Blog do Fernando Rodrigues

Prisão que abriga Marcelo Odebrecht tem formato de metralhadora

Fernando Rodrigues

Metralhadora

Vista aérea do Complexo Médico-Penal do Paraná, inaugurado em 1969

Veja fotos internas do presídio no final deste post

O complexo penitenciário no qual estão acomodados a partir de agora vários presos da Operação Lava Jato, inclusive o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, tem um formato de metralhadora.

É o que mostra uma imagem aérea do Complexo-Médico Penal do Paraná, captada no Google Maps (acima).

O juiz federal Sérgio Moro, que preside as investigações a partir de Curitiba, autorizou a transferência de Marcelo Odebrecht da carceragem da Polícia Federal para esse presídio. Havia risco de superlotação das celas da PF se novos presos fossem conduzidos ao local em futuras fases da Lava Jato.

O Complexo Médico-Penal do Paraná fica em Pinhais, município da região metropolitana de Curitiba. Além de Marcelo Odebrecht, também foi transferido para lá o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, e mais outros 6 executivos dessas empresas. Todos estão presos desde 19.jun.2015.

A transferência ocorreu neste sábado (25.jul.2015), pouco depois das 10h da manhã.  Segundo reportagem do jornal ''Gazeta do Povo'', os presos ''estavam sem algema e arrastavam malas e sacolas, com pertences pessoais''. Na saída para a van que os transportaria para o Complexo-Médico Penal, Marcelo Odebrecht ''arrastava duas malas grandes e foi motivo de piada por parte de alguns poucos curiosos que se mantinham em diante da PF. 'E aí, Marcelão? Vai viajar?', disse um deles''.

Reportagem de Cristina Tardáguila, no jornal “O Globo” de hoje, informa que Complexo Médico-Penal do Paraná “tem 104 cubículos coletivos e 18 de segurança máxima. Cada cubículo tem 12 metros quadrados e um buraco no chão –que serve como latrina''.

A reportagem reproduz uma foto de um dos cubículos:

Penitenciaria-PRSegundo o site do Departamento de Execução Penal do Paraná, o Complexo Médico-Penal (CMP) “é um estabelecimento penal de regime fechado, destinado aos presos do sexo masculino e feminino, provisórios, em cumprimento de medida de segurança e/ou que necessitam de tratamento psiquiátrico e ambulatorial”.

O site informa que “o antigo Manicômio Judiciário foi inaugurado em 31 de janeiro de 1969, mudando sua designação para Complexo Médico-Penal do Paraná em 21 de dezembro de 1993, com capacidade para 350 presos”.

Em 18 de novembro de 2010, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criminais e de Execuções Penais realizou uma visita de inspeção ao Complexo Médico-Penal do Paraná. À época, foram feitas imagens do local. As fotos estão disponíveis e o Blog as reproduz a seguir:

CMP-1

Corredor dentro do Complexo-Médico Penal

CMP-2

Cela do Complexo-Médico Penal do Paraná

CMP-3

Cela coletiva do Complexo Médico-Penal do Paraná

CMP-4

Local onde detentos tomam banho no CMP

CMP-5

Vista de cela do Complexo Médico-Penal

CMP-6

Pátio interno do Complexo Médico-Penal

CMP-7

Lavatório no Complexo Médico-Penal

CMP-8

Corredor externo coberto do Complexo Médico-Penal

 

O blog está no FacebookTwitter e Google+.