Blog do Fernando Rodrigues

Aliança de grupos contra Dilma racha em dia de protesto em Brasília

Fernando Rodrigues

Acorda Brasil acusa Vem pra Rua de falta de transparência e manobras para assumir liderança dos atos

Movimentos lerão ''Carta ao Povo Brasileiro'' na praça do Três Poderes nesta 4ª feira

Bruno Lupion
Coordenador interino do Blog do Fernando Rodrigues

Protesto contra o governo Dilma Rousseff realizado em Brasília realizado no domingo (12.abr.2015)

Protesto contra o governo Dilma Rousseff realizado em Brasília no domingo (12.abr.2015)

O movimento Acorda Brasil retirou sua assinatura do manifesto que será lido nesta 4ª feira (15.abr.2015) na praça dos Três Poderes, em Brasília, pela aliança dos grupos que organizam protestos contra o governo Dilma Rousseff.

O racha é pontuado por acusações de falta de transparência e disputa pela liderança dos movimentos. O Acorda Brasil, que patrocinou um carro de som na manifestação do último domingo (12.abr.2015), em São Paulo, acusa os líderes do Vem pra Rua de instrumentalizar o apoio a outros grupos “para se posicionar como liderança oficial das manifestações contra o governo”.

O estopim foi a ida de representantes do Vem pra Rua ao Congresso na 3ª feira (14.abr.2015). Eles entregaram ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) um convite para o ato desta 4ª feira, quando deve ser lida uma “Carta ao Povo Brasileiro” com reivindicações dos movimentos. A “Carta” não deve incluir o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A iniciativa irritou o Acorda Brasil, que afirmou não ter sido informado. O Vem pra Rua, diz o grupo, “se autonomeou porta-voz” da aliança de movimentos e “rompeu” a confiança dos demais coletivos.

O Vem pra Rua é liderado pelo empresário Rogério Chequer, 46 anos. Em março, ele divulgou um vídeo pedindo o fim do “fogo amigo” entre os grupos que protestam contra Dilma.

O Blog entrou em contato com o Vem pra Rua, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

O blog está no FacebookTwitter e Google+.