Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 19 a 25.mar.2012

Fernando Rodrigues

A semana começa com repercussões ainda da crise de relacionamento entre Palácio do Planalto e Congresso. Depois de os senadores do PR decidirem fazer oposição ao governo, os deputados dessa sigla ensaiam algum movimento na mesma linha. PTB e PSC, outros aliados do governo insatisfeitos por não possuírem representantes no primeiro escalão também ameaçam rebelião.

No esporte, repercussão para a entrevista d o ex-jogador Ronaldo ao programa Poder e Política. Ele fala em presidir a CBF pós-Copa de 2014.

A presidente Dilma Rousseff começa a 2ª feira (19.mar.2012) em reunião com o governador de Roraima, José de Anchieta (PSDB), às 11h. À tarde recebe os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), às 15h, Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), às 16h30, e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação), às 18h. Na 3ª feira (20.mar.2012), ela lança o “Pronacampo”, versão rural do “Pronatec”, programa de capacitação profissional para jovens.

Na 2ª feira haverá também oportunidade para medir a popularidade de José Serra com seus companheiros de PSDB antes da prévia marcada para domingo (25.mar.2012): é o dia em que ele completa 70 anos.

Também nesta 2ª feira completa-se um ano da morte de José Alencar, que foi vice de Lula por 8 anos.

Deputados e senadores, como sempre, começam a semana na 3ª feira. Desta vez, ainda envolvidos na bagunça causada por Dilma ao trocar seus líderes na Câmara e no Senado. Os principais problemas do governo estão na Câmara, onde estão parados o Código Florestal e a Lei da Copa, prioridades absolutas da presidente.

Na 4ª feira (21.mar.2012), voltarão a ser distribuídos panfletos católicos contra a presidente em São Paulo. O líder do ato é o bispo de Guarulhos, Luiz Gonzaga Bergonzini, que é contra flexibilizar a lei do aborto.

Na 5ª feira (22.mar.2012) ocorre a 1ª eleição para prefeito relevante de 2012. Será em Campinas. Acontece fora de época porque a cidade vive uma crise institucional: o prefeito, Hélio de Oliveira Santos (PDT), e seu vice, Demétrio Vilagra (PT), foram cassados pelos vereadores da cidade. Agora, os eleitores campineiros vão eleger um interino para governá-los até jan.2013, quando deve assumir o posto, definitivamente, um político eleito em out.2012.

E no domingo (25.mar.2012) serão realizadas as prévias do PSDB na cidade de São Paulo. Militantes deverão escolher seu candidato a prefeito  entre José Serra, José Aníbal e Ricardo Trípoli.

A seguir, o drive político da semana:


Segunda (19.mar. 2012)
Dilma e seus ministros – o primeiro compromisso oficial da presidente é uma inusitada reunião com o governador de Roraima, José de Anchieta (PSDB), às 11h. À tarde recebe os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), às 15h, Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), às 16h30, e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação), às 18h.

Sindicatos e Mantega – centrais sindicais aguardam Ministério da Fazenda chamá-las para uma prometida reunião sobre Imposto de Renda incidente na Participação nos Lucros.

CPI dos Transportes – com o PR do Senado fora da base governista, o líder do PSDB na Casa, Álvaro Dias (PSDB-PR), tentará conseguir as 4 assinaturas que faltam para abrir a investigação sobre o Ministério. Ele tem 23 das 27 necessárias. Problema: o motivo do inquérito são supostas irregularidades do período em que o PR comandou os Transportes.

Aniversário de José Serra – ex-governador de São Paulo, pré-candidato a prefeito de São Paulo, completa 70 anos.

José Alencar – faz 1 ano que morreu o ex-vice-presidente da República. Ele era filiado ao PRB, mesmo partido do ministro Marcelo Crivella (Pesca), ligado à Igreja Universal e à TV Record.

Aniversário do PPS – nesta data o partido obteve registro na Justiça Eleitoral. É um grupo do antigo PCB que adotou o nome atual em 1992.

Eduardo Campos e a Copa – governador de Pernambuco, do PSB, inaugura obras no Porto do Recife. O governo espera poder receber grandes navios quando o trabalho for concluído.

Ipea e o PIB – presidente do Instituto, Márcio Pochmann, divulga pesquisa com projeções de entidades do setor produtivo sobre crescimento do PIB, taxa de juros, câmbio e balança comercial. Às 14h30, no escritório da Presidência da República em São Paulo.

Indústria – CNI divulga Índice de Confiança do Empresário Industrial.

Inflação
– Fipe divulga IPC referente ao período de 15.fev a 15.mar.2012. FGV publica IPC-S Capitais e IGP-M Segundo Decêndio.

 

Terça (20.mar.2012)
Dilma e o campo
– lança o “Pronacampo”, versão rural do “Pronatec”, programa de capacitação profissional para jovens.

Rebelião  na base – deputados do PTB e do PSC, aliados do governo, farão reunião para discutir possível saída da base governista.

Copa do Mundo – após a troca de líderes do governo no Congresso a bagunça foi instalada de vez entre deputados e senadores. O trabalho continua atrasado: na fila está a Lei da Copa, cheia de pontos polêmicos. Pode ser votada em sessão extraordinária da Câmara.

Código Florestal – o governo também tem dificuldades de votar o projeto de reforma do Código. A depender de acordos improváveis, o texto também pode ir à sessão extraordinária da Câmara nesta semana.

Medidas Provisórias 9 MPs trancam a pauta da Câmara. A 1ª delas é a MP 549/11, que reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a importação e sobre a receita de venda de produtos destinados a beneficiar cidadãos com deficiência.

Aposentadoria por invalidez – plenário do Senado vota PEC que concede aposentadoria integral a funcionários públicos aposentados por invalidez permanente.

Paulo Bernardo e Azeredo – ministro petista e deputado tucano devem falar sobre telefonia na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.

PSD e sindicatos – evento será conduzido por Ricardo Patah, presidente da UGT (Central Sindical do PSD). Estarão presentes figurões do partido, como Gilberto Kassab, Guilherme Afif e Otto Alencar. Será em Salvador a partir das 9h no Gran Hotel Stella Maris.

Sindicatos no Senado – às 14h na Comissão de Assuntos Econômicos, fazem debate sobre desindustrialização.

Hackers x TSE – tribunal selecionou especialistas para tentar violar a urna eletrônica. Testes vão até 5ª feira (22.mar.2012). Aqui, post do Blog sobre o assunto.

PDT na TV– partido que domina o Ministério do Trabalho tem 5 minutos de propaganda em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto.

Ana de Hollanda no Rio – ministra da Cultura, irmã de Chico Buarque e cotada para sair do governo por ineficiência, apresenta as ações de sua pasta para 2012. No Palácio Gustavo Capanema, às 9h.

Cinema argentino – no Museu Nacional, em Brasília, começa às 19h30 ciclo de exibição de filmes argentinos promovido pelo governo do Distrito Federal.
Quarta (21.mar.2012)
Igreja x Dilma
– na Praça da Sé, em São Paulo, voltarão a ser distribuídos panfletos católicos contra a presidente. O líder do ato é o bispo de Guarulhos, Luiz Gonzaga Bergonzini, que é contra flexibilizar a lei do aborto.

Reforma política – plenário do Senado deve votar propostas já elaboradas por uma comissão especial em 2011. Entre as possíveis mudanças: posse do presidente e governadores passa de 1º.jan para 15.jan; financiamento exclusivamente público para campanhas eleitorais; fim da possibilidade de coligações nas eleições para deputados e vereadores; redução de 2 para 1 o nº de suplentes de senador.

Sindicatos no Senado
– às 14h, continua o debate sobre desindustrialização. Dessa vez, também participa o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

 

Quinta (22.mar.2012)
Eleições em Campinas
– cidade elege o prefeito que a governará interinamente até o fim do ano. A votação ocorre porque o ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e seu vice, Demétrio Vilagra (PT), foram cassados pelos vereadores da cidade.

Seminário tucano – bancada do PSDB na Câmara assiste a apresentação sobre lei eleitoral, gestão administrativa e sustentabilidade. Conteúdo elaborado por professores e prefeitos do partido.

Empresários e sustentabilidade – até sábado (24.mar.2012) o Hotel Tropical de Manaus recebe empresários e políticos no 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, evento divulgado pelo Lide, grupo de João Dória, e  pela XYZ, de Bazinho Ferraz.

PV na TV – partido de Sarney Filho (PV-MA), filho de José Sarney (PMDB-AP), tem 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo em 3, 5 e 7.abr.2012.

PCB na TV – partido nanico, sem representantes no Congresso, tem 5 minutos contínuos em rede nacional. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV.

Populismo brasileiro – o Bildner Center, em Nova York, oferece palestra sobre o tema. Abordará a história de Lula, de líder sindical a presidente da República.

Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial.

Emprego – IBGE publica estudo mensal sobre o assunto.

Sexta (23.mar.2012)
Saúde de Lula – ex-presidente deve fazer exames para saber como está após o tratamento contra um câncer na laringe. Poderá assim saber como vai participar das campanhas eleitorais de 2012.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

Comércio – IBGE publica pesquisa mensal sobre o tema.
Sábado (24.mar.2012)
Aniversário do PMDB – data marca fundação do MDB, em 1966. A sigla atual teve registro na Justiça Eleitoral em 30.jun.1981.

PC do B na TV – partido que controla o Ministério do Esporte tem 5 minutos em rede nacional divididos em vídeos de 30 segundos ou 1 minuto. Terá de novo em 27, 29 e 31.mar.2012.

PSDB em Ribeirão Preto – Instituto Teotônio Vilela faz na cidade evento para formação política direcionado a tucanos da região.

Eduardo Campos em Maceió – governador de Pernambuco recebe homenagem da Revista Turismo & Negócios.


Domingo (25.mar.2012)

Prévias do PSDB – data escolhida pelo partido para que seus militantes escolham seu candidato a prefeito de São Paulo. Concorrem José Serra, José Aníbal e Ricardo Trípoli.

Eleição no Senegal – país africano faz 2º turno da eleição presidencial.

Referendo na Eslovênia – eleitores do país do leste europeu opinarão sobre a Lei da Família, que ampliou direitos dos casais homossexuais e está em vigor desde junho de 2011.

 

O blog no Twitter.