Blog do Fernando Rodrigues

Não pode haver 3º turno, diz Dilma sobre pedido do PSDB para cassá-la

Fernando Rodrigues

Dilma-diplomacao-TSE-18dez2014

Dilma (de vermelho) durante cerimônia de diplomação, no TSE (18.dez.2014)

Presidente só soube da ação tucana depois de ser diplomada pelo TSE

Novos ministros só serão confirmados por petista na semana que vem

A presidente Dilma Rousseff festejou a declaração do presidente do TSE, Dias Toffoli, que na noite desta quinta-feira (18.dez.2014) disse em seu discurso que “não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral”.

A sra. gostou da declaração do ministro Toffoli?, quis saber o Blog após a cerimônia de diplomação no plenário do Tribunal Superior Eleitoral. “Eu concordo com ele. Até porque não pode haver [3º turno], né?”, respondeu a presidente. Ela e o vice-presidente, Michel Temer, ainda não sabiam da ação movida pelo PSDB no TSE que pedia a cassação de ambos.

“Com base em quê estão pedindo isso?”, quis saber Temer. Informado do teor da ação do PSDB, tanto o vice-presidente como Dilma mencionaram que as contas da campanha já estão aprovadas. E aí ficou mais claro para ambos o contexto em que Dias Toffoli fez a declaração sobre não admitir “3º turno”, minutos antes, durante a cerimônia de diplomação.

Ao comentar sua proposta de “pacto nacional” contra a corrupção, Dilma disse: “Gostei do meu discurso. Nós vamos fazer”. Como uma das propostas conexas ao “pacto” é uma reforma política, o Blog quis saber se ela realmente considerava exequível tal projeto. “Pode esperar”, disse ela. E Temer completou: “É absolutamente necessária”.

O Blog falou com a presidente por cerca de 5 minutos durante a sessão de cumprimentos. Ela revelou seus planos sobre nomeação de ministros para o segundo mandato. “Neste fim de semana, não. Será na semana que vem”, afirmou. Ou seja, a lista de ministros deve ser completada apenas na semana do feriado do Natal.

Diploma-Dilma-reeleita

O diploma da reeleição de Dilma Rousseff, em exposição no TSE (18.dez.2014)

O blog está no Google+, Twitter e Facebook.