Blog do Fernando Rodrigues

Aos 52, Brasília é campeã de injustiça social

Fernando Rodrigues

Capital tem a maior diferença de renda entre pobres e ricos no país

Brasília completa 52 anos neste sábado (21.abr.2012). Durante a sua existência, a capital se consolidou como a campeã da injustiça social entre todas as 27 unidades da Federação.

A distância entre a renda dos mais pobres e dos mais ricos no Distrito Federal é a maior do país. E o fosso continua crescendo, segundo afirmou o economista Marcio Pochmann, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), na edição desta semana do “Poder e Política”, programa de entrevistas do UOL e da Folha.

Mas a desigualdade não é o único problema brasiliense. A cidade depende do dinheiro de todos os pagadores de impostos do Brasil para se manter. Além disso sofre com seguidos escândalos de corrupção política e com uma ineficiente rede de serviços públicos básicos, como saúde, educação, segurança e transporte.

Com a ajuda do repórter do UOL Fábio Brandt, o Blog apresenta neste post alguns dados sobre a capital federal, divididos em 5 partes.

Para evitar confusões, uma informação: Brasília e Distrito Federal são sinônimos.

Brasília, a rigor, é apenas uma região administrativa considerada uma cidade dentro do Distrito Federal. Todas as outras localidades, segundo a classificação dos Correios, são bairros.

É comum os habitantes de Brasília, sobretudo os da parte rica da cidade, ficarem amuados quando há críticas sobre o desempenho do Distrito Federal. Tal atitude é compreensível. Vive-se muito bem no chamado Plano Piloto –área central, com a disposição dos bairros em duas “asas” e mais um eixo central. Há mais árvores, mais espaço. Enfim, trata-se de uma miragem adorável.

O que muitas pessoas não se perguntam é o custo de todo esse bem-estar para uma parcela dos brasilienses. De 2003 até hoje (incluída a projeção para 2012), o governo federal terá injetado R$ 63 bilhões na capital federal (cifra sem atualização monetária; ou seja, o valor é ainda maior). Trata-se do Fundo Constitucional do Distrito Federal. Os números são apenas de 2003 para cá porque não há contabilidade confiável antes dessa data.

Esse dinheiro todo é usado para manter o alto padrão de vida de parte dos brasilienses na comparação com o restante do país. Com essa montanha de recursos fica fácil. Aliás, nem tão fácil assim. Em Brasília, os hospitais públicos são ruins, o serviço de energia mimetiza um modelo cubano de apagões constantes e não há transporte público de qualidade.

Mas quem tem carro e mora nos bairros mais abastados tem uma boa qualidade de vida. Talvez por essa razão muitos prefiram apenas ver beleza em Brasília quando, na realidade, há muita iniquidade além do Plano Piloto.

A seguir, em tópicos, uma radiografia de Brasília:

1 – Justificativas para a construção de Brasília

2 – DF tem a maior densidade populacional das 27 UFs

3 – Sem dinheiro público, a capital quebra

4 – DF é campeão em desigualdade social

5 – A capital dos escândalos políticos

 

O blog no Twitter.