Blog do Fernando Rodrigues

Aliados de Aécio Neves lideram em 5 das 8 maiores cidades de Minas Gerais

Fernando Rodrigues

PSDB têm apenas 3 candidatos próprios nas 8 cidades

João Leite (PSDB) lidera disputa em Belo Horizonte

PT não tem nenhum nome na liderança absoluta

8 maiores cidades têm 27% dos eleitores de Minas

Convenção do PSDB em Belo Horizonte

Convenção do PSDB em Belo Horizonte – 28.jul.2016

Candidatos apoiados pelo senador Aécio Neves (PSDB) lideram disputas em 5 das 8 cidades mineiras mais relevantes (a capital, Belo Horizonte, e as 7 com mais de 200 mil eleitores, ou seja, que podem ter 2º turno nas eleições municipais).

Em Belo Horizonte, Uberlândia e Betim aliados do tucano estão na frente nas pesquisas eleitorais. Em Juiz de Fora e Uberaba, estão em situação de empate técnico (dentro da margem de erro) com quem está na 1ª colocação. Em duas cidades, não há pesquisas divulgadas: Governador Valadares e Montes Claros. Eis um panorama dos 8 principais municípios mineiros (clique na imagem para ampliar):

6.ago-pesquisa-minas-2016

Nessas 8 cidades, o PSDB tem candidaturas próprias apenas em 3 municípios (Belo Horizonte, Contagem e Governador Valadares). Nas outras, o partido apoia nomes do PP, PMDB, PHS, PSB e DEM.

Aécio Neves tenta recuperar o prestígio no seu Estado natal, no qual foi derrotado nas eleições presidenciais de 2014. Um bom desempenho nas disputas municipais é vital para o senador tucano pavimentar o caminho de uma nova candidatura ao Planalto em 2018.

O eleitorado dessas 8 cidades mineiras corresponde a 27% de todo o Estado. Nas eleições presidenciais de 2014, o tucano ganhou em somente 3 delas: Belo Horizonte, Contagem e Governador Valadares.

As informações são do repórter do UOL Victor Fernandes. Colaboraram com a apuração os repórteres Rodrigo Zuquim e Victor Gomes.

BELO HORIZONTE
O candidato do PSDB na capital mineira, João Leite, é o líder isolado, segundo as pesquisas eleitorais. De acordo com levantamentos publicados em agosto, oscila de 21% a 30% das intenções de votos. O 2º colocado, Alexandre Kalil (PHS), ex-presidente do Clube Atlético Mineiro, tem de 11% a 19%, a depender do instituto.

O candidato apoiado por Aécio Neves é o que tem o maior espaço nos programas partidários e inserções publicitárias.

Délio Malheiros (PSD), nome apoiado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), tem de 3% a 5% da preferência do eleitorado.

O Blog mostra um panorama geral de todas as pesquisas eleitorais disponíveis em Belo Horizonte. Para ler, clique aqui.

CIDADES MINEIRAS
Das 7 outras grandes cidades de Minas Gerais, 5 têm pesquisas eleitorais registradas e divulgadas. Somente em Contagem o candidato apoiado por Aécio Neves não lidera. Na cidade, o nome escolhido pelo PSDB foi Alex de Freitas. O tucano está na 3ª colocação, atrás de Ademir Lucas (PR) e Carlin Moura (PC do B).

Em Betim e Uberlândia, nomes apoiados por Aécio lideram as pesquisas com folga. Em Juiz de Fora e Uberaba, aliados do tucano ocupam a 1ª colocação junto de outros adversários.

As cidades de Montes Claros e Governador Valadares não tinham pesquisas disponíveis até a publicação deste post.

Para acessar levantamentos de outros Estados, clique aqui

PT: DESEMPENHO FRACO
O partido do governador Fernando Pimentel não tem candidatos liderando de maneira isolada nas 6 principais cidades mineiras com pesquisas eleitorais disponíveis. O melhor desempenho é de Margarida Salomão, em Juiz de Fora. A petista divide a 1ª posição da corrida eleitoral com Bruno Siqueira (PMDB).

O PT tem candidatos próprios em 6 dos 8 maiores municípios mineiros: Belo Horizonte, Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claro e Uberlândia. Em Contagem e Uberaba, petistas apoiam nomes do PC do B e PP, respectivamente.

Em Belo Horizonte, Reginaldo Lopes, candidato do governador Pimentel, atinge no máximo 3% das intenções de votos, segundo as pesquisas disponíveis.

O Blog está no Facebook, Twitter e Google+.