Blog do Fernando Rodrigues

Ministro troca comando do controle de dopagem a 1 mês das Olimpíadas

Fernando Rodrigues

Informação foi confirmada por Leonardo Picciani (Esporte) 

Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô, assumirá o órgão

Interdição de laboratório motivou saída do atual secretário

rogerio-sampaio

Rogério Sampaio, medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona

O ministro Leonardo Picciani (Esporte) trocará o comando da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) a pouco mais de 1 mês do início das Olimpíadas.

Aurélio Klein, atual secretário nacional do órgão, será substituído por Rogério Sampaio, judoca medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992). Klein ocupava o posto desde jan.2014.

As informações são do repórter do UOL Luiz Felipe Barbiéri.

A mudança foi comunicada pessoalmente por Picciani ao ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) em reunião na manhã desta 3ª feira (28.jun.2016) no Palácio do Planalto.

A suspensão do credenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), escolhido para analisar os exames  de atletas durante as Olimpíadas, teria motivado a troca. Integrantes da pasta reclamam que não foram avisados da possibilidade da interdição do local às vésperas do Jogos Olímpicos.

INTERDITADO
Na 6ª feira (24.jun), a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) anunciou a suspensão provisória do credenciamento do LBCD, localizado nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O motivo alegado foi a não conformidade com o Padrão Internacional de Laboratórios (ISL, na sigla em inglês). O local está impedido de analisar amostras de urinas e sangue desde 4ª feira (22.jun).  O LBCD pode recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral dos Esportes (TAS) no prazo de 21 dias.

Se a situação não for resolvida, os exames colhidos no Rio terão de ser encaminhados para análise em laboratórios do exterior.

O Blog está no Facebook, Twitter e Google+.