Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 12 a 18.mar.2012

Fernando Rodrigues

A semana começa com repercussões da troca de Afonso Florence (PT-BA) por Pepe Vargas (PT-RS) no comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também deve repercutir nesta semana apoio à flexibilização da lei do aborto dado pelos juristas que elaboram o projeto do novo Código Penal.

Na 2ª feira (12.mar.2012) a presidente Dilma reúne-se com o ministro Aloizio Mercadante (Educação). Na 3ª feira (13.mar.2012), ela vai ao Congresso pela manhã. Será homenageada em sessão dedicada ao Dia da Mulher. Na 4ª feira (14.mar.2012), Dilma deve se reunir com representantes das centrais sindicais no Planalto.

Na 3ª feira o governo pode sofrer mais uma derrota se a votação do projeto de reforma do Código Florestal for adiada outra vez na Câmara. No mesmo dia, o ministro Guido Mantega (Fazenda) deve ir à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Poderá ser questionado sobre irregularidades na Casa da Moeda e sobre disputa entre diretores do Banco do Brasil e da Previ.

Na 4ª feira prefeitos e governadores de Estados não produtores de petróleo devem se mobilizar para pressionar deputados a votarem a redistribuição dos recursos do pré-sal.

A Copa do Mundo também é um tema importante na agenda desta semana. Estava prevista para o começo da semana reunião da Fifa com o governo e o COL (Comitê Organizador Local, formado por Ricardo Teixeira, Ronaldo e Bebeto). Mas a Fifa cancelou visita de seu secretário-geral, Jerôme Valcke, ao Brasil. O anúncio veio após desentendimentos de Valcke com o governo. Na 4ª feira, a Lei da Copa pode ser votada no plenário da Câmara.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (12.mar. 2012)
Dilma e Mercadante – único evento da agenda oficial que a presidente divulgou para este dia foi uma reunião com o ministro da Educação às 15h.

São Paulo e a gasolina – após greve, distribuição de combustível na capital paulista deve ser normalizada, segundo o Sindicom –sindicato das distribuidoras de combustível.

Marta e aliados– sem ajudar Fernando Haddad (PT), candidato a prefeito, a senadora juntará apoiadores para avaliar seu mandato. Às 19h, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Greve em Brasília – professores da rede pública entram em greve por tempo indeterminado por reajuste salarial.

Religião na Câmara – Casa homenageia Igreja Mundial do Poder de Deus por seus 14 anos.

Tombini em Brasília – à tarde, presidente do BC participa da posse dos novos analistas do Banco Central. Proibida a entrada de jornalistas.

Ipea e a economia – presidente do instituto, Marcio Pochmann, apresenta Índice de Expectativas das Famílias, às 11h, no Rio de Janeiro. São dados sobre a percepção da situação socioeconômica para os próximos 12 meses e para os 5 anos seguintes.

Referendo na Suíça – eleitorado opinará sobre temas como férias de 6 semanas, limites para construção de casas e ganho do Estado com apostas.

 

Terça (13.mar.2012)
Dilma no Congresso – às 10h, receberá no Senado o prêmio Bertha Lutz em sessão de homenagem ao Dia Internacional da Mulher (que foi em 8.mar.2012).

Código Florestal – Dilma tem dificuldades para aprovar o projeto de reforma do jeito que quer. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já disse que a votação do projeto poderá ser novamente adiada por dissenso na base do governo.

Mantega no Senado – ministro da Fazenda deve ir à Comissão de Assuntos Econômicos. Poderá ser questionado sobre irregularidades na Casa da Moeda e sobre disputa entre diretores do Banco do Brasil e da Previ.

Hackers e o TSE – prazo para participantes do teste antifraude apresentarem como pretendem violar a urna eletrônica. Aqui, post do Blog sobre o experimento.

PDT na TV – partido “dono” do Ministério do Trabalho tem 2,5 minutos de propaganda em rede nacional (divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto). A Justiça Eleitoral cassou os outros 2,5 minutos a que teria direito.

Visita argentina – ministro das Relações Exteriores e Culto da Argentina, Héctor Timerman, será recebido em São Paulo por Antonio Patriota.

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Industria – IBGE divulga estudo sobre produção regional do setor.

 

Quarta (14.mar.2012)
Dilma e sindicatos – reúne-se com centrais sindicais pela manhã. À tarde, tem reunião sobre transparência.

Lei da Copa – texto pode ser votado no plenário da Câmara. Na última semana, a comissão especial encarregada do tema aprovou o relatório de Vicente Cândido (PT-SP). Em seguida foi aprovado requerimento de urgência para votação no plenário.

Royalties do petróleo – a Confederação Nacional de Municípios articula prefeitos de Estados não produtores para pressionar deputados a votarem a redistribuição dos recursos. Neste dia, devem mandar telegramas e procurar os congressistas.

Mercadante na Câmara – ministro da Educação fala na comissão de sua área sobre o Plano Nacional de Educação. Às 10h.

Paulo Bernardo no Senado – ministro das Comunicações vai à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática para falar sobre a licitação de 2 faixas destinadas à operação dos aparelhos celulares 4G e da faixa destinada à telefonia móvel no campo.

Folha sabatina Antonio Patriota – jornal sabatina às 11h o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, no teatro Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo). Participam Fábio Zanini, editor de ''Mundo'', Claudia Antunes, repórter especial, Clóvis Rossi, colunista do jornal, e Irineu Machado, gerente de notícias do UOL.

Imprensa e ditadura – Instituto Vladimir Herzog lançará o livro “As Capas desta História”. Reúne primeiras páginas de jornais opositores ao regime militar (1964-1985). Às 19h, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul, em Brasília.

Feira internacional de segurança – acontece na Coreia do Sul até 16.mar.2012. A Security Expo apresentará produtos de 5 áreas: equipamento de segurança, segurança interna, antiterrorismo, transporte inteligente e  segurança da informação.

Emprego e salário na indústria – IBGE divulga estudo mensal sobre o tema.

 

Quinta (15.mar.2012)
Lula, o retorno
– esta é a data que o presidente espera voltar à ativa em seu instituto e no PT. Depois do tratamento contra um câncer na laringe, ele foi acometido por uma pneumonia e recebeu alta no domingo, 11.mar.2012.

STF e políticos – na pauta do tribunal, recurso do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) contra condenação em ação penal.

Tombini e a estabilidade – em Brasília, presidente do BC participa da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). Proibida a entrada de jornalistas.

PV na TV – partido nanico, de Zeca Sarney, filho de José Sarney (PMDB-AP), tem 10 minutos contínuos em rede nacional. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV.

PDT na TV – dessa vez o partido do ex-ministro Carlos Lupi tem os 5 minutos a que tem direito de propaganda em rede nacional (divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto). Terá de novo no sábado (17.mar.2012).

Indústria
– FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulga IGP-10.

 

Sexta (16.mar.2012)
Fifa na ABL – sede da Academia Brasileira de Letras receberá evento de lançamento do curso de gestão, marketing e direito no esporte da Fifa.

Jovens filiados ao PMDB – até 18.mar.2012, no Rio de Janeiro, ocorre o 2° Congresso Nacional da juventude do partido.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Sábado (17.mar.2012)
PDT na TV – partido tem mais 5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo na 3ª feira (20.mar.2012).

Eleição no Timor Lestepaís lusófono do Sudeste Asiático elege novo presidente.

 

Domingo (18.mar.2012)
Eleições dos EUA – partido Republicano faz processo de escolha de seu candidato a presidente em Porto Rico, que é um Estado associado aos EUA.

Eleição na Guiné-Bissau – país africano faz 1º turno da eleição presidencial.

 

O blog no Twitter.