Blog do Fernando Rodrigues

Redes sociais mostram grupo pró-impeachment estável e no limite de 342

Fernando Rodrigues

A 1 dia da votação, placar é apertado; desfecho é incerto

Estudo considera só quem se manifesta de forma aberta

Carama-plenario-impeachment-Foto- MarceloCamargo-AgenciaBrasil-15abr2016

Plenário da Câmara na 6ª feira (15.abr.2016) durante o debate sobre o impeachment

Depois de avançar de maneira consistente nas últimas semanas, o grupo de deputados pró-impeachment parou de crescer há 2 dias. Ontem (15.abr.2016), chegou a 343 votos. Hoje, recuou para 342 –o limite mínimo para aprovar o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Ao mesmo tempo, a curva dos que se dizem a favor do Palácio do Planalto e vão votar contra o impedimento segue com um aumento gradual, porém constante. Ontem cedo, havia 126 deputados pró-Dilma. Hoje, sábado, o número foi a 134.

Para impedir o impeachment, Dilma precisa garantir, pelo menos, 172 deputados a seu favor –votando ou faltando à sessão  marcada para este domingo (17.abr.2016).

Há ainda, no momento, 35 deputados que não se manifestam claramente se estão a favor ou contra o impeachment. E 2 que não devem comparecer à sessão de votação do impeachment: Clarissa Garotinho (PR-RJ) e Aníbal Gomes (PMDB-CE), ambos em licença por determinação médica.

São monitorados os perfis dos 513 deputados no Twitter e no Facebook. Também são consideradas entrevistas públicas, com frases gravadas ou entre aspas (na mídia impressa). Só quem se manifesta abertamente é contado pela consultoria digital Bites.

Os números apurados até agora não são suficientes para dizer que o desfecho seja certo, para um lado ou para o outro. Muitas negociações continuam em curso, dos 2 lados, e há instabilidade no número de votos pró e contra o impeachment

Os dados apurados pela Bites são publicados com exclusividade pelo Blog (clique nas imagens para ampliar):

Placar-Bites-impeachment-16abr2016-grafico

Placar-Bites-impeachment-16abr2016

 

As redes sociais mostram que os 134 deputados contra o impeachment ganharam, de ontem para hoje, a adesão de 3 votos que estavam estacionados no grupo de ''indecisos'': Adalberto Cavalcanti (PTB-PE), Beto Salame (PP-PA) e Macedo (PP-CE).

OS AUSENTES
Deputados que faltarem amanhã (domingo) ajudam o grupo contra o impeachment. É impossível saber quais não estarão presentes, mas há 1 indicador disponível: aqueles que desde ontem (6ª) cedo não registraram seus nomes na Câmara. Pelo menos 21 deputados estavam nesta situação no final da manhã de hoje:

1. Alberto Filho (PMDB-MA)
2. Aníbal Gomes (PMDB-CE)
3. Antônio Jácome (PTN-RN)
4. Clarissa Garotinho (PR-RJ)
5. Diego Andrade (PSD-MG)
6. Édio Lopes (PR-RR)
7. Elcione Barbalho (PMDB-PA)
8. Gabriel Guimarães (PT-MG)
9. Hiran Gonçalves (PP-RR)
10. Iracema Portella (PP-PI)
11. Josué Bengston (PTB-PA)
12. Junior Marreca (PEN-MA)
13. Luís Tibé (PT do B-MG)
14. Nelson Marquezelli (PTB-SP)
15. Odair Cunha (PT-MG)
16. Pedro Fernandes (PTB-MA)
17. Rodrigo Pacheco (PMDB-MG)
18. Sarney Filho (PV-MA)
19. Simone Morgado (PMDB-PA)
20. Toninho Pinheiro (PP-MG)
21. Washington Reis (PMDB-RJ)

Blog está no FacebookTwitter e Google+.