Serra fica fora do jogo se não disputar Prefeitura de SP, diz presidente do DEM
Fernando Rodrigues
O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino (RN), acha que o tucano José Serra deve entrar na disputa pela Prefeitura de São Paulo. “O Serra hoje está fora do jogo. Se não entrar, suas chances mais adiante são mínimas, quase nem existiriam”, diz o líder do DEM.
O PSDB enfrente no momento um impasse. O partido convocou eleições prévias entre seus filiados –que vão escolher quem será o candidato da sigla a prefeito de São Paulo. Essa votação está marcada para o dia 4 de março, mas Serra não se inscreveu.
“Ele não tem nada a perder, só a ganhar. Se ganhar, será prefeito de São Paulo e acumulará forte capital político. Se perder, também terá feito uma reentrada no jogo. Hoje, Serra está fora do jogo para2014”, diz Agripino.
Indagado sobre como Serra poderia eventualmente ser candidato a presidente em 2014 se entrar agora na disputa e ganhar a Prefeitura de São Paulo, Agripino respondeu: “Mas aí estamos antecipando muito as coisas. O fato é que hoje ele está fora do jogo. Se não entrar, continua de fora. A disputa para 2014 é uma outra história”.
Segundo o presidente nacional do DEM –partido que nos últimos 20 anos fez sólidas alianças eleitorais com o PSDB–, as conversas em São Paulo entre as duas siglas têm sido conduzidas pelo governador paulista, o tucano Geraldo Alckmin. “Ele nos disse que Serra tinha emitido sinais que indicavam uma possibilidade, mas não com certeza, de entrada na disputa pela Prefeitura de São Paulo”.
Agripino diz que o DEM já tem pré-candidato lançado para prefeito de São Paulo, Rodrigo Garcia, mas que a legenda estará “sempre disposta a conversar”. Agora, afirmou, “Serra terá dizer quais são as suas necessidades para que venha a ser candidato”. Por enquanto, ressaltou, “o candidato do DEM tem nome e é Rodrigo Garcia”.
Na semana passada, antes do Carnaval, Serra telefonou a Rodrigo Garcia e ambos ficaram de conversar pessoalmente. O encontro deve acontecer só agora, pois o tucano passou o feriado fora de São Paulo.