Blog do Fernando Rodrigues

Resultado na Câmara confirma projeções das redes sociais

Fernando Rodrigues

Só 2 deputados a favor do impeachment mudaram o voto

Houve mais alterações nos grupos de contrários e de indecisos

votacao-impeachment-camara-guilherme-moraes

Por 367 votos a 137,  Câmara aprovou o processo de impeachment, que segue para o Senado

A aprovação do impeachment da presidente Dilma na Câmara, neste domingo (17.abr), registrou um placar muito próximo ao que indicavam os próprios deputados nos seus perfis nas redes sociais.

Até a manhã da data da votação, no último domingo (17.abr.2016), 351 deputados se manifestaram a favor do impedimento no Facebook ou no Twitter enquanto outros 133 se declararam contra. As informações são da consultoria Bites. O levantamento também mostrou que 29 estavam indecisos ou não manifestaram seus votos.

Dos 351 que estavam a favor de maneira declarada nos seus perfis nas redes sociais, apenas 2 (mero 1,33%) mudaram de posição (se abstiveram) durante a votação à noite (eis a lista de todos os nomes e como votaram). Esse é um indicador relevante a respeito do peso do posicionamento público dos políticos nos meios digitais.

Quando se compara o que os deputados falaram nas redes sociais com o voto de fato no plenário da Câmara, houve alterações apenas nos grupos de deputados que não declaravam como seriam seus votos e nos que se diziam contra o impeachment.

No plenário, o afastamento de Dilma foi aprovado por 367 votos a 137. Ainda foram registradas 7 abstenções e 2 ausências: os deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Clarissa Garotinho (PR-RJ).

No último mês, desde 18.mar.2016, a Bites analisou postagens dos 513 deputados na internet. Os dados foram coletados a cada 24 horas e apenas quem se manifestou abertamente sobre o impeachment teve o posicionamento computado.

As projeções mostram que o apoio ao impedimento da presidente cresceu diariamente entre o início do levantamento e a última 6ª feira (15.mar). Na noite de 6ª e no sábado (16.mar), caiu de 343 para 342, mas voltou a subir para 345, no mesmo sábado, e 351, neste domingo.

O Blog fez uma comparação entre o que disseram todos os 513 deputados nas redes sociais e como votaram no plenário (leia na íntegra). Também é possível verificar a distribuição dos votos por partido:

Comparacao-votos-impeachment-por-partidoBlog está no FacebookTwitter e Google+.