Blog do Fernando Rodrigues

China tem 274 mil estudantes nos EUA; Brasil, só 13 mil

Fernando Rodrigues

Coreia do Sul, com ¼ da população brasileira, tem 5 vezes mais alunos nos Estados Unidos

O Brasil tem hoje 13.286 estudantes de graduação matriculados nos Estados Unidos, número 20 vezes menor que o da China, com 274 mil alunos nessa situação. A população brasileira é 6,5 vezes menor que a da China.

A disparidade se repete na comparação com outro país asiático, a Coreia do Sul, que também supera com folga o Brasil. Com uma população de 50,2 milhões –um quarto da brasileira– tem 68 mil estudantes matriculados nos EUA, cinco vezes mais que o Brasil.

Os dados foram extraídos do relatório Open Doors, divulgado anualmente desde 1919 pela organização norte-americana IIE.

O Brasil evoluiu nos últimos anos na promoção de intercâmbio internacional para seus estudantes de graduação. O principal vetor desse fenômeno é o programa Ciência sem Fronteiras.

Os estudantes brasileiros compõem hoje 10º maior grupo em universidades norte-americanas. De 2012 para 2013, seu tamanho cresceu 22%, maior taxa entre os países do ranking (tabela abaixo).

Arte
Alunos que têm a oportunidade de morar no exterior retornam com a cultura enriquecida e potencial para impulsionar o desenvolvimento brasileiro. Mas apesar dos avanços, os dados do relatório Open Doors sugerem que o Brasil segue aquém da sua potencialidade.

De 2010 até hoje, o número de alunos brasileiros nos EUA cresceu 51%. No mesmo período, o número de chineses na mesma situação aumentou 74%.

O blog está no Google+, Twitter e Facebook.