Blog do Fernando Rodrigues

Planalto articula almoço entre Temer e deputados para enfraquecer Cunha

Fernando Rodrigues

Encontro com peemedebistas está marcado para 4ª feira

Temer-Dilma-Foto-LulaMarques-Agencia-PT-11ago2015

Temer e Dilma, nesta 3ª feira, no Planalto (Foto: Lula Marques/ Agência PT)

Causou grande mal-estar entre o Palácio do Planalto e a Presidência da Câmara um almoço marcado para esta 4ª feira (12.ago.2015) entre o vice-presidente, Michel Temer, e cerca de 50 dos 67 deputados federais do PMDB.

O almoço será na casa de Tadeu Fillipelli, ex-vice-governador do Distrito Federal e ex-deputado federal e hoje chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Palácio do Planalto. Fillipelli é do PMDB e ligado politicamente a Michel Temer.

Até a noite desta 3ª feira não estava claro se o presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), compareceria ao almoço da 4ª.

A avaliação entre peemedebistas foi a de que o almoço faz parte de esforço de Temer para criar uma linha direta com a bancada do PMDB, hoje dominada por Eduardo Cunha. O vice-presidente tenta se robustecer politicamente –e ao mesmo tempo drenar a energia do presidente da Câmara.

O encontro estava sendo preparado em reserva. Hoje, o líder do PMDB, Leonardo Picciani, disse a alguns deputados que a articulação era inoportuna. Até porque nesta 4ª feira já estava marcada, para as 15h, uma reunião da bancada peemedebista na Câmara.

O almoço é mais um passo na escalada do Planalto –por meio da ação de Temer– para se contrapor ao comportamento considerado beligerante de Cunha.

BASTIDORES
Segundo apuração do repórter André Shalders, a ideia incial de realizar o almoço surgiu dentro da bancada do PMDB na Câmara. Partiu de um grupo de deputados da legenda –entre outros, Darcísio Perondi (RS), Lúcio Vieira Lima (BA) e Osmar Terra (RS). Eles comunicaram então o plano a Tadeu Fillipelli e a Eliseu Padilha. No momento, Padilha ocupa interinamente o cargo de ministro da Secretaria de Relações Institucionais do Planalto.

Coube a Lúcio Vieira Lima distribuir hoje, no plenário da Câmara, o endereço da casa de Tadeu Filipelli. Um dos peemedebistas procurados pelo Blog mostrou um convite mandado por Darcísio Perondi via WhatsApp.

O blog está no FacebookTwitter e Google+.