Blog do Fernando Rodrigues

Petista na Secom vai comandar mais de R$ 5 bi em publicidade e patrocínios

Fernando Rodrigues

Edinho Silva representa entrada do PT de maneira mais robusta no governo

O novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), o petista Edinho Silva, vai comandar ou ter influência sobre um orçamento de mais de R$ 5 bilhões anuais de propaganda e patrocínios estatais.

Eis o valor da publicidade estatal federal publicado pela Secom, das administrações direta e indireta (clique na imagem para ampliar):

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E aqui o valor dos patrocínios do governo, segundo a Secom (clique na imagem para ampliar):

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Some-se a isso a despesa com “publicidade legal” (publicação de balanços, por exemplo) e “produção” (os custos para fazer um filme de TV, entre outros). Publicitários consultados pelo Blog acreditam que o valor possa estar entre 10% e 30% do total consumido em publicidade. Considerando-se um percentual médio de 20%, o montante de 2013 terá ficado em R$ 462,6 milhões.

O governo diz ser exagerado esse valor (R$ 462,6 milhões). Mas nunca fornece a cifra que diz considerar correta –aliás, em desacordo com o que determina a Lei de Acesso a Informações.

Em resumo, conforme cifras de 2013 (as últimas disponíveis), temos o seguinte:

R$ 2,313 bilhões: publicidade;
R$ 462,6 milhões: publicidade legal, produção de comerciais;
R$ 2,363 bilhões: patrocínio (de times de futebol, equipes de Fórmula 1 a bandas de música no interior)
Total: R$ 5,139 bilhões

É esse dinheiro que o governo usa para irrigar a mídia em geral (inclusive a alternativa) e entidades que recebem os patrocínios.

Edinho Silva só tem poder formal para, em tese, opinar sobre os gastos de publicidade da Presidência da República. Na prática, a história é outra.

Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, a BR Distribuidora patrocinou o Campeonato Brasileiro de Futebol em 2009 e 2010, além da Copa do Brasil. Nenhuma decisão dessa ordem seria tomada sem o conhecimento e anuência da Secom.

Em 2014, a Caixa Econômica Federal patrocinou 8 times da Série A do Brasileiro. Embora o ministro da Secom possa não ter a decisão única a respeito, sempre fica sabendo e opina.

Neste ano de 2015, a Caixa patrocina vários times de futebol. Pagará, por exemplo, R$ 30 milhões ao Corinthians, que tem a segunda maior torcida do Brasil e também a equipe preferida do ex-presidente Lula.

O fato é que a Secom tem poderes de influir em como todos os ministérios e empresas estatais gastam suas verbas de publicidade e patrocínio.

Os últimos titulares da Secom foram pessoas alinhadas ao governo, exigência natural de quem ocupa um cargo de ministro. Mas agora a presidente Dilma Rousseff decidiu aprofundar a presença do PT numa área de vital importância para a comunicação geral da administração pública ao colocar Edinho Silva na cadeira.

Uma reportagem detalhada deste Blog, em dezembro de 2014, mostrou como tem sido a distribuição de verbas federais desde o ano 2000.

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