Poder e política na semana – 23 a 29.abr.2012
Fernando Rodrigues
Fatos que devem marcar a semana: 1) repercussão da pesquisa Datafolha, que registrou mais um recorde de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT); 2) a instalação da CPI do Cachoeira; 3) o julgamento, no TSE, do pedido do PSD (partido de Gilberto Kassab) por mais acesso ao Fundo Partidário, 4) o julgamento no STF na 4ª feira (caso das cotas raciais) em meio à crise de relacionamento entre os ministros; 5) a Câmara agendou para 3ª feira a votação do polêmico Código Florestal e 6) Lula estará em Brasília na 4ª feira para o lançamento de documentário sobre o início do governo Dilma.
Na 2ª feira (23.abr.2012) a presidente estará em Sergipe. Encontrará aliados, como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Falarão sobre a seca no Nordeste e, possivelmente, sobre alianças para as eleições de prefeitos. Na 3ª feira (24.abr.2012), em Brasília, a presidente deve anunciar novos investimentos no PAC Mobilidade Urbana. Na 5ª feira (26.abr.2012), no Rio, ela vai comemorar a marca de 1,5 milhão de beneficiários do programa Brasil sem Miséria e presenciar o início das atividades de Eike Batista no Superporto do Açu.
Sobre o s caso de Carlinhos Cachoeira, nesta 2ª feira, a Controladoria-Geral da União deve instaurar processo que pode impedir a construtora Delta de ter contratos com órgãos públicos. Na 3ª, espera-se que o PT anuncie o relator da CPMI que investiga a história. Na 4ª, vence o prazo para o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) se defender no Conselho de Ética do Senado da acusação de quebra do decoro parlamentar por envolvimento com Cachoeira.
No Congresso, o assunto que está no centro das preocupações é a CPMI. Mas ainda há votações para ocupar o tempo dos deputados, na Câmara, por exemplo. É o caso do projeto do novo Código Florestal, que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu colocar votação até 3ª feira (24.abr.2012).
Na 4ª feira (25.abr.2012), mais um julgamento importante no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte deve julgar a validade constitucional da política de cotas raciais em universidades. Em questão estará ação em que o DEM contesta o sistema de cotas.
Na 5ª feira (26.abr.2012) ocorre a última sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral com a participação do ministro Marcelo Ribeiro. Como ele é relator do pedido do PSD para ter acesso a mais dinheiro do fundo partidário, se o caso não for encerrado até esta data, será preciso esperar a nomeação e posse do ministro substituto para se ter uma decisão.
Na 6ª feira (27.abr.2012), o PSDB continua correndo atrás do eleitorado que lhe falta. Fará seu 1º Congresso Nacional de Lideranças Sindicais, em São Paulo. Entre os temas de discussão, o “novo Brasil resultante das transformações econômicas e sociais implantadas no governo Fernando Henrique”.
E no sábado (28.abr.2012), políticos e empresários estarão juntos na Bahia porque o empresário João Dória (um dos líderes do antigo movimento Cansei, anti-Lula) vai colocá-los em contato no 11º Fórum de Comandatuba.
A seguir, o drive político da semana:
Segunda (23.abr. 2012)
Dilma em Sergipe – de manhã, vai a Rosário do Catete e assina contrato de arrendamento das reservas de potássio entre Petrobras e Vale. À tarde, em Aracaju, reúne-se com governadores e ministros para discutir a seca no Nordeste. Eduardo Campos (PSB) estará presente.
Caso Cachoeira – Controladoria-Geral da União deverá instaurar processo que pode impedir a construtora Delta de ter contratos com órgãos públicos. A empresa é suspeita de irregularidades supostamente combinadas com o grupo de Carlinhos Cachoeira.
Brasil em Nova York – esta é a data da reunião da Brazilian-American Chamber of Commerce no The Harvard Club.
DEM e as eleições – partido que mais encolhe no país reunirá seus deputados federais em Salvador. Vai ver quem é candidato a prefeito e quais alianças podem conseguir. DEM e a Espanha – partido reúne, em São Paulo, políticos liberais para debater política externa brasileira. O principal convidado é José Ramón García, secretário de Relações Internacionais do PP (Partido Popular) espanhol, partido que atualmente está no poder com o presidente Mariano Rajoy.
Inflação – FGV divulga IPC-S.
Terça (24.abr.2012)
Dilma e o PAC – em Brasília, presidente deve anunciar novos investimentos no PAC Mobilidade Urbana.
CPI do Cacheira – PT deve anunciar quem será o relator da investigação. Paulo Teixeira e Cândido Vaccarezza, deputados do PT-SP, são cotados.
Código Florestal – o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), prometeu colocar o projeto em votação nesta data. Como o conflito entre ruralistas e ambientalistas ainda não foi solucionado, o governo prefere adiar.
Amorim e os EUA – ministro da Defesa, que já foi das Relações Exteriores, reúne-se com o secretário de Defesa americano, Leon Panetta.
PSC na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (26.abr.2012).
Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15. Fipe divulga IPC referente ao período de 24.mar a 22.abr.2012. FGV divulga IPC-S Capitais.
Quarta (25.abr.2012)
Lula em Brasília – ex-presidente vai participar do lançamento do documentário em 3D sobre o início do governo Dilma. O vídeo foi feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert.
Caso Demóstenes– prazo que o senador, ex-DEM, tem para se defender no Conselho de Ética do Senado da acusação de quebra do decoro parlamentar por envolvimento com Carlinhos Cachoeira.
Congresso da PF – encontro de delegados será no Rio, até 6ª feira (27.abr.2012). Devem soltar nota sobre a CPI do Cachoeira.
STF e as cotas – tribunal deve julgar a validade constitucional da política de cotas raciais em universidades. A ação em questão é do DEM, que contestou o sistema.
Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc).
Consumidor – FGV publica sondagem.
Emprego e desemprego – Dieese divulga estudo mensal sobre o tema.
Quinta (26.abr.2012)
Dilma e Eike Batista – presidente vai ao Rio comemorar a marca de 1,5 milhão de beneficiários do programa Brasil sem Miséria. À tarde, aproveitará para ver o início das atividades do empresário no Superporto do Açu.
Kassab e o fundo partidário – o ministro do TSE Marcelo Ribeiro terá sua última sessão plenária no tribunal. Como ele é relator do pedido do PSD, se o caso não for encerrado até esta data, será preciso esperar a nomeação e posse do substituto para se ter uma decisão.
PSOL na TV – partido do senador Randolfe (AP) e dos deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ) terá 5 minutos contínuos em rede nacional, pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV.
Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
PSC na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.
Emprego – IBGE publica pesquisa mensal sobre o assunto.
Indústria – FGV publica sondagem sobre o setor.
Sexta (27.abr.2012)
PSDB e sindicatos – partido faz seu 1º Congresso Nacional de Lideranças Sindicais, em São Paulo. Entre os temas de discussão, o “novo Brasil resultante das transformações econômicas e sociais implantadas no governo Fernando Henrique”.
Inflação na indústria – IBGE divulga índice de preços ao produtor para indústrias de transformação.
Sábado (28.abr.2012)
Políticos e empresários na Bahia – o empresário João Dória promove a 11ª edição do Fórum de Comandatuba. Vai colocar em contato congressistas, ministros, governadores, prefeitos e empresários. Evento vai até 1º.mai.2012 no hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba.
PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo em 1º, 3 e 5.mai.2012.
Domingo (29.abr.2012)
Dinheiro dos partidos – as siglas devem entregar suas prestações de conta de 2011 à Justiça Eleitoral até 2ª feira (30.abr.2012).