Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 6 a 12.out.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, Dilma Rousseff e Aécio Neves correm atrás de alianças e traçam a estratégia para a reta final da campanha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser acionado para conversar com Roberto Amaral, presidente do PSB. Aécio aposta numa aproximação com o ex-tucano Walter Feldman, que atuou como braço direito de Marina na campanha.

Ricardo Moraes/Reuters - 3.out.2014

A partir das 17h desta 2ª feira, está liberada a propaganda eleitoral nas ruas, com distribuição de panfletos e uso de carros de som. No sábado começa o horário eleitoral em rádio em TV para o segundo turno, com tempo distribuído igualmente entre os dois candidatos.

Na 4ª feira, o PSB reúne sua Executiva Nacional, em Brasília, para anunciar a posição do partido no segundo turno da corrida presidencial.

O Congresso retoma suas atividades nesta semana. Na 3ª feira, os líderes partidários reúnem-se na Câmara e definem a pauta de votações. Na lista, a MP 650/14, que reestrutura as carreiras da Polícia Federal e concede reajuste para agentes, escrivães e papiloscopistas. Na 4ª feira, a CPI Mista da Petrobras colhe depoimento de Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Youssef.

No domingo, a Bolívia realiza eleições presidenciais. O presidente Evo Morales tem 59% das intenções dos votos válidos, segundo pesquisa divulgada na última 6ª feira (4.out.2014).

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (6.out.2014)
Propaganda eleitoral – a partir das 17h, está liberada a propaganda eleitoral para o segundo turno, como distribuição de panfletos, uso de carros de som e carreatas.

Aécio em SP – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, reúne-se com apoiadores em São Paulo.

Economia em debate – Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas da União promovem o debate “Por que o Brasil cresce pouco?”, com os economistas Raul Velloso, Marcos Lisboa, Marcos Mendes e Samuel Pessoa. Às 14h, no auditório do TCU, em Brasília.

Racionamento em SP – Sabesp entrega à Agência Nacional das Águas versão final do plano de contingência para o Sistema Cantareira.

Inflação – Dieese divulga pesquisa nacional da cesta básica.

TED no Rio – ciclo de conferências TED realiza evento global no Rio, na praia de Copacabana. Até 6ª feira (10.out.2014).

 

3ª feira (7.out.2014)
Dilma e eleitos – campanha de Dilma Rousseff à reeleição reúne petistas e apoiadores eleitos no primeiro turno para cobrar dedicação exclusiva no segundo turno.

Pezão com PT – Petistas do Rio podem se reunir com o governador Luiz Fernando Pezão, candidato do PMDB à reeleição, que disputará o segundo turno contra Marcelo Crivella (PRB). O encontro foi convocado pelo prefeito de Paraty, Casé Miranda, do PT.

PF e Serra – Polícia Federal deve ouvir José Serra (PSDB), senador eleito por São Paulo, sobre contatos com empresas do cartel de trens que teria atuado no Estado entre 1998 e 2008.

Custo de vida – Dieese divulga pesquisa sobre o custo de vida na cidade de São Paulo.

Votações na Câmara – Casa retoma atividades normais. Reunião de líderes define a pauta de votações da semana. Na lista, a Medida Provisória 650/14, que reestrutura as carreiras da Polícia Federal e concede reajuste para agentes, escrivães e papiloscopistas.

 

4ª feira (8.out.2014)
PSB e o 2º turno – partido reúne sua Comissão Executiva Nacional, em Brasília, e deve anunciar que posição tomará no segundo turno da disputa presidencial.

Orçamento – Comissão Mista de Orçamento vota relatório preliminar do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015.

Petrobras – CPI Mista da Petrobras colhe depoimento de Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Youssef.

Processo contra Argôlo – Conselho de Ética da Câmara vota parecer sobre os processos contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), acusado de quebra de decoro por manter contatos com o doleiro Alberto Youssef.

Greve no ABC – metalúrgicos do ABC de veículos planejam iniciar greve para pressionar por reajuste salarial. A paralisação não atinge os operários de montadoras, que já negociaram reajustes.

Inflação – IBGE divulga o IPCA de setembro, o índice oficial de inflação do país.

Emprego – FGV divulga Indicador Antecedente de Emprego e Indicador Coincidente de Desemprego referente a setembro.

Indústria – IBGE divulga a produção industrial do país em setembro.

Construção civil – IBGE apresenta resultado dos Índices da Construção Civil.

Serviços – FGV apresenta resultado da Sondagem de Serviços.

 

5ª feira (9.out.2014)
Justiça do Rio – OAB-RJ define lista de 6 advogados para serem indicados para uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. Pela primeira vez, a votação será de direta e aberta para 150 mil advogados do Estado. A escolha final é do governador. Neste ano, o ministro Luiz Fux, do STJ, ligou para conselheiros da OAB e desembargadores do TJ do Rio fazendo campanha para a filha, Marianna, o que causou constrangimento no meio jurídico.

Gullar na ABL – Academia Brasileira de Letras deve eleger o poeta Ferreira Gullar como novo imortal.

Agricultura – IBGE divulga o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Indústria – FGV divulga a Sondagem da Indústria.

 

6ª feira (10.out.2014)
Investimento estrangeiro – Câmara de Comércio Brasil-EUA promove seminário a investidores estrangeiros sobre economia brasileira, em Washington. Luciano Coutinho, presidente do BNDES, e Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria, participam.

Energia limpa – Agência Nacional de Energia Elétrica realiza leilão de energia de reserva, destinada a suprir eventual falta de energia produzida por usinas hidrelétricas. Podem participar fornecedores de energia solar, eólica e de biomassa.

Empresários reunidos – jornal “Valor Econômico” promove seminário com líderes empresariais, em SP. Rubens Ometto, presidente da Cosan, é um dos palestrantes.

Emprego – IBGE divulga pesquisa mensal sobre Emprego e Salário.

 

Sábado (11.out.2014)
Horário eleitoral – início do período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Prisão de candidatos – a partir desta data, nenhum candidato que participará do segundo turno de votação poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

 

Domingo (12.out.2014)
Bolívia vota – país latino-americano elege deputados, senadores e presidente. O presidente Evo Morales tem 59% das intenções dos votos válidos, segundo pesquisa divulgada na última 6ª feira (4.out.2014). O empresário Samuel Doria Medina tem 41%.

Bósnia Herzegovina nas urnas – país balcânico realiza eleições legislativas.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.