Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 28.mai a 3.jun.2012

Fernando Rodrigues

Eis 6 fatos que farão o drive político da semana:

1) A repercussão do pedido que Gilmar Mendes, ministro do STF, diz ter recebido de Lula para atrasar o julgamento do mensalão;

2) Os vetos ao Código Florestal e MP sobre o assunto saem nesta 2ª feira no “Diário Oficial”;

3) Os bancos vão reagir a Guido Mantega (Fazenda)? O ministro disse esperar 1 mês para que venha uma redução de até 40% nas taxas de juros.

4) No caso Cachoeira, dois fatos que merecem ser citados: nesta 3ª feira (29.mai.2012), o senador Demóstenes Torres depõe no Conselho de Ética do Senado. No mesmo dia, a CPI vota a quebra do sigilo nacional da empreiteira Delta e a convocação dos governadores Agnelo Queiroz (PT-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ);

5) PT e PSDB se movem. Nesta 2ª feira, petistas fazem evento em São Paulo com Fernando Haddad e Marta Suplicy. Na 4ª feira, o PSDB realiza encontro em Brasília com seus principais pré-candidatos a prefeito;

6) No TSE aumenta a expectativa para duas decisões: Vai autorizar o PSD de Gilberto Kassab a receber mais dinheiro do fundo partidário? Derrubará a decisão que impede candidatura de quem teve contas de campanha rejeitadas em outras eleições?

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (28.mai. 2012)
Dilma e o Código Florestal – ''Diário Oficial da União'' publicará em detalhes os vetos dados pela presidente ao projeto aprovado pela Câmara dos Deputados. O Palácio do Planalto enviará ao Congresso uma Medida Provisória com as regras que Dilma definiu para o assunto.

DEM x Dilma – partido deverá ir ao STF para contestar Dilma alegando que não se pode editar MP sobre matéria já aprovada pelo Congresso antes que os congressistas analisem os vetos.

Dilma e a Vale – receberá o presidente da empresa, Murilo Ferreira, às 11h. Também na agenda da petista a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), às 9h30, e o ministro Guido Mantega (Fazenda), às 17h.

Comissão da Verdade – grupo se reúne em Brasília até 3ª feira (29.mai.2012) para estabelecer suas prioridades.

Salários divulgados – ''Diário Oficial da União'' apresentará ato do governo federal regulamentando a publicação de salários dos seus funcionários. Senado e Câmara deverão seguir os mesmos critérios. Ficarão de fora só os empregados de empresas públicas que trabalham em regime de concorrência.

Haddad e Marta – pré-candidato do PT a prefeito de São Paulo e a senadora que quis ser candidata estarão juntos em seminário de deputados estaduais do partido sobre mobilidade urbana.

Russomano e Giannazi na Record – emissora começa série de sabatinas com pré-candidatos a prefeito de São Paulo com os representantes do PRB e do PSOL. O portal “R7” transmitirá os eventos ao vivo a partir das 16h. A TV “Record News” exibirá reprise a partir de 0h.

Mais deputados – TSE faz audiência pública para discutir criação de mais vagas de deputados federais. Se aprovada, fará com que haja mais deputados estaduais também.

Gilmar Mendes no Amazonas – ministro do STF dará palestra sobre ''Direitos Políticos e a Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal'', na Escola Superior da Magistratura do Amazonas, em Manaus, às 19h. Depois, haverá coquetel e sessão de autógrafos das últimas obras de Mendes.

Abolição da escravidão – às 11h, na Câmara, comemoração pelos 124 anos do fim do regime de escravidão legal no país.

Cúpula do Mercosul – encontro acontecerá em Mendoza, na Argentina, até 3ª feira (29.mai.2012).

Indústria – FGV divulga sondagem sobre o setor.

 

Terça (29.mai.2012)
Depoimento de Demóstenes – senador de Goiás, ex-DEM, terá que se explicar ao Conselho de Ética do Senado a partir das 9h30. Foi aconselhado a não falar sobre as conversas com Cachoeira, reveladas por grampos autorizados. Seus advogados consideram as gravações ilegais. Aqui, agenda do conselho.

Cachoeira na Cadeia – há 3 meses, em 29.fev.2012, o empresário foi preso pela Polícia Federal.

CPI x governadores e Delta – comissão fará reunião administrativa. Serão votados requerimentos para quebrar o sigilo nacional da empreiteira e convocar para depoimento Agnelo Queiroz (PT-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Também será definido o primeiro-vice-presidente da CPI.

Serra e Paulinho na Record – no 2º dia das sabatinas, emissora entrevistará os pré-candidatos do PSDB e do PDT. Ao vivo no “R7” a partir de 16h e reprise na TV “Record News” a partir de 0h.

Toffoli no TSE – ministro do STF, ex-advogado do PT, assume vaga de titular no Tribunal Superior Eleitoral. Se não houver imprevistos, ele presidirá a corte durante as eleições de 2014.

DEM na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

PSDB e o pré-sal – partido de oposição ao governo Dilma oferecerá almoço e palestra sobre “as incertezas que deixam o Brasil para trás”. Das 12h às 15h30, em Brasília (Espaço Renata La Porta, no Lago Sul).

Líderes na Câmara – presidente da Casa afirmou que não serão votadas Medidas Provisórias nesta semana. A reunião de líderes decidirá quais projetos serão votados pelo Plenário entre os que estão nesta lista.

Marco Maia e o Marrocos – presidente da Câmara receberá o presidente da Câmara dos Conselheiros (Senado) do Marrocos, Mohamed Cheikh Biadillah.

Política econômica – Copom apresenta avaliação técnica sobre a conjuntura econômica. Na 4ª feira (30.mai. 2012) divulga nova taxa básica de juros.

 

Quarta (30.mai.2012)
Dilma e a ONU – presidente hospeda cerimônia de entrega do Prêmio Objetivos do Milênio, no Palácio do Planalto, pela manhã.

Delta na CPI – o ex-diretor da empresa no Centro-Oeste, Cláudio Abreu deverá depor na comissão. Também deverão comparecer José Olímpio, Gleyber Ferreira, Lenine Souza e Jaime Rincon, suspeitos de integrarem o grupo de Cachoeira.
Dúvida do Blog: vão falar ou ficarão também em silêncio, como Cachoeira?

Juros – à tarde, Copom redefine a taxa básica de juros (Selic), que vem caindo: começou o ano em 10,5% ao ano, passou a 9,75% ao ano em março e a 9% ao ano em abril.
Expectativa geral (e do Blog também): só se fala em corte, que pode ser de 0,25 a 0,75 ponto percentual.

PSDB nas eleições – partido reunirá em Brasília seus principais pré-candidatos a prefeito. Das 9h às 13h30 no Carlton Hotel.
Dúvida do Blog: José Serra vai participar?

Soninha e D’Urso na Record – no 3º dia de sabatinas participam os pré-candidatos do PPS e do PTB. Ao vivo no “R7” a partir de 16h e reprise na TV “Record News” a partir de 0h.

Protesto na alfândega – auditores fiscais da Receita Federal farão operação padrão para reivindicar aumento salarial. O ato afetará a liberação de mercadorias em portos, aeroportos e fronteiras.

Emprego e desemprego – Dieese publica pesquisa mensal sobre o assunto.

Inflação industrial – IBGE divulga Índice de Preços ao Produtor – Indústrias de Transformação.

Inflação – FGV divulga IGP-M.

 

Quinta (31.mai.2012)
Demóstenes na CPI – está agendado no cronograma da comissão depoimento do senador de Goiás, ex-DEM, protagonista do escândalo do envolvimento de políticos com Carlinhos Cachoeira.

Chalita e Haddad na Record – no 4º dia das sabatinas participam os pré-candidatos do PMDB e do PT. Ao vivo no “R7” a partir de 16h e reprise na TV “Record News” a partir de 0h.

Tribunais de Contas e a Lei de Acesso – o TCE do Tocantins sedia evento nacional sobre o assunto com participação de representantes de diversos TCs do país.

DEM na TV – ex-partido de Demóstenes Torres terá 10 minutos contínuos em rede nacional pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV. Terá também mais 5 minutos divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Consumo – CNI divulga Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC).

Indústria – IBGE divulga pesquisa mensal sobre produção nacional do setor.
Comentário do Blog: esse indicador é vital para medir o que vai acontecer com a economia neste ano.

Crise na Europa – Irlanda faz referendo sobre o pacto fiscal do continente.

 

Sexta (1º.jun.2012)
Cachoeira no tribunal – empresário que dá nome à CPI do momento prestará depoimento na Justiça de Goiás.
Informação do Blog: Cachoeira vai falar e sinalizará como será sua atitude daqui em diante sobre os outros envolvidos no atual escândalo.

Netinho e Levy Fidelix na Record – no 5º e último dia das sabatinas participam os pré-candidatos do PC do B e do PRTB. Ao vivo no “R7” a partir de 16h e reprise na TV “Record News” a partir de 0h.

 

Sábado (2.jun.2012)
Lula e Haddad – ex-presidente participará, em São Paulo, de evento com o pré-candidato do PT a prefeito da cidade.

 

Domingo (3.jun.2012)
Prévias do PT – cúpula do partido repetirá a disputa para definir o candidato no Recife: o atual prefeito, João da Costa, ou Maurício Rands. Costa venceu a 1ª votação, anulada pelo comando petista por divergências a respeito do nº de filiados aptos a votar. Lula e Eduardo Campos apoiam Rands.

 

O blog no Twitter.