Blog do Fernando Rodrigues

Procuradores suíços fazem busca e apreensão no HSBC em Genebra

Fernando Rodrigues

Procuradores suíços fizeram hoje (18.fev.2015) uma busca e apreensão de documentos na filial de Genebra do HSBC. Trata-se de uma operação relacionada a um inquérito que investiga possível participação do banco em lavagem de dinheiro –o caso SwissLeaks, que foi revelado mundialmente pelo ICIJ.

Segundo a BBC, os promotores declararam que estavam investigando o HSBC Private Bank e pessoas suspeitas ''de lavagem de dinheiro agravada”. O banco informou que estava ''cooperando com as autoridades suíças''.

No Brasil, cerca de 8.000 pessoas estão relacionadas às contas bancárias secretas do HSBC suspeitas de patrocinarem sonegação fiscal e evasão de divisas.

O UOL é parceiro do ICIJ na investigação do SwissLeaks, por meio deste Blog, e está analisando e investigando todas as informações ligadas a contas de brasileiros no HSBC na Suíça.

As autoridades brasileiras, por meio de órgãos de controle da administração federal, até agora não enxergaram crimes novos no caso SwissLeaks, apesar de já terem analisado parte dos dados há mais de 3 meses. A Receita Federal informou que pretende analisar o caso, mas nada foi feito até agora.

O blog está no FacebookTwitter e Google+.