Blog do Fernando Rodrigues

EUA têm tenda em Brasília parecida à do Reino Unido em Berlim

Fernando Rodrigues

Em outros países, instalação seria usada para praticar espionagem

Montagem/Reprodução

A embaixada dos Estados Unidos em Brasília tem dentro de suas edificações uma tenda branca com cobertura aparentemente de material plástico, semelhante à usada pela embaixada do Reino Unido em Berlim, que está sendo apontada como centro de espionagem dos britânicos na Alemanha.

No Brasil, a tenda tem cerca de 4 metros de altura e fica no telhado do edifício, na face norte. Não há como saber o que há dentro da estrutura. O Blog indagou à embaixada qual a finalidade da tenda, mas não obteve resposta.

Entre as embaixadas estrangeiras em Brasília, a dos Estados Unidos é uma das que estão bem próximas da Esplanada dos Ministérios e do Palácio do Planalto: fica a cerca de 1.500 metros de distância da sede do Poder Executivo.

Segundo o jornal britânico “The Independent”, a embaixada do Reino Unido na Alemanha abriga uma estação secreta dentro de uma tenda desde 2000. Os britânicos são parceiros dos norte-americanos em espionagem e, junto com Canadá, Austrália e Nova Zelândia formam a união de inteligência “Five Eyes”.

A reportagem do “The Independent” informa que os Estados Unidos mantêm bases de espionagem nos tetos de diversas embaixadas pelo mundo, inclusive em Madrid, na Espanha (foto acima). Essas estações coletariam dados e os enviariam à sede da Agência Nacional de Segurança (NSA) no território norte-americano.

Abaixo, imagem de satélite do teto da embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

tendamaps
(Bruno Lupion)

O blog está no Twitter e no Facebook.