Poder e política na semana – 16 a 20.jul.2012
Fernando Rodrigues
A presidente Dilma Rousseff começará a 2ª feira (16.jul.2012) recebendo a ministra Miriam Belchior (Planejamento) no Palácio do Planalto. Em seguida, terá reuniões com Celso Amorim (Defesa), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
O vice-presidente, Michel Temer, começará a semana em Belo Horizonte para compromisso ligado a seu partido, o PMDB. No fim da semana, ele representará o Brasil na cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Moçambique.
Ainda na 2ª feira, greves deverão incomodar o governo. Em Brasília, funcionários públicos federais querem protestar na Esplanada dos Ministérios por aumento salarial. Prometem acampamento de 4 dias. Também farão greve trabalhadores do sistema estatal Eletrobrás.
E o Congresso começa a trabalhar mais cedo nesta semana. Haverá sessão já na 2ª feira (geralmente começa na 3ª feira). É uma tentativa dos congressistas de salvarem as férias de meio do ano. Se não terminarem a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 até 3ª feira (17.jul.2012), não terão o recesso de 18 a 31.jul.2012.
A expectativa é que o projeto da LDO seja votado na 3ª feira. Primeiro, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Depois, na sessão do Congresso.
O governo também quer aprovar nesta semana 2 Medidas Provisórias (563/12 e 564/12) do Plano Brasil Maior que estabelecem desoneração tributária e financiamento para alguns segmentos industriais. Ambas expirarão em 1º.ago.2012.
A 4ª feira (18.jul.2012) será o último dia para partidos registrarem seus comitês financeiros. E na 5ª feira (19.jul.2012), haverá reunião do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef), em Brasília.
Na 6ª feira (20.jul.2012), se tudo correr como os políticos de Brasília esperam, a capital do país já estará vazia e parada para o recesso de julho. Mas quando esse período acabar, em agosto, a paralisia continuará: em vez de dedicarem tempo aos mandatos para os quais foram eleitos e são remunerados, a maioria dos congressistas cuidará de campanhas eleitorais (deles mesmos e de aliados).
A seguir, o drive político da semana:
Segunda (16.jul.2012)
Dilma e ministros – presidente começará a semana recebendo Miriam Belchior (Planejamento), Celso Amorim (Defesa), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
Greve na energia – trabalhadores das 14 empresas do sistema estatal Eletrobrás começarão greve por tempo indeterminado, manterão apenas a operação mínima do sistema. Querem reajuste salarial.
Temer em BH – vice-presidente, líder do PMDB, terá compromisso eleitoral na capital mineira.
Grevistas na Esplanada – funcionários públicos federais querem protestar em frente ao centro do poder por aumento salarial durante 4 dias nesta semana.
LDO e férias do Congresso – congressistas não votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 e terão que trabalhar neste início de semana. O recesso vai de 18 a 31.jul.2012, mas só começa após concluída essa votação –que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse esperar que ocorra na 3ª feira (17.jul.2012).
Brasil na África – presidente não estará na Cúpula da União Africana na Eiópia. O Itamaraty deverá participar como observador. Também estará lá Clara Ant, diretora do Instituto Lula e assessora do ex-presidente.
Câmara e a indústria – o governo quer aprovar nesta semana 2 Medidas Provisórias (563/12 e 564/12) do Plano Brasil Maior que estabelecem desoneração tributária e financiamento para alguns segmentos industriais. Ambas expirarão em 1º.ago.2012.
Candidatos públicos – desde domingo (15.jul.2012) o TSE deve publicar automaticamente em seu site informações sobre os candidatos inscritos na eleição. Até então, só entrava no sistema o que os juízes eleitorais autorizavam.
Russomanno e empresas – candidato do PRB a prefeito de São Paulo vai a debate organizado pela Associação Paulista de Empresários. Ele aparece em 2º lugar nas pesquisas.
Otávio Leite e os dentistas – à tarde, candidato do PSDB a prefeito do Rio terá reunião com a Turma do Bem, movimento que pede compromisso dos prefeituráveis com a saúde bucal da população. Deputado federal, ele disse que estará mais cedo em Brasília para as votações da Câmara.
Rodrigo Maia na Tijuca – candidato do DEM a prefeito do Rio fará caminhada para se divulgar.
Inflação – FGV divulga IPC-S.
Terça (17.jul.2012)
LDO – prazo para o Congresso terminar votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013. Se não a concluir, as férias de meio de ano dos congressistas será comprometida. Primeiro, o projeto tem que passar pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Depois, pelo plenário do Congresso.
PMDB na internet – partido vai inaugurar nova página às 10h: www.redepmdb15.org.br.
Pauta do Senado – na pauta da Casa, projetos sobre cotas para ingresso de alunos em universidades e instituições de ensino técnico federais e estaduais.
Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 16.jun a 15.jul.2012. FGV divulga IPC-S Capitais e IGP-10.
Quarta (18.jul.2012)
Dinheiro de campanha – último dia para partidos registrarem seus comitês financeiros.
Impugnação de candidaturas individuais – último dia para qualquer candidato, partido, coligação ou o Ministério Público Eleitoral contestar pedidos de registro feitos pelos próprios candidatos e não pelos partidos.
Dedo-duro – termina prazo para qualquer cidadão com direitos políticos válidos avisar a Justiça Eleitoral sobre inelegibilidade de candidato que tenha pedido registro individual.
Otávio Leite e os escoteiros – candidato do PSDB a prefeito do Rio reúne-se com grupos de escoteiros cariocas.
Quinta (19.jul.2012)
Patriota em Moçambique – ministro das Relações Exteriores participará da 17ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministro das Relações Exteriores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Maputo. Na última semana, Lisboa sediou reunião extraordinária do grupo.
Tombini e a estabilidade – presidente do BC participa da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef), em Brasília.
Inflação – FGV divulga IGP-M Segundo Decêndio.
Sexta (20.jul.2012)
Temer em Moçambique – vice-presidente representará o Brasil na cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Indústria – FGV divulga prévia da Sondagem da Indústria.
Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.