Para presidente do Conselho de Ética, papéis são “complicador” para Cunha
Fernando Rodrigues
José Carlos Araújo (PSD-BA) comandará processo
Para ele, nova representação é desnecessária
Veja os papéis que mostram citações a Cunha
PSOL vai aditar representação na 3ª feira
O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), acredita que os papéis relacionados a contas na Suíça atribuídas a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) serão “um complicador” para o presidente da Câmara.
A TV Globo, em Brasília, divulgou no começo da tarde desta 6ª feira (16.out.2015) cópias de papéis indicam a abertura e o controle das contas na Suíça por parte de Eduardo Cunha. A reportagem foi do jornalista Vladimir Netto.
Segundo José Carlos Araújo, não será necessária uma nova representação ao Conselho de Ética para agregar novas informações ao processo. Para o presidente do colegiado, não há necessidade de “aditamento” da representação, isto é, da inclusão das novas provas. “Vamos indicar o relator, e caberá a ele reunir o material. Essa documentação poderá estar no relatório”, disse.
Mesmo assim, o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), disse que o partido irá “aditar” na 3ª feira o pedido, anexando a documentação divulgada hoje. “Vamos ajudar o relator”, disse Chico.
A representação deve ser encaminhada formalmente ao Conselho de Ética na 3ª, dando início ao processo. Só então será escolhido o relator do processo.
Veja abaixo os papéis divulgados pela reportagem da TV Globo (clique nas imagens para ampliar). Ou clique aqui para baixar as imagens em formato PDF.
Na última 3ª feira (13.out.2015), as bancadas do PSOL e da Rede entregaram uma representação contra Cunha. Ao todo, 48 deputados de 8 partidos (PT, PSOL, Rede, PSB, PPS, Pros, PDT e PMDB) assinam a representação na ocasião.
Hoje, segundo Chico Alencar, já são 55 parlamentares de 10 partidos assinando a representação. “Espero que esse número cresça”, disse.
O Conselho de Ética tem 21 integrantes. José Carlos Araújo foi eleito presidente do colegiado em 12.mar.2015. O mandato é de 2 anos. Na disputa de março, ele venceu com 13 votos contra 8 do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). À época, Eduardo Cunha apoiou Faria de Sá.
As informações deste post foram reunidas pelo repórter do UOL André Shalders.
Segundo o Ministério Público, pelo menos 4 contas controladas pelo presidente da Câmara, cujos comprovantes foram divulgados, teriam recebido recursos provenientes do esquema de corrupção na Petrobras.
Esta afirmação do do Ministério Público Federal (MPF) está em denúncia encaminhada ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, na última 4ª feira (14.out.2015). Leia aqui a íntegra da denúncia.
Na noite de ontem, o ministro Teori Zavascki aceitou a denúncia do MPF e determinou a abertura de um novo inquérito contra Cunha. Leia aqui a íntegra da decisão de Zavascki.
Em 20.ago.2015, Cunha já havia sido denunciado ao STF. A denúncia foi formalizada depois do lobista Júlio Camargo dizer, em delação premiada, que havia pago US$ 5 milhões a Cunha.