Receita de jornais nos EUA é a pior em 50 anos
Fernando Rodrigues
A receita dos jornais norte-americanos em 2012 foi 15% menor do que era em 1956. A informação foi compilada pelo site sobre estatísticas da internet Statista.com. Os valores estão corrigidos pela inflação.
Segundo o site, o boom da internet fez a receita dos veículos impressos com anúncios cair mais de 70% desde o ano 2000 –quando a indústria de mídia impressa havia atingido o pico de receita nos EUA. O faturamento com a circulação (venda de jornais e revistas) caiu cerca de 25% nesse período.
O mais alarmante é que a internet, uma possível válvula de escape para as empresas de jornalismo impresso, não está rendendo o suficiente para cobrir as perdas.
A venda publicidade nos sites dos jornais já representa mais de 10% das receitas do setor nos EUA. O problema é que as receitas totais anuais encolheram US$ 45 bilhões desde o ano 2000. No ano passado (2012), o valor total de faturamento foi de R$ 33 bilhões. Ou seja, afirma Statista, “os US$ 3,4 bilhões em venda de anúncios online parecem apenas uma gota d'água no balde”.
O gráfico abaixo mostra a evolução das receitas dos jornais nos EUA de 1956 a 2012. A parte azul clara do gráfico representa os ganhos com anúncios em veículos impressos; a parte verde mostra o faturamento com anúncios online; e a parte azul escura é o que se ganha com a circulação dos impressos. O problema maior, de longe, é a perda de receita publicitária.