Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 15 a 21.out.2012

Fernando Rodrigues

O mundo da política será dominado nesta e na próxima semana pelos segundos turnos de eleições para prefeitos em 50 cidades.

Passadas as condenações de José Dirceu e de José Genoíno no STF, o mensalão só voltará a ter mais destaque quando o Tribunal começar a definir as penas dos réus, no fim do julgamento. Nesta semana, deve começar a ser analisado o caso do publicitário Duda Mendonça, que fez a campanha presidencial de Lula em 2002.

O segundo turno da eleição paulistana é a disputa que mais chama a atenção por envolver os dois partidos mais antagônicos no plano nacional, representados em São Paulo por Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB).

Está agendado para esta semana o primeiro debate entre Haddad e Serra: 5ª feira (18.out.2012), na Band.

A presidente Dilma Rousseff deverá também participar das campanhas de seus aliados nesta semana. Na 5ª feira, ela estará em Manaus para ajudar a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), que disputa a prefeitura local contra um dos principais desafetos do petismo e do lulismo, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB). No fim de semana (20 e 21.out.2012), ela deve ir a São Paulo e a Salvador ajudar os petistas Fernando Haddad e Nelson Pellegrino.

O Código Florestal, tarefa pendente há meses na agenda de Dilma, deverá ser sancionado ou modificado pela presidente até esta semana.

Na 2ª feira (15.out.2012), o STF retomará o julgamento do mensalão com os votos de Gilmar Mendes, Celso de Melo e Ayres Britto sobre os réus acusados de lavagem de dinheiro.

O PSOL pretende apresentar ao STF nesta semana uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para que o Tribunal se pronuncie sobre a validade das votações que o governo ganhou quando havia compra de votos dos deputados. Alguns ministros do STF já se posicionaram sobre o assunto dizendo que essas votações deveriam ser anuladas. A Reforma da Previdência, aprovada em 2003, é a mais visada.

Na 3ª feira, líderes governistas no Congresso poderão selar de vez o acordo que vai enterrar a CPI do Cachoeira, contrariando o discurso de Lula e do PT de que, em seu governo, as apurações de irregularidades são levadas adiante. Os senadores oposicionistas Randolfe (PSOL-AP) e Álvaro Dias (PSDB-PR) tentam obter as assinaturas necessárias para prorrogar o trabalho da comissão. Está agendada para 4ª feira outra reunião administrativa da CPI.

Ainda esvaziado pelas eleições, o Congresso terá nesta semana uma homenagem a Ulysses Guimarães, líder do PMDB que morreu há 20 anos. Será na 2ª feira, no Senado.

A memória de Ulysses também será celebradano show ''Navegar é preciso'', com Caetano Veloso e Gilberto Gil, na 3ª feira, em Brasília.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (15.out.2012)
Dilma e Gleisi – há quase 2 anos no poder, presidente não mudou o hábito de pouco informar sobre os compromissos que exerce em função do cargo. Mais uma vez, divulgou só o óbvio: receberá a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) às 10h.

Mensalão – STF retomará o julgamento com os votos de Gilmar Mendes, Celso de Melo e Ayres Britto sobre os réus acusados de lavagem de dinheiro. Estão entre os réus o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, e os ex-deputados pelo PT João Magno, Professor Luizinho e Paulo Rocha.

PSOL x PT – deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que entrará com ação no STF para o Tribunal se pronunciar sobre a validade de votações vencidas pelo governo Lula quando houve compra de votos. O alvo será a Reforma da Previdência, aprovada em 2003.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Senado e Ulysses – José Sarney (PMDB-AP) presidirá sessão da Casa em homenagem ao líder do PMDB, falecido há 20 anos. Começará às 17h.

Sarney e os funcionários – presidente do Senado irá, às 8h, ao café da manhã de boas-vindas aos novos servidores da Associação dos Servidores da Casa.

Políticos na TV – horário político voltará a ser transmitido nas cidades em que há segundo turno. Em São Paulo, por exemplo. Cada candidato tem 10 minutos no rádio (às 7h e às 12h) e na TV (às 13h e às 20h30).

Imunidade eleitoral – desde sábado (13.out.2012), nenhum candidato que disputa o 2º turno pode ser preso, exceto em flagrante.

Brasília e concursos públicos – governador Agnelo (PT-DF) sancionará lei que “regulamenta” os exames locais. Entre as regras, por exemplo, está obrigação de a prova ser aplicada até 90 dias após lançamento do edital.

Eleição nos EUA – “Folha” promove, às 19h, em São Paulo, debate sobre a eleição americana. Participarão Derek Shearer, diretor do programa de relações internacionais do Occidental College de Los Angeles, e Geraldo Zahran, professor do departamento de relações internacionais da PUC-SP. Entrada franca. Inscrições pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone (11) 3224-3473, das 14h às 19h.Mais informações neste link.

 

Terça (16.out.2012)
Debate nos EUA – a eleição presidencial americana também está na reta final. O segundo debate entre Barack Obama e Mitt Romney será em Nova York.

Pausa do mensalão – STF fará sessão para tratar de outros casos.

CPI do Cachoeira – após governistas entrarem em acordo para enterrar a investigação, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) deve se juntar ao colega Randolfe (PSOL-AP) na caça por assinaturas para prorrogar a comissão para além de 4.nov.2012, prazo inicial para término dos trabalhos.

Líderes e Cachoeira – o acordo para encerrar a CPI poderá ser confirmado após reunião de líderes nesta 3ª feira.

Requerimentos pendentes – entre as convocações não analisadas pela CPI estão a do ex-ministro das Comunicações de Lula, Hélio Costa (PMDB), do irmão de Marconi Perrilo (PSDB-GO), Antônio Pires Perillo, e do ex-tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff, José de Filippi (PT-SP).

Ulysses, Caetano e Gil – para celebrar a memória de Ulysses Guimarães, estarão juntos num show em Brasilia Caetano Veloso e Gilberto Gil. Às 20h30, no Teatro Ulysses Guimarães, Unip, SGA Quadra 913 Sul , lotes 54/55.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Quarta (17.out.2012)
CPI do Cachoeira – comissão fará sessão administrativa para votação de requerimentos.

Mensalão – STF continuará cuidando de outros assuntos. Retomará o mensalão na 5ª feira (18.out.2012)

Foro privilegiado – o fim da história é conhecido, a proposta será enterrada. Mas o Senado, volta e meia, inventa alguma coisa para parecer sério. O site da Casa divulga que neste mês será escolhido, na CCJ, relator para a proposta do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) de acabar com o foro privilegiado de congressistas em caso de crimes comuns.

Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 16.set a 15.out.2012. FGV divulga IPC-S Capitais e IGP-10.

 

Quinta (18.out.2012)
Dilma em Manaus – presidente participará de comício da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), que disputa o 2º turno da eleição local contra o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB).

Câmara e contratações – até 6ª feira (19.out.2012), Casa fará seminário sobre Boas Práticas em Contratações Públicas. O evento abordará questões ligadas à tecnologia da informação, obras e terceirização.

Debate em São Paulo – a Band programou para esta data seu debate com Serra (PSDB) e Haddad (PT).

 

Sexta (19.out.2012)
Juízes no Rio – CNJ fará o 1º encontro nacional de juízes de cooperação, aqueles que tem a tarefa de fazer a ligação entre juízes para facilitar o correr dos processos.

Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15. FGV publica IGP-M Segundo Decêndio.

 

Sábado (20.out.2012)
Dilma em São Paulo – presidente deverá ir a evento da campanha de Fernando Haddad (PT), que disputa a prefeitura da cidade contra José Serra (PSDB), que ela derrotou na eleição presidencial de 2010.

 

Domingo (21.out.2012)
Dilma em Salvador – presidente deverá ajudar a campanha de Nelso Pellegrino (PT), que concorre com ACM Neto (DEM) pela prefeitura soteropolitana.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.