Blog do Fernando Rodrigues

PT e PSDB só têm 4 candidatos cada um com chances de vencer nos Estados

Fernando Rodrigues

Nas 27 disputas, quem está mais bem posicionado é o PMDB, com 9 nomes na liderança

PSB, que hoje governa 5 Estados, não tem agora nenhum franco favorito nas pesquisas

Principais postulantes ao Palácio do Planalto há 20 anos, o PT e o PSDB têm apenas 4 candidatos cada um com chances de sucesso nas disputas pelos governos dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Essa é uma das conclusões de um levantamento que o Blog acaba de fazer com as 27 pesquisas mais recentes sobre as eleições de governadores.

O Blog tem o maior acervo de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com dados desde o ano 2000.

Neste ano, de acordo com as últimas pesquisas realizadas antes do início da propaganda eleitoral em rádio e TV (em 19.ago.2014), momento considerado o da largada da campanha, o PSDB aparece com candidatos a governador numericamente em primeiro lugar em Goiás, Paraíba, Paraná e São Paulo. O PT lidera no Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí.

Eis como está a disputa nas 27 unidades da Federação, segundo as últimas pesquisas disponíveis:

tabelanova

Como se observa na tabela acima (e também no post abaixo), os tucanos governam hoje 5 Estados (Alagoas, Goiás, Pará, Paraná e São Paulo). Nesse universo, estão no páreo como favoritos absolutos apenas em 3.

Os petistas estão no comando hoje do Acre, Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Nessas localidades, lideram apenas no Acre –Estado sob o PT há 16 anos (leia o histórico dos partidos dos Estados no post abaixo).

Este ano, 18 dos 27 governadores disputam a reeleição. Desses, apenas 3 despontam com favoritos para ganhar já no primeiro turno de 5 de outubro.

A seguir, uma compilação com o número de candidatos competitivos de cada partido:

projecoesEste Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

 O blog está no Twitter e no Facebook.