Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 11 a 17.jun.2012

Fernando Rodrigues

A semana terá 2 eixos principais. Em Brasília, os depoimentos dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF) à CPI do Cachoeira (na 3ª e na 4ª feira). No Rio, começam os eventos paralelos à Rio+20, a Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (11.jun.2012) reunindo-se com a ministra Miriam Belchior (Planejamento). No mesmo dia, participará de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um dos confrontos da Guerra do Paraguai.

Entre outros, um fato que pode ter impacto na política da semana é a reunião do Conselho de Ética Pública da Presidência da República que novamente vai analisar uma reclamação contra Fernando Pimentel, ministro da Indústria e Comércio Exterior –agora, PSDB e PPS pedem para investigar carona de Pimentel em avião de empresário durante viagem presidencial à Europa, em 2011.

Na 3a feira, José Sarney, presidente do Senado, prometeu colocar em votação projetos que acabam com o voto secreto no Congresso.

Também na 3a, o TSE pode finalmente colocar em votação o caso do PSD, partido de Gilberto Kassab, que pleiteia mais dinheiro do Fundo Partidário e mais tempo de rádio e TV para fazer propaganda.

E no início da semana que vem, no domingo (17.jun.2012), a presidente Dilma embarca para o México onde participa de uma reunião do G20.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (11.jun.2012)
Dilma e a Guerra do Paraguai – presidente receberá a ministra Miriam Belchior (Planejamento) às 10h e, depois, participará, às 15h, de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um dos episódios da guerra. O ministro Celso Amorim (Defesa) estará presente.

Rio+Leaks – organizadores da Cúpula dos Povos, evento paralelo e crítico à Rio+20, prometem divulgar documentos da ONU no espírito ''Wikileaks''. Já divulgaram uma carta que dizem ter sido omitida pela ONU.

Rio+20 em SP – Instituto Ethos realiza sua conferência internacional como evento paralelo à Conferência da ONU. Evento acontecerá até 13.jun.2012 no Hotel Transamérica, em São Paulo. Um dos participantes será o economista polonês Ignacy Sachs, um dos pais do conceito de economia sustentável.

Forte de Copacabana – haverá eventos relacionados à Rio+20 no local até 22.jun.2012. Serão organizados por Fiesp, Firjam, Prefeitura do Rio e Fundação Roberto Marinho.

Cartilha do aborto – o Ministério da Saúde reúne um grupo de especialistas para discutir um programa de aconselhamento para mulheres que decidem abortar.

Ética de Pimentel – Conselho da Presidência da República se reúne mais uma vez com reclamação contra o ministro da Indústria e Comércio Exterior na pauta. Primeiro, as consultorias privadas. Agora, PSDB e PPS pedem para investigar carona de Pimentel em avião de empresário durante viagem presidencial à Europa, em 2011.

Dinheiro de campanha – partidos deverão fixar o limite de gastos de seus candidatos nas eleições, se o limite não for estabelecido por lei. O dado deverá estar no pedido de registro de candidatura, que pode ser feito até 5.jul.2012.

Aldo e a Copa – ministro do Esporte visitará, às 10h, obras de reforma do Maracanã.

Caso Yoki – polícia deverá ouvir a suposta amante do empresário Marcos Kitano Matsunaga, que foi assassinado pela esposa.

Inflação – FGV divulga IPC-S, IPC-S Capitais e IGP-M Primeiro Decêndio.

Eleição na Venezuela – acaba-se prazo de inscrição para candidatos à Presidência. A votação será em 7.out.2012, mesmo dia do 1º turno das eleições municipais no Brasil.

 

Terça (12.jun.2012)
Marconi Perillo na CPI – governador de Goiás, filiado ao PSDB, deverá prestar depoimento sobre seu envolvimento no caso Cachoeira.

Cassação de mandato – o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), aceitou colocar em votação projetos que obrigam senadores a revelar como se posicionam em processos contra colegas.

Aeroportos privados – a presidente Dilma deve assinar os contratos de concessão de 3 aeroportos à iniciativa privada. Deve também anunciar novos leilões nesse setor.

TSE e PSD – ministro Dias Toffoli terminou seu voto sobre o pedido de Kassab para aumentar seus recursos do Fundo Partidário. Caso poderá entrar na pauta do tribunal.

Caetano na web – cantor lança o site www.caetanoveloso.com.br como parte das comemorações de seus 70 anos, que serão completados em 7.ago.2012.

4G no Brasil – faixas de operação do serviço de telefonia móvel e banda larga serão disputadas por 6 grupos: Claro, Telefónica/Vivo, Oi, TIM, TV Filme (que pertence à Sky) e Surise, do investidor George Soros.

PR na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Emprego e salário – IBGE divulga pesquisa mensal sobre o assunto.

Serviços – FGV publica sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulga IPC-C1.

 

Quarta (13.jun.2012)
Agnelo Queiroz na CPI – governador de Distrito Federal, filiado ao PT, deverá falar à comissão sobre seu envolvimento no escândalo Cachoeira.

Empresários e a Rio+20 – até 23.jun.2012 o Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável terá um espaço no Parque dos Atletas, no Rio. Fará também eventos paralelos no Rio Centro e no Forte de Copacabana.

Petrobras corta investimentos – a maior estatal brasileira reúne seu Conselho de Administração para reformular o seu Plano de Negócios no período 2011-15. No ano passado, o valor total de investimentos previstos era de R$ 389 bilhões para 688 projetos. A Petrobras deve anunciar um corte de R$ 50 bilhões.
Comentário do Blog: com o PIB derrapando, Dilma vai deixar a Petrobras fazer tal corte?

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.mai a 7.jun.2012.

 

Quinta (14.jun.2012)
Obama e “Sex and the City” – presidente levará um de seus eleitores para jantar com a protagonista da série, Sarah Jessica Parker. É um modo de incentivar pequenas doações para sua campanha à reeleição.

Palocci e as biografias – projeto do ex-deputado que dispensa autores de terem autorização de seus biografados será discutido por escritores e juristas na Biblioteca Nacional. O encontro é organizado por Alessandro Molon (PT-RJ).

Dilma e os usineiros – a presidente premia no Planalto 169 empresários do setor de cana com o selo ''Boas práticas na cana de açúcar'' por eliminação do trabalho escravo e analfabetismo.

PR na TV – partido protagonista do escândalo no Ministério dos Transportes em 2010 terá 10 minutos contínuos em rede nacional pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV.

PTB na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo no sábado (16.jun.2012).

Comércio – IBGE divulga estudo mensal sobre o setor.

Indústria – FGV publica sondagem sobre o setor.

 

Sexta (15.jun.2012)
Cúpula dos Povos evento acontecerá no Aterro do Flamengo, no Rio, até 23.jun.2012. A proposta é debater ''justiça social e ambiental'' sob uma perspectiva crítica ao capitalismo. Tem apoio da Caixa, da Ford Foundation, da Oxfam, do Friedrich Ebert Istiftung e do Heinrich Böll Istiftung.

Cúpula de legisladores evento acontecerá no Rio até domingo (17.jun.2012). Os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) convidaram a presidente Dilma por meio da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC).

Sustentabilidade corporativa – ONU promoverá evento sobre o tema, também paralelo à Rio+20, até 18.jun.2012.

Ciganos na Câmara – Casa comemora o Dia Nacional do Povo Cigano a pedido da deputada Érica Kokay (PT-DF).

Maçons na Câmara – já o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) pediu homenagem aos 190 anos do Grande Oriente do Brasil.

Inflação – FGV divulga IGP-10.

 

Sábado (16.jun.2012)
Eleições no Egito – país fará 2º turno de sua eleição presidencial.

PTB na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

 

Domingo (17.jun.2012)
Dilma no México – presidente vai para reunião do G-20 que acontecerá em Los Cabos até 3ª feira (19.jun.2012).

Eleição na França – país terá 2ª etapa das eleições legislativas.

Eleição na Grécia – país fará nova eleição legislativa.

 

O blog no Twitter.