Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 30.abr a 6.mai.2012

Fernando Rodrigues

Por causa do feriado de 1º de Maio, que cai na 3ª feira, Brasília trabalhará menos que de costume. Mas com a CPI do Cachoeira em curso, deputados e senadores serão constrangidos a aparecer no Congresso, algo raro quando há feriadão.

Na 4ª feira (2.mai.2012), o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG) deve anunciar como serão organizados os trabalhos da comissão.

Na 5ª (3.mai.2012), outro fato ligado ao caso Cachoeira, mas não à CPI: será apresentado no Senado, relatório preliminar sobre a investigação que apura possível quebra de decoro por parte do senador Demóstenes Torres (ex-DEM), um dos políticos ligados a Cachoeira. Demóstenes pode perder o mandato.

A presidente Dilma, por sua vez, passa o feriadão em Brasília. Na 2ª feira (30.abr.2012), ela estará no Palácio do Planalto para “despachos internos”. Na 3ª, feriado (1º de Maio) ela deve ficar na capital. Na 6ª feira (4.mai.2012), Dilma deve ir a Salvador para inaugurações. Há ainda expectativas sobre o possível veto que ela dará ao projeto de reforma do Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados.

Lula estará no Rio. Na 5ª feira (3.mai.2012), participa de seminário sobre a África no BNDES. Na 6ª feira (4.mai.2012), recebe títulos de doutor honoris causa de 5 universidades: UFRJ, Uerj, da Unirio, da UFF e da UFFRJ.

Nesta semana pode também haver novidades sobre o mensalão. Na 4ª feira (2.mai.2012), o STF deve começar a discutir como será o julgamento do caso.

No domingo (6.mai.2012), acontece o 2º turno da eleição presidencial francesa. O favorito, que venceu o 1º turno, é o candidato desafiante, François Hollande, do partido socialista. Seu oponente é o atual presidente Nicolas Sarkozy.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (30.abr.2012)
Dilma em Brasília – presidente faz “despachos internos” no Palácio do Planalto. Está em sua agenda oficial.

Tombini e o Japão – presidente do BC recebe o ministro japonês da Estratégia Nacional e Política Fiscal e Econômica, Motohisa Furukawa, em Brasília.

Alckmin e a agricultura – governador de São Paulo, do PSDB, irá a Ribeirão Preto, no interior do Estado, para a abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação).

Mais deputados – acaba prazo de inscrição para oradores na audiência pública de 28 e 29.mai.2012 que discutirá o tema. Organiza o encontro a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo em que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas pede para ter mais integrantes.

Imposto de renda – último dia para entregar a declaração deste ano.

 

Terça (1º.mai.2012)
Dilma de folga – presidente não divulgou agenda oficial para o feriado.

Dia do Trabalho – apesar do descanso da presidente, há movimentações para se ter um ministro do Trabalho definitivo até esta data. O atual é interino. A informação foi publicada pela “Folha de S.Paulo” em 28.abr.2012 (aqui, para assinantes do jornal e do UOL).

CUT excluída – mais uma vez a central sindical ligada ao PT ficou de fora do evento unificado do 1º de Maio organizado pelas outras 5 centrais. CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT farão sua comemoração na Praça Campo de Bagatelle, em São Paulo, das 7h às 18h. Já a CUT divulga festa descentralizada por todo o país.

Políticos e empresários – este será o último dia do Fórum de Comandatuba, reunião anual promovida na Bahia pelo empresário João Dória, que fundou o “Cansei” (extinto movimento anti-Lula) mas hoje é próximo do governo petista.

PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou de 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (3.mai.2012) e no sábado (5.mai.2012).

 

Quarta (2.mai.2012)
Dilma e o Código Florestal – uma semana após a Câmara aprovar texto desfavorável ao governo, expectativa é sobre possível veto da presidente ao projeto.

Mensalão no STF – tribunal começará a discutir como julgar o caso. Está na pauta dos ministros uma questão de ordem para debater o assunto.

CPI do Cacheira – deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da investigação, anunciará como os trabalhos serão organizados.

STF e as cotas– tribunal deve julgar ações remanescentes sobre o tema. Na semana passada, a corte declarou constitucional o sistema de cotas raciais.

Patriota nos EUA – ministro das Relações Exteriores estará em Washington nesta semana.

Pauta da Câmara – Casa começa seus trabalhos da semana com 8 Medidas Provisórias trancando a pauta. A primeira é a MP 554/11, que permite ao governo criar linha de crédito para estocagem de combustível com recursos da Cide – Combustíveis (tributo federal sobre importação e comercialização de petróleo e derivados).

Flávio Dino na Câmara – ex-deputado federal pelo PC do B volta à Casa como presidente da Embratur. Vai falar sobre os planos da empresa para 2012 na Comissão de Turismo e Desporto.

Justiça Eleitoral e Kassab – com o feriado do Trabalho na 3ª feira, TSE transferiu para 4ª feira sua primeira sessão da semana. O mundo da política espera o ministro Dias Toffoli destravar o julgamento sobre o pedido do PSD para ganhar mais dinheiro do fundo partidário.

 

Quinta (3.mai.2012)
Lula no Rio – ex-presidente participará de seminário sobre a África no BNDES, das 9h às 13h. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o  ministro da Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT) também estarão lá.

Conselho de Ética – senador Humberto Costa (PT-PE) deverá apresentar relatório preliminar sobre investigação a respeito de possível quebra de decoro por parte do colega Demóstenes Torres (ex-DEM).

PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou de 1 minuto. Terá de novo no sábado (5.mai.2012).

PT do B na TV – partido nanico terá 10 minutos contínuos em rede nacional pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV.

Tombini em São Paulo – presidente do BC irá à comemoração dos 10 anos de reforma do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Às 10h, no Banco Central.

Lobão na Câmara – ministro de Minas e Energia foi convidado pela Comissão de Direitos Humanos para discutir a criação de “fundos sociais comunitários da mineração”.

TAM e ministros – Comissão de Transportes na Câmara convidou Paulo Passos (Transportes) e Gastão Vieira (Turismo) para tratar da suspensão dos voos 3528 e 3529 da empresa a partir de 7.mai.2012. Também foi chamado o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna.

Indústria – IBGE divulga pesquisa mensal sobre a produção nacional do setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a abril de 2012.

 

Sexta (4.mai.2012)
Dilma em Salvador – lançamento da pedra fundamental do estaleiro Enseada do Paraguaçu e cerimonia de batismo da plataforma P-69.

Lula na universidade – encerrado o tratamento contra o câncer, presidente receberá mais títulos de doutor honoris causa: 5 de uma vez, da UFRJ, Uerj, da Unirio, da UFF e da UFFRJ. Às 10h, no Teatro João Caetano.

Eliana Calmon no Rio – corregedora nacional de Justiça será homenageada pela Assembleia Legislativa fluminense. Às 10h.

Homenagem na Câmara – Casa faz sessão solene pelo Dia do Contabilista, às 15h.

Eleição no Irã – país faz segunda etapa de suas eleições parlamentares.

 

Sábado (5.mai.2012)
Virada Cultural em São Paulo – capital paulistana terá apresentações musicais, teatrais e outras atividades culturais até o domingo (6.mai.2012).

PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou de 1 minuto.

 

Domingo (6.mai.2012)
Eleição na França – 2º turno da eleição presidencial. O candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, ficou em 2º lugar no 1º turno, atrás de François Hollande.

Eleição na Sérvia país situado nos Balcãs, na Europa, faz 1º turno da eleição presidencial e eleições parlamentares.

Eleição na Armênia país do Cáucaso faz eleição parlamentar.

Tombini na Suíça – presidente do BC irá às reuniões bimestrais de presidentes de Bancos Centrais no BIS, em Basiléia.

 

O blog no Twitter.