Blog do Fernando Rodrigues

Aécio Neves retoma conta no Twitter e promete “aprender” a usar a rede

Fernando Rodrigues

O senador Aécio Neves, candidato tucano à Presidência da República, ativou seu perfil no Twitter (@AecioNeves) nesta 2ª feira (14.jul.2014) dizendo que estará mais presente na rede social.

“Resolvi aprender a operar essa importante rede de diálogo. Aliás, ainda estou aprendendo”, tuitou Aécio às 17h18. Abaixo, a reprodução da mensagem de estreia do senador:

A conta do tucano foi criada em agosto de 2008, mas permanecia inativa até esta 2ª feira. Em 2 horas, ganhou 2 mil seguidores –saltou de 35,4 mil para 37,4 mil. Na sua estreia, Aécio publicou 7 mensagens.

O senador escreveu que utilizará o Twitter para discutir “novas ideias” para o Brasil e debater “em alto nível” com os eleitores. Segundo o tucano, ele escreverá pessoalmente as mensagens em seu perfil rede social. Eventualmente, disse Aécio, sua assessoria também postará informações, mas identificará a autoria na mensagem.

A presidente Dilma Rousseff tem 2,63 milhões de seguidores em seu perfil na rede social (@Dilmabr) e postou 2.097 mensagens. A petista havia usado o Twitter durante a campanha de 2010, mas o abandonou logo depois de eleita. Em setembro de 2013, reativou a conta.

A iniciativa tinha o objetivo de se aproximar dos eleitores e tentar reverter a queda de popularidade durante os protestos de junho daquele ano. Desde que voltou a usar o Twitter, Dilma ganhou cerca de 700 mil novos seguidores.

Eduardo Campos (@eduardocampos40), candidato do PSB a presidente, tem 32,3 mil seguidores, 5.100 a menos que Aécio Neves, e escreveu 2.743 mensagens em seu perfil. Campos, assim como o tucano, deixou sua página inativa durante um longo período e a reativou em setembro do ano passado, quando dava os primeiros passos de sua pré-campanha.

Apesar de ter retomado sua conta no microblog, Aécio não segue ninguém. Há uma regra tácita de etiqueta no Twitter que manda “seguir para ser seguido”. Dilma segue 337 outros perfis. Eduardo Campos segue 104.

O blog está no Twitter e no Facebook.