”, disse Maia.

Maia também elogiou o controle de Cunha sobre suas emoções. “Trata-se de um político frio, as vitórias e derrotas não alteram a sobrancelha dele”, afirmou. Para o vereador carioca, a Câmara vive um “momento importante da política nacional”.

O DEM do Rio apoiou a eleição do governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB. Mesmo assim, a comparação soa inusitada. Cesar Maia é grande admirador de Ulysses. Ingressou no PMDB em 1991 e se lançou à prefeitura do Rio em 1992, em uma campanha vitoriosa, por insistência do próprio.

Já Eduardo Cunha tem feito fama na presidência da Câmara como um “trator” que utiliza, como poucos, o conhecimento do regimento da Casa e o poder do cargo para aprovar projetos de seu interesse. Passou por cima de um deputado do próprio partido, Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da reforma política, para colocar em votação o seu projeto do distritão, que acabou derrotado.

O blog está no FacebookTwitter e Google+.