Blog do Fernando Rodrigues

PSB sinaliza com bancada de 8 senadores em 2015 e encosta no PSDB

Fernando Rodrigues

Partido de Marina Silva tem chance de dobrar bancada atual

Pessebistas ficarão perto dos tucanos, que terão até 11 cadeiras

O PSB, partido de Marina Silva, está com 4 candidatos favoritos para disputas de vagas ao Senado e pode começar 2015 com 8 cadeiras. O número parece modesto, mas dará aos pessebistas a maior bancada de sua história e a quarta maior do Senado.

Se as pesquisas de intenção de voto se confirmarem nas urnas, o PSB e seus 8 senadores ficarão muito próximos, em tamanho, da bancada do PSDB. Os tucanos terão até 11 senadores a partir de 2015.

De acordo com as projeções mais otimistas –que nunca se confirmam por completo–, os dois maiores partidos no Senado devem continuar a ser o PT e o PMDB.

No caso do PMDB, na melhor hipótese possível, a bancada de 2015 terá 18 senadores. Ou seja, um a menos do que os 19 atuais.

Já o PT, que hoje conta com 13 cadeiras no Senado, terá (também na hipótese mais otimista, segundo as atuais pesquisas), até 14 vagas.

O que as pesquisas eleitorais mostram, em síntese, é que o Senado continuará sendo uma Casa muito fragmentada. As 81 cadeiras são hoje divididas entre 16 agremiações. Em 2015 essa pulverização deve ser mantida (em número de siglas) e um pouco ampliada (na divisão das cadeiras).

As 3 siglas com mais vagas hoje (PMDB, PT e PSDB) somam 44 vagas. As pesquisas indicam que esse número deve cair para 43. A exceção mais significativa é o PSB, que deve pular de 4 para 8 senadores em 2015.

Não existem pesquisas a respeito de projeções para a composição da Câmara dos Deputados a partir de 2015. Mas se o PSB confirmar o avanço no Senado, a siga está se qualificando para ocupar o espaço que durante muitos anos foi cativo do PSDB, como principal agremiação de oposição ao PT.

A composição do Senado é vital para definir quem será o novo presidente da Casa —hoje é Renan Calheiros (PMDB-AL). Há uma tradição segundo a qual a legenda com a maior bancada indica o presidente.

Eduardo Campos, que morreu em 13.ago.2014, havia prometido que não faria um governo, se eleito presidente, tendo Renan Calheiros como aliado. Essa promessa está mantida por Marina Silva.

Para cumprir tal modelo político, caso seja vitoriosa nesta eleição, Marina terá de montar um bloco de partidos aliados no Senado que seja majoritário na Casa. A projeção de bancadas em 2015 para PSB, PSDB e DEM, somadas, é de 23 cadeiras. Com a adesão de mais alguns partidos médios e pequenos, não é impossível que o PMDB perca a precedência e o comando do Senado no ano que vem.

Eis, a seguir, um quadro com as projeções de bancadas em 2015 a partir de pesquisas compiladas pelo Blog:

Arte

Para calcular as possíveis bancadas em 2015, o Blog considerou os candidatos ao Senado que estão em 1º lugar isolados nas pesquisas e também os que aparecem à frente, mas empatados na margem de erro com um ou mais adversários.

É claro que nem todas as pesquisas vão se confirmar nas urnas. No caso do PSB, entretanto, seus 4 candidatos favoritos estão todos isolados em primeiro lugar, sem nenhuma situação de empate técnico com os demais adversários.

Eis como está a disputa nas 27 unidades da Federação, segundo as últimas pesquisas disponíveis:

Arte

Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

O blog está no Twitter e no Facebook.