Blog do Fernando Rodrigues

Ibope incluirá Pastor Everaldo, do PSC, nas pesquisas de intenção de voto

Fernando Rodrigues

Lula Marques/Folhapress

O Ibope incluirá o nome de Pastor Everaldo (foto), pré-candidato do PSC à Presidência da República, nas próximas pesquisas de intenção de voto.

Everaldo Dias Pereira é pastor da Assembleia de Deus em Madureira e vice-presidente nacional do PSC, legenda do deputado Marco Feliciano, que fez fama em 2013 ao criticar a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Ele reuniu-se nesta 3ª feira (4.fev.2014) com o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, para comunicar sua pré-candidatura e obteve a confirmação de que estará nas próximas pesquisas.

Nos últimos anos, o PSC foi um dos partidos pequenos que mais cresceu. Em 2002, elegeu 1 deputado federal e teve 500 mil votos no país inteiro. Em 2006, pulou para 9 deputados federais e 1,8 milhão de votos. Em 2010, 17 deputados e 3,1 milhões de votos. Ou seja, de 2002 a 2010, o PSC agregou 2,6 milhões de brasileiros ao seu eleitorado. Um salto de 508% na sua votação para a Câmara dos Deputados.

O PSC apresenta um discurso que pode ser descrito como conservadorismo pró-família e valores cristãos. É a única das 32 legendas brasileiras que fala de maneira direta sobre suas convicções com imbricações em ideais religiosos.

O Ibope também incluirá nas próximas pesquisas o nome de outro pré-candidato nanico, Levy Fidélix, do PRTB.

A eleição deste ano será realizada em 5 de outubro. Os candidatos só serão conhecidos em julho, quando os partidos precisam registrar as candidaturas. Até agora há 5 possíveis nomes já apresentados como pré-candidatos: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Pastor Everaldo (PSC) e Levy Fidélix (PRTB).

Também falam em disputar a Presidência da República, entre outros, os seguintes políticos: Randolfe Rodrigues (PSOL), Ronaldo Caiado (DEM) e José Maria (PSTU).

O blog está no Twitter e no Facebook.