Blog do Fernando Rodrigues

Apoio explícito ao impeachment chega a 343 deputados nas redes sociais

Fernando Rodrigues

Estudo considera manifestações publicadas no Facebook e no Twitter

Termômetro na web é o mais claro de todos os mapas de votação

Curva anti-Dilma cresce desde 18.mar, quando medição começou

Carama-plenario-impeachment-Foto- MarceloCamargo-AgenciaBrasil-15abr2016

Sessão da Câmara em 17.abr.2016 para debater o impeachment

Já são 343 os deputados federais que declaram de maneira explícita nas redes sociais ser a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para aprovar o impedimento no domingo (17.abr.2016) bastam 342.

Os deputados contrários ao impeachment são 130 nas redes sociais. Há 38 indecisos. Também foram registradas duas abstenções: Clarissa Garotinho (PP-RJ), que está grávida e tirou uma licença, e Aníbal Gomes (PMDB-CE), que se submeterá a uma cirurgia na coluna.

O levantamento vem sendo feito diariamente pela consultoria digital Bites. É publicado com exclusividade aqui no Blog. Trata-se de um monitoramento minucioso nos perfis de todos os 513 deputados nas redes sociais Twitter e Facebook.

Um algoritmo é usado para fazer a varredura diária, desde 18.mar.2016, de todos os posts de deputados federais. Analistas da Bites checam todos os resultados.

“Quando um deputado escreve que vai votar a favor ou contra o impeachment numa rede social, esse é um indicador muito firme e quase imutável a ser considerado. Os outros levantamentos levam em conta declarações em plenário ou não muito firmes. No caso desse quadro produzido pela Bites, temos uma segurança muito grande a respeito de como está a tendência”, diz Manoel Fernandes, fundador e diretor da Bites.

Como se observa no gráfico a seguir, o bloco pró-impeachment só cresceu desde 18 de março. Nesse período, o governo tentou várias estratégias e vendeu a ideia de que havia uma reação em curso. Quem acompanhava o que os deputados falavam nas redes sociais sabia que a realidade só piorava para a presidente Dilma Rousseff.

Eis, a seguir, o gráfico evolutivo das declarações de votos dos deputados e uma tabela (por partido) captada nesta 6ª feira (clique na imagem para ampliar):

Placar-Bites-impeachment-15abr2016-graficoPlacar-Bites-impeachment-15abr2016-vale

Blog está no FacebookTwitter e Google+.