Blog do Fernando Rodrigues

58,5% dos paulistanos não decidiram voto para presidente, diz pesquisa

Fernando Rodrigues

Entre os indecisos, desempenho passado dos candidatos é o quesito mais importante

Reprodução

Mais da metade dos eleitores residentes na cidade de São Paulo –58,5%– ainda não sabe em quem votará nas eleições presidenciais de outubro, segundo pesquisa da agência Rino Com divulgada nesta 3ª feira (12.ago.2014). O alto percentual indica que os candidatos ao Planalto ainda não conquistaram a atenção de boa parte do eleitorado.

O levantamento aponta que apenas 23% dos paulistanos já têm um candidato preferido. Outros 18,5% estão decididos a anular ou votar em branco.

Os pesquisadores perguntaram aos eleitores que não decidiram seu voto quais motivos os levariam a votar em um ou outro candidato. Para 35% desse universo, o mais importante é o político mostrar seu desempenho passado e suas realizações em outras gestões. A imagem do candidato é considerada muito importante para 28% dos indecisos. Para 27%, fazer boas propostas pode conquistar seu voto.

Apenas 11% dos indecisos responderam que a melhora da economia é preponderante na decisão eleitoral. Mas isso não significa que os eleitores não estejam preocupados com o tema. Para 75% dos entrevistados, a economia brasileira não vai melhorar –39% responderam que ela “vai ficar como está” e 36%, que “vai piorar”. Apenas 19% acreditam que o desempenho econômico do país “vai melhorar”. Outros 6% não souberam responder.

Indagados sobre o que mais desejam para o Brasil, a saúde é apontada como o serviço mais importante por 40% dos entrevistados. Em seguida vem a educação, com 25%. Segurança foi considerada prioritária para 19%. Outros 17% elencaram a honestidade e a ética como valor preponderante.

Consumo de informação
A pesquisa também identificou quais meios de comunicação são mais utilizados pelos eleitores para se manterem informados. A televisão é o principal, assistida por 91%. Em seguida vem a internet, com 57% –entre os eleitores com curso superior, a web supera a TV como fonte de informação.

O rádio é o terceiro meio mais utilizado, por 44% dos eleitores. Jornais vêm em quarto, com 30%, sendo que mais da metade dos seus leitores têm curso superior. Revistas estão em último, com 7%.

O levantamento da Rino Com entrevistou 400 pessoas nas 5 regiões da capital paulista nos dias 24 a 29 de julho. Está registrada no TSE sob o protocolo BR 00305/2014.

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