Presença de líderes é secundária na Rio+20, diz americana
Fernando Rodrigues
Wendy Sherman é a nº 3 do Departamento de Estado dos EUA
Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável será em junho no Rio
Para a embaixadora Wendy Sherman, subsecretária para Assuntos Políticos do Departamento de Estado dos EUA, a eventual ausência de líderes políticos mundiais da Rio+20 não deve diminuir a importância do evento. Sherman disse não poder confirmar se o presidente Barack Obama participará do evento, o mais importante da política internacional neste ano.
É incerta a vinda de Obama porque este é um ano eleitoral nos EUA e o presidente norte-americano está em campanha pela eleição, que será realizada em novembro.
Sherman foi a primeira convidada do “Poder e Política” em 2012. Concedeu a entrevista em 3.fev.2012. “Creio, no entanto, que eu instaria a todos que tenhamos por foco a substância, o conteúdo e o propósito da Rio+20. Creio que a conferência terá sucesso, e muitos líderes comparecerão, mas também acho que o importante é que a imprensa, a mídia, todos usem a ocasião como oportunidade para falar dos objetivos da Rio+20, em termos de desenvolvimento sustentável, criação de empregos, tecnologia, ciência”, disse a subsecretária.
A seguir, trecho da entrevista em que a americana fala sobre a Rio+20. Em seguida, playlist com trechos separados por tema e também a íntegra da entrevista (29 minutos). Estão disponíveis transcrições completas em português e em inglês do depoimento de Wendy Sherman.