Blog do Fernando Rodrigues

Políticos citados negam irregularidades ou não comentam

Fernando Rodrigues

Todos os políticos relacionados a contas no HSBC na Suíça foram procurados

O empresário e dirigente nacional do PSDB, Márcio Fortes, consultado sobre o fato de seu nome estar no acervo do HSBC, disse: “Essas contas não são minhas”. Ele declara que nunca teve e não tem contas em seu nome no exterior.

Segundo Fortes, entretanto, a data de nascimento registrada nas fichas do HSBC e seu endereço residencial, onde morou até 2003, são verdadeiros.

Fortes especula que as duas contas abertas em 1991, já encerradas e com saldo zerado em 2006/2007, possam estar relacionadas a um trabalho que ele prestou para a organização WBSC (World Business Council for Sustainable Development), sediada em Genebra.

Ele foi contratado pela WBSC para trabalhar nos preparativos da conferência do clima Rio-92, também chamada à época de Eco-92, e diz que a movimentação financeira relativa à organização do evento era feita na Suíça. “Os recursos que usei no meu trabalho eram suíços”, disse. Ele afirma ter sido desligado da WBSC 2 meses após o encerramento da Rio-92.

Indagado sobre a terceira conta relacionada a seu nome, aberta em dezembro de 2003 e ainda ativa em 2006/2007, com saldo de US$ 2,4 milhões, Fortes afirma desconhecê-la. Essa conta está vinculada à offshore Aframfran Holdings Limited, com sede em Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, um conhecido paraíso fiscal. Além de Fortes, há outros 4 membros de sua família ligados à conta.

“Não declarei essas contas porque elas não são minhas”, afirmou. “Sempre tive muito cuidado com as contas enviadas ao TSE. Minhas declarações de bens à Justiça Eleitoral devem estar certas”, disse.

Fortes pondera que assinou muitos papéis como presidente da João Fortes Engenharia, sua empresa, e não recorda de todos. “Na minha vida de empresário, imagina a quantidade de papéis que eu assinei e não me recordo. Não por irresponsabilidade, mas porque você faz parte do estatuto da empresa e é sempre solicitado a assinar documentos. Não sei quem me enrolou com o HSBC. Não me lembro de ter passado na minha frente qualquer coisa relacionada a HSBC”, disse.

Ele menciona que sua empresa tem uma subsidiária internacional, a JF International, da qual ele foi presidente. Mas reafirma que nunca teve conta em seu nome no exterior: “Dinheiro meu eu nunca tive fora do Brasil”.

Fortes também defendeu sua atuação partidária no PSDB e disse ser “um homem de bem, um radical cumpridor da lei”. Ele continua: “Só fiz trabalhos honestos na vida. Fui tesoureiro de campanhas eleitorais, fui responsável pelas finanças do (José) Serra em 2002 e deixei minha marca, não há nenhum registro de irregularidade”, afirmou.

Lirio Parisotto, segundo suplente do senador e atual ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), informou na 3ª feira, por meio da assessoria de sua empresa, a Videolar, que já havia se manifestado sobre suas contas no HSBC da Suíça às revistas “Época” e “IstoÉ Dinheiro”. Naquela ocasião, Parisotto disse que todos os seus bens e valores haviam sido declarados à Receita e ao Banco Central. Ao UOL, Parisotto afirmou: “Fui eleito segundo suplente ao Senado em 2010. Não faço negócios com o governo. Nem eu e tampouco as empresas as quais controlo”.

A reportagem entrou em contato com a Videolar novamente na 4ª feira para indagar Parisotto sobre a ausência de contas no HSBC da Suíça em sua declaração de bens enviada à Justiça Eleitoral em 2010, quando concorreu a segundo suplente de senador. A assessoria de imprensa da companhia preferiu não comentar.

Daniel Sampaio Tourinho, presidente do PTC, foi contatado pelo UOL na 2ª feira, por meio da sede nacional do seu partido. Na 3ª feira pela manhã, sua secretária, Letícia, confirmou o recebimento do e-mail e disse que faria a mensagem chegar a Tourinho. A reportagem voltou a entrar em contato na 4ª feira e reforçou o pedido com a assessoria de imprensa da legenda. Tourinho não respondeu até a publicação desta reportagem.

Nelly Maluf Jafet, irmã do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), morreu em 2014. Therezinha Maluf Chamma, 86 anos, também irmã de Maluf, afirmou ao UOL que nunca teve e não tem dinheiro no HSBC da Suíça. “Se tiver dinheiro lá, o sr. pode ficar com ele”, disse à reportagem.

Ela também afirmou desconhecer a Fondation Alaris, offshore vinculada a seu nome. “Sou parente de político, mas não falo com ele [Paulo Maluf] há mais de um ano. Não tenho negócios com ele”, disse. Therezinha confirmou a data de nascimento que consta em seu registro nos arquivos do HSBC.

O UOL entrou em contato na 3ª feira e na 4ª feira com o PDT do Rio, ao qual o ex-prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, ainda é filiado. A assessoria de imprensa da legenda não conseguiu localizá-lo. A reportagem também ligou para o advogado de Silveira, Murilo João do Nascimento Heusi, que se recusou a encaminhar a mensagem a seu cliente ou fornecer seus contatos.

José Roberto Mocarzel, ex-secretário de Obras de Niterói, afirmou por meio de seu advogado, Guilherme Valdetaro Mathias, que desconhece a existência de contas no HSBC da Suíça em seu nome.

Marcelo Arar, vereador do Rio pelo PT, cuja conta no HSBC está vinculada a outros membros de sua família, enviou na 3ª feira a seguinte mensagem ao UOL: “Estou completamente surpreso e desconheço qualquer conta no exterior. Em 1990 eu tinha 15 anos de idade, entrei para política em 2011 aos 36 anos”.

Uma das contas relacionadas a Arar foi aberta em abril de 1990 e encerrada em março de 1998. A outra, aberta em março de 1998, ainda estava ativa em 2006/2007, quando os dados foram extraídos do HSBC em Genebra.

Marcelo Arar disputou sua primeira eleição em 2008, quando concorreu a o cargo de vereador na cidade do Rio de Janeiro, filiado então ao PSDB. Em 2012, disputou novamente, naquela oportunidade já pelo PT. Suas declarações de bens entregues à Justiça Eleitoral em 2008 e em 2012 não mencionam a existência de uma conta no HSBC da Suíça.

O UOL voltou a entrar em contato com Arar, por meio de seu gabinete, na 4ª feira, mas não obteve resposta. Ele não comentou o fato de outras duas pessoas de sua família estarem relacionadas à conta no HSBC de Genebra, André Arar e Eliane Bagrichevsky Arar.

CONTAS DECLARADAS
Tiago
, Gabriel e Juliana Nascimento de Lacerda, filhos de Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte pelo PSB, enviaram à reportagem cópias de suas declarações à Receita Federal e ao Banco Central. Os três demonstraram que seus depósitos no HSBC da Suíça haviam sido informados às autoridades brasileiras.

Participam  da série de reportagens SwissLeaks os jornalistas Bruno Lupion (do UOL) e Chico Otavio, Cristina Tardáguila e Ruben Berta (do jornal “O Globo”)

Políticos do PSDB, PT, PMDB, PDT, PTC e PP ligados a contas do HSBC

UOL cruzou dados de mais de 700 políticos com a lista do SwissLeaks

Leia tudo sobre o caso SwissLeaks-HSBC no Brasil

O blog está no FacebookTwitter e Google+.