Blog do Fernando Rodrigues

A falência do futebol e a curiosa programação da TV aberta

Fernando Rodrigues

O futebol brasileiro vai mal por várias razões. Uma delas é pouco analisada nem mencionada: a exposição errática das marcas dos clubes mais importantes na TV aberta.

Tome-se como exemplo o que vai acontecer neste domingo (8.mar.2015).

Em São Paulo haverá um clássico entre duas equipes importantes: São Paulo X Corinthians.

No Rio de Janeiro, outro clássico: Fluminense X Botafogo. Em Minas Gerais, um grande confronto: Cruzeiro X Atlético.

E qual será o jogo a ser transmitido ao vivo pela TV aberta fora do eixo Rio-SP? O fantástico embate entre Bonsucesso X Vasco. Eis a programação publicada hoje em Brasília pelo jornal “Correio Braziliense”:

Jogos-8mar2015

Muito provavelmente nunca passou pela cabeça de dirigentes de grandes clubes de futebol (os que têm grandes torcidas) negociar a exposição de suas equipes na TV aberta fora do eixo Rio-SP. Nenhum dirigente de futebol talvez pergunte para a TV Globo quantas vezes seu time será visto, ao vivo numa tarde de domingo, em praças como Brasília, Bahia, Amazonas, Roraima ou Maranhão.

Esse é mais um erro administrativo-gerencial das grandes marcas do futebol brasileiro. Ao fecharem contratos pensando apenas no dinheiro (os direitos de imagem pagos pela TV Globo) e em quantas vezes seus jogos serão transmitidos em seus Estados, perdem a oportunidade de avançar com suas marcas para localidades nas quais há consumidores e torcedores desassistidos.

Hoje, neste domingo (8.mar.2015), muitos torcedores-consumidores que vivem acima do trópico de Capricórnio no Brasil vão assistir ao jogo Bonsucesso X Vasco (a programação de futebol da TV Globo em Brasília é, em geral, replicada, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Sim, é verdade que nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste a tendência é sempre maior de haver torcedores de times do Rio de Janeiro. Ainda assim, mostram as pesquisas sobre o tamanho de cada torcida, parece evidente que um clássico (não importa entre quais times nem de qual Estado) teria mais audiência em Manaus ou em Teresina do que Bonsucesso e Vasco.

São Paulo, Corinthians, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético, só para citar os times que disputam clássicos hoje, poderiam estar vendendo suas marcas em mercados importantes do país. Mas por uma decisão curiosa da TV Globo, esses times hoje ficarão circunscritos a seus Estados –perdendo muito dinheiro, pois deixam de expor suas marcas na TV aberta.

Esse é apenas um aspecto marginal da quase falência do futebol brasileiro. Mas certamente tem algum peso na situação depauperada da finanças do times nacionais.

O blog está no FacebookTwitter e Google+.