Blog do Fernando Rodrigues

Site próximo ao PT aponta uso de “robôs” por Campos e Aécio na web

Fernando Rodrigues

Técnica eleva artificialmente a relevância de páginas nas redes sociais

Campos nega prática e afirma que perfil foi atacado; Aécio se diz alvo de calúnias

(texto atualizado às 19h42)

A equipe de comunicação de Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, estaria utilizando perfis falsos nas redes sociais, conhecidos como “robôs”, para aumentar a sua influência, acusou na 4ª feira (9.abr.2014) o “Muda Mais”. Esse site tem registro anônimo no exterior e é comandado por pessoas que trabalham próximas ao PT, segundo apurou o Blog.

A acusação do site pró-PT não pode ser comprovada.

O ''Muda Mais'' diz ter analisado 4 posts de Campos no Twitter e concluiu que cada um deles havia sido replicado por 5 mil ''robôs'' diferentes. Também publicou uma lista dos supostos 5 mil ''robôs'' que teriam replicado os posts de Campos. Nesta 5ª feira (10.abr.2014), o site acusou a campanha do tucano Aécio Neves de também usar ''robôs''.

A prática é malvista nas redes sociais pois atribuiu uma falsa aparência de relevância para determinados perfis ou mensagens.

Este pode ser um dos primeiros episódios de ataque virtual em massa na campanha presidencial deste ano. Para desmoralizar um determinado perfil no Twitter, basta inundá-los de retuítes de ''robôs'', algo facilmente perceptível.

Este caso envolvendo o uso de ''robôs'' tem vários aspectos obscuros.

O ''Muda Mais'' fez a acusação contra Eduardo Campos na tarde do dia 9.abr.2014, por volta de 16h. Ao descrever o uso de ''robôs'', o site pró-PT indicou que sua equipe monitora as operações de internet de adversários de Dilma Rousseff.

No final desse mesmo dia 9.abr.2014, a equipe de Eduardo Campos escreveu a respeito do caso dos perfis falsos em suas páginas no Facebook e no Twitter. Afirmou que condenava “veementemente” o uso de ''robôs'' nas redes sociais. Como essa postagem se deu por volta de 19h, parecia ser uma resposta à acusação do ''Muda Mais''.

Ocorre que bem antes disso, conforme pode comprovar o Blog, a própria equipe de Campos havia enviado uma notificação ao Twitter na qual relatava ter detectado uma enxurrada de retuítes feitos por perfis fakes/''robôs'', todos com zero seguidor. O mesmo procedimento também foi registrado contra o perfil da Marina Silva.

As postagens de Campos e de Marina começaram a ser afetadas por ''robôs'' a partir do início de abril.

A campanha de Campos também afirmou que o suposto ataque “dificilmente se trata de coincidência, visto que o mesmo aconteceu com o perfil de Marina Silva”, mas não apontou quem teria sido o autor.

Em nota à imprensa, a campanha de Aécio não nega explicitamente o uso de ''robôs'', mas diz ser alvo de calúnias de uma ''rede clandestina'' a serviço do PT.

Abaixo, reprodução da acusação do ''Muda Mais'' e a postagem de Campos.

 

mudamais

 

eduardo

O blog está no Twitter e no Facebook.