Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 7 a 13.mai.2012

Fernando Rodrigues

Assuntos que vão fazer a agenda da semana no mundo da política: 1) CPI do Cachoeira recebe delegados da PF; 2) bancos privados vão reduzir seus juros; 3) Dilma vai vetar o Código Florestal?; 4) processo para cassar Demóstenes Torres deve ser aberto na 3ª feira e 5) Aldo Rebelo (Esportes) encontra-se, na Suíça, com Jérôme Valcke (Fifa).

Na 5a feira, o PP estará na TV. Há grande expectativa sobre o posicionamento oficial de Paulo Maluf na eleição para prefeito de São Paulo. Nesta semana também estará na TV (com comercial curtos) o PR, partido meio escanteado do governo federal.

No domingo que vem (13.maio), dia das mães, Dilma faz novo pronunciamento em rede de rádio e de TV. Vai anunciar mais um programa social, desta vez um estipêndio para famílias com crianças até 5 anos.

E quem está interessado em votar para prefeito neste ano não pode esquecer: 4a feira (9.maio) é o último dia para solicitar à Justiça Eleitoral: 1) um título novo; 2) transferência ou retificação de domicílio; 3) transferência para votar em sala adaptada para deficientes.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (7.mai. 2012)
Dilma e ruralista – sem ter ainda vetado o Código Florestal aprovado pela Câmara, presidente receberá a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), às 11h. Kátia preside a CNA e não quer o veto. Depois, Dilma receberá os ministros Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), às 15h, e Mantega (Fazenda), às 16h30.

Eduardo Campos na China – governador de Pernambuco, do PSB, passa a semana visitando o país asiático. Espera anunciar a instalação de uma montadora de caminhões chinesa em seu Estado.

Roberto Dinamite na Câmara – o Vasco da Gama organiza homenagem a seu presidente, que é ex-jogador de futebol, com presença dos congressistas.

STF e a Lei Seca – tribunal começa audiência pública para discutir o tema.

Brasil e Turquia – ministro Celso Amorim (Defesa) reúne-se com seu colega turco em São Paulo.

Tombini na Suíça – estará nas reuniões bimestrais de presidentes de Bancos Centrais no BIS, em Basiléia.

Semana da Europa – Brasília terá, até 20.mai.2012, eventos relacionados ao Velho Continente.

Cesta básica – Dieese divulga estudo sobre o custo dos alimentos.

Eleições na Síria – data das eleições parlamentares no país governado pelo ditador Bashar al Assad.

Eleições nas Bahamas arquipélago do Caribe faz eleição parlamentar.

 

Terça (8.mai.2012)
Dilma e militares – presidente deve comparecer à apresentação de novos oficiais generais, em Brasília.

CPI do Cachoeira – primeiro depoimento prestado à comissão será do delegado da PF Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela Operação Vegas. Os deputados e senadores decidiram sessões com falas de delegados da PF e de procuradores serão secretas.

Copa do Mundo – Aldo Rebelo (PC do B), ministro do Esporte, falará na Suíça com Joseph Blatter e Jérôme Valcke, presidente e secretário-geral da Fifa, respectivamente. Rebelo vai reatar com Valcke, que pediu um “chute no traseiro” do Brasil.

Produtos argentinos – a Fiesp receberá cerca de 300 empresas argentinas das 8h45 às 18h para discutir um modo de colocar seus produtos no Brasil no lugar do que vem de outros países. Às 10h, Paulo Skaf (PMDB), presidente da Fiesp, falará com a imprensa.

Trabalho escravo – Câmara pode retomar votação da PEC 438/2001, que pretende intensificar a repressão ao escravagismo. Foi aprovada em 1º turno em 2004 e desde então está parada na Casa.

Código Civil na Câmara – data para entrega dos relatórios parciais sobre a proposta de mudança no texto. A tarefa coube aos deputados Fabio Trad (PMDB-MS), Jerônimo Goergen (PP-RS), Hugo Leal (PSC-RJ) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). O relator geral, Paulo Teixeira (PT-SP), deve apresentar o relatório final em 8.ago.2012.

Tombini e a Holanda – à tarde, presidente do Banco Central terá audiência com a princesa dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta. À noite, irá ao jantar que o embaixador dos Países Baixos dará em homenagem à princesa.

PR na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou de 1 minuto. Terá de novo na 5ª feira (10.mai.2012) e no sábado (12.mai.2012).

Qualidade do pescado – o Ministério da Pesca (MPA) e o da Agricultura (Mapa) lançam programas para intensificar o controle sanitário, às 15h, na sede do MPA em Brasília.

Custo de Vida em SP – Dieese divulga dados sobre a capital paulista.

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulga IGP-DI e IPC-S.

 

Quarta (9.mai.2012)
Título eleitoral – último dia para solicitar à Justiça Eleitoral: 1) um título novo; 2) transferência ou retificação de domicílio; 3) transferência para votar em sala adaptada para deficientes.

Histórico do Judiciário –  a revista eletrônica Conjur lança no STF a edição 2012 do Anuário da Justiça, com perfis de juízes e histórico de decisões. Começa 18h30. Os presidentes Ayres Britto (STF) e Ari Pargendler (STJ) estarão presentes.

STF e as cotas – o tema ainda está na pauta do tribunal. Desta vez, é um recurso de estudante do Rio Grande do Sul que alega ter ficado de fora do curso que queria, mesmo tendo obtido mais pontos do que alunos que foram admitidos com ajuda das cotas.

Ex-deputados no STF – corte deverá julgar caso em que diretores da Empresa de Navegação do Estado de Rondônia SA teriam contratado várias pessoas, sem concurso público, a pedido de deputados.

Tombini e o Sebrae – presidente do BC irá ao lançamento do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, às 14h, no Sebrae Nacional, em Brasília.

Seguro desemprego para domésticas – Comissão de Assuntos Sociais do Senado pode votar projeto que obriga o pagamento do benefício por até 3 meses para empregadas que trabalharam pelo menos 15 dos últimos 24 meses com ou sem inscrição no FGTS.

Indústria – CNI divulga indicadores do setor.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.abr a 7.mai.2012.

 

Quinta (10.mai.2012)
CPI do Cachoeira – comissão ouvirá o delegado da PF Matheus Mella Rodrigues e os procuradores da República Daniel de Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira. São responsáveis pela Operação Monte Carlo. A sessão será secreta por decisão dos deputados e senadores.

Cúpula do PT em SP – integrantes da Comissão Executiva Nacional petista falarão sobre as eleições deste ano. Decidirão também sobre disputas internas por secretarias do partido.

Deputados jogam bola – vão enfrentar integrantes das embaixadas europeias num jogo beneficente da semana da Europa. Começa às 19h no Bezerrão, estádio público onde o Gama manda seus jogos.

Tombini no Rio – presidente do BC estará no 14º Seminário Anual de Metas para a Inflação. Às 14h, no Banco Central do Rio de Janeiro.

George Clooney e Obama – ator jantará em sua casa, em Los Angeles, com o presidente dos EUA e com algum eleitor escolhido entre os que deram dinheiro para a campanha do político à reeleição.

PP na TV – partido de Paulo Maluf terá 10 minutos contínuos em rede nacional pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV.

PR na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou de 1 minuto. Terá de novo no sábado (12.mai.2012).

Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV publica IGP-M Primeiro Decêndio.

Eleições na Argélia país árabe do norte da África faz eleição parlamentar.

 

Sexta (11.mai.2012)
Taquígrafos na Câmara – Casa faz homenagem pelo dia dedicado à profissão de quem copia à mão e simultaneamente discursos. Tanto a Câmara quanto o Senado ainda usam essa mão-de-obra.
Comentário do Blog: taquígrafo e acensorista são duas profissiões que resistem bravamente na capital federal. Mostra muito da modernidade (sic) de Brasília.

 

Sábado (12.mai.2012)
PR na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou de 1 minuto.

 

Domingo (13.mai.2012)
Dilma na TV – presidente faz novo pronunciamento para anunciar mais um programa social: um estipêndio para famílias com crianças de até 5 anos.

 

O blog no Twitter.