Blog do Fernando Rodrigues

Russomanno não confirma presença em debate sobre mobilidade urbana

Fernando Rodrigues

Encontro sobre mobilidade urbana foi marcado para esta 5ª feira

Candidato do PRB não justificou ausência nem respondeu ao UOL

Celso Russomanno já contou que pedala de 40 a 50 quilômetros por dia

Ciclista, candidato do PRB não confirmou presença em debate sobre mobilidade urbana

O candidato a prefeito Celso Russomanno (PRB) foi o único dos 5 mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto a não confirmar presença em debate sobre mobilidade urbana. O encontro será às 18h desta 5ª (22.set.2016), data em que é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, no Caixa Belas Artes (Consolação).

O candidato à prefeitura pelo Solidariedade, Major Olímpio, também não informou se estará presente. O debate foi organizado por 11 movimentos da sociedade civil e será transmitido ao vivo pelo Catraca Livre.

As informações são da repórter do UOL Gabriela Caesar.

A mobilidade urbana foi a principal bandeira da campanha de 2012 do atual prefeito, Fernando Haddad, e é motivo constante de críticas à gestão do petista. Participam da mesa os candidatos Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB), Fernando Haddad (PT), Luiza Erundina (Psol) e Ricardo Young (Rede).

Apesar da ausência, Russomanno já disse, em sabatina do UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo e o SBT, que pedala de 40 a 50 quilômetros por dia. Também contou que mantém bicicletas em cada cidade que costuma visitar.

Procurada pela reportagem, a equipe de campanha de Russomanno não informou o motivo da eventual ausência. Tampouco revelou a agenda do candidato para esta 5ª.

Na campanha, o candidato do PRB chegou a gravar vídeo, enquanto pedalava no Morumbi, na zona oeste de São Paulo. Criticou a mobilidade urbana da gestão de Fernando Haddad.

''Sou favorável às ciclovias e ciclofaixas, mas com critério e estudo de impacto a fim de que a gente possa dar qualidade de vida para você'', afirmou Russomanno, na época.

No debate desta 5ª feira, os candidatos também serão cobrados para manter a redução da velocidade máxima nas marginais, implantada por Haddad. Um abaixo-assinado na internet endereçado a Russomanno, João Doria (PSDB) e Marta Suplicy (PMDB) reúne mais de 15 mil assinaturas.

Os três estão à frente nas intenções de voto, segundo a pesquisa estimulada do Ibope, realizada de 10 a 13 de setembro. Russomanno tem 30%; Marta, 20%; e Doria, 17%. O atual prefeito, Fernando Haddad (PT), fica em 4º lugar, com apenas 9% das intenções de voto.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Veja todos os resultados de pesquisas com os candidatos a prefeito de São Paulo.

O Blog está no Facebook, Twitter e Google+.