Poder e política na semana – 26.mar a 1º.abr.2012
Fernando Rodrigues
Esta será uma semana esquisita e esvaziada em Brasília. A presidente Dilma Rousseff está na Índia. O vice-presidente, Michel Temer, participa de uma reunião sobre segurança nuclear na Coreia do Sul. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, está em Miami (EUA). E o chanceler, Celso Amorim, no Chile.
Sem Dilma nem Temer, o presidente da República interino é o deputado Marco Maia (PT-RS), que deixa a Câmara nas mãos de sua vice, Rose de Freitas (PMDB-ES). Tudo em meio a uma séria crise de relacionamento entre o Planalto e o Congresso.
Na oposição, começa a caminhada agora oficial de José Serra (PSDB) como candidato a prefeito de São Paulo, depois de ganhar as prévias tucanas no domingo (25.mar.2012) com 52% dos votos.
Na Índia, Dilma participa de uma cúpula dos Brics (grupo formado por Brasil. Rússia, Índia, China e África do Sul). Na 4ª à noite haverá um jantar de confraternização. A reunião principal será na 5ª feira (29.mar.2012). Nos outros dias, Dilma deve ter reuniões particulares com chefes de Estados presentes. Estará de volta ao Brasil só no fim de semana.
Nesta semana o escândalo do envolvimento de congressistas com o empresário do jogo Carlinhos Cachoeira continuará a ter repercussões. Na 3ª feira, deputados e senadores da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção vão se reunir com o o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para cobrar resultados da investigação sobre as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos.
No Congresso, com as ausências de Dilma e de Michel Temer, é improvável que avançem os projetos da Lei Geral da Copa e da reforma do Código Florestal.
A novidade no Congresso será o início da tramitação da Medida Provisória 562, a primeira que terá de seguir as normas definidas pelo Supremo Tribunal Federal: uma comissão mista de deputados e senadores será formada para checar se a MP se enquadra nos critérios de relevância e urgência. A MP 562 foi publicada no Diário Oficial da União na útima quarta-feira (21.mar.2012) e trata do repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para as instituições comunitárias que atuam na educação rural.
Na 3ª feira, prefeitos de diversas cidades estarão em Brasília para um evento da Frente Nacional de Prefeitos sobre a Lei de Mobilidade Urbana que acontecerá até 5ª feira (29.mar.2012). Essa será uma chance para políticos conversarem sobre eleições, emendas para suas cidades e divisão dos royalties do pré-sal.
Na 4ª feira (28.mar.2012) outro evento em Brasília contará com as presenças de Mais das Graças Foster, presidente da Petrobras, e de Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça. Participarão do seminário “Perfil Profissional da Mulher no Século 21”, da Associação de Mulheres Empreendedoras.
Na 5ª feira (29.mar.2012), o PC do B vai ter 15 minutos de propaganda paga com dinheiro público em rede nacional de TV. São 10 minutos contínuos no horário nobre (das 20h30 às 20h40) e mais 5 minutos divididos em vídeos de 1 minuto ou 30 segundos ao longo do dia.
A 6ª feira (30.mar.2012) deve marcar o retorno de Lula à vida pública após o tratamento contra o câncer. O ex-presidente aparecerá em público em evento de seu instituto sobre regionalização de políticas públicas, em São Paulo.
A seguir, o drive político da semana:
Segunda (26.mar. 2012)
Dilma na Índia – presidente passa a semana no país asiático. Na 4ª e 5ª feira a capital, Nova Déli, sedia reunião dos Brics.
Temer na Coreia – vice-presidente representará o Brasil na Cúpula de Segurança Nuclear em Seul até 3ª feira (27.mar.2012).
Marco Maia na cadeira de Dilma – presidente da Câmara assume Presidência da República por causa da ausência da titular e do vice. Da última vez, ele usou o cargo para receber conterrâneos do Sul.
Tombini nos EUA – presidente do BC participa, em Miami, de evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida.
Celso Amorim no Chile – ministro da Defesa vai à feira aeroespacial sediada pelos chilenos.
Medidas Provisórias – Congresso instalará comissão mista para analisar a constitucionalidade e relevância da MP 562 que dá recursos ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Essa tramitação se dá por causa de decisão do STF.
Aniversário do PC do B – às 17h, Congresso faz sessão solene em homenagem aos 90 anos do partido.
Consumo – FGV divulga Sondagem do Consumidor.
Construção – CNI divulga sondagem da indústria da construção.
Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.
Terça (27.mar.2012)
Carlinhos Cachoeira – Frente Parlamentar de Combate à Corrupção reúne-se com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, às 15h. Querem urgência na investigação sobre as relações do empresário do jogo e políticos. Participarão Chico Alencar (PSOL-RJ), Francisco Praciano (PT-AM), Protógenes (PC do B-SP), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Pedro Taques (PDT-AM) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Copa e Código Florestal – projetos estão parados na Câmara, sem perspectivas de serem votados. Além disso, 9 Medidas Provisórias trancam a pauta da Casa.
Prefeitos em Brasília – a desculpa é um evento da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) sobre a Lei de Mobilidade Urbana que acontece até 5ª feira (29.mar.2012) no Centro de Convenções Brasil 21. Mas esses 3 dias serão chance para políticos conversarem sobre eleições, emendas para suas cidades e divisão dos royalties do pré-sal.
PC do B na TV – partido que protagonizou o escândalo do Ministério do Esporte em 2011 tem 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (29.mar.2012) e no sábado (31.mar.2012).
Mudanças no ICMS – proposta será discutida na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, segundo Romero Jucá (PMDB-RR), autor do Projeto de Resolução do Senado (PRS 72/2010) que uniformiza alíquotas do ICMS em operações interestaduais com importados.
Descarte de remédios – Comissão de Assuntos Sociais do Senado discute projeto que responsabiliza fabricantes e comerciantes de medicamentos pelo descarte dos produtos.
Tombini nos EUA – ainda em Miami, presidente do BC participa do Annual Emerging Markets Forum, promovido pela Bloomberg (evento fechado para jornalistas).
Verdes na África – partidos verdes do mundo se encontram até domingo (1º.abr.2012) em Dakar, capital do Senegal, em seu 3º Congresso Internacional. O PV brasileiro estará lá.
Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 20.fev a 23.mar.2012.
Quarta (28.mar.2012)
Jantar dos Brics – na Índia, Dilma participa de confraternização organizada pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.
Graça Foster em Brasília – presidente da Petrobras participa com a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, do evento “Perfil Profissional da Mulher no Século 21”, da Associação de Mulheres Empreendedoras. No auditório da CNI, das 14h30 às 18h.
Arquivo da Justiça Eleitoral – TSE realiza até 6ª feira (30.mar.2012) o 2º Congresso Brasileiro dos Arquivos do Poder Judiciário. Serão discutidas estratégias para melhorar a forma de arquivar seus dados.
Figurões do transporte – evento será na Universidade de Brasília com a presença de empresas de transportes urbanos, ANTT, congressistas e Secretaria de Transportes do Distrito Federal. Quem divulga é a CNT, presidida pelo senador Clésio Andrade, que recentemente deixou o PR e entrou no PMDB.
Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc).
Strauss-Khan no Tribunal – ex-chefe do FMI foi convocado por causa do caso Carlton. Ele é suspeito de ter participado de orgias com prostitutas bancadas com dinheiro desviado.
Emprego e desemprego – Dieese divulga pesquisa mensal sobre o tema. CNI divulga Índice de Medo do Desemprego.
Quinta (29.mar.2012)
Dilma e os Brics – presidente participa, em Nova Déli, de cúpula do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
PC do B na TV – partido de Orlando Silva, Renato Rabelo e Aldo Rebelo tem 10 minutos contínuos em rede nacional (das 20h às 20h10 no rádio e das 20h30 às 20h40 na TV). Tem também mais 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.
Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Inflação – FGV divulga IGP-M, principal índice usado para reajuste de aluguéis.
Eleições na Gâmbia – país da África Ocidental faz eleições legislativas.
Sexta (30.mar.2012)
Dilma na Índia – em seu último dia de visita oficial ao país asiático, a brasileira será recebida pela presidente indiana, Pratibha Patil, e pelo primeiro-ministro, Manmohan Singh. Haverá cerimônia de assinatura de atos bilaterais entre os países. Ela deve estar de volta ao Brasil até domingo (1º.abr.2012).
Lula, o retorno – o ex-presidente aparecerá em público pela 1ª vez após o tratamento contra o câncer. Será em evento de seu instituto sobre regionalização de políticas públicas. No hotel Jaraguá.
Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.
Consumo – CNI divulga Índice Nacional de Expectativa do Consumidor.
Sábado (31.mar.2012)
Dono do Maracanã – último dia para interessados em obter a concessão do estádio apresentarem seus projetos. Eike Batista foi um dos empresários que disse querer o controle do Maracanã.
PSOL em São Paulo – partido nanico define quem será seu candidato a prefeito da capital paulista. Disputam o posto Ivan Valente, Carlos Giannazi e Odilon Guedes.
PC do B na TV – partido que controla o Ministério do Esporte tem mais 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.
Eleições na Mauritânia – República Islâmica, da África Ocidental, faz eleições parlamentares.
Domingo (1º.abr.2012)
Eleições em Mianmar – antiga Birmânia faz eleições parlamentares.