Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 2 a 8.abr.2012

Fernando Rodrigues

A Semana Santa começa agitada por escândalos. Um deles envolve o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT). Um ex-assessor de Padilha admitiu ter recebido propina de R$ 200 mil (aqui texto da Folha, para assinantes do jornal e do UOL).

Outro caso coloca na berlinda a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT). Há suspeitas de que sua campanha para governadora de Santa Catarina em 2010 foi abastecida por doações irregulares supostamente captadas a pedido do Ministério da Pesca, que ela assumiu após derrotada. O PSDB vai tentar convocar o atual ministro da pasta, Marcelo Crivella (PRB), para explicar o caso na Câmara.

A oposição também está representada nos escândalos do memoento. Na 3ª feira, o DEM decidirá se expulsa do partido o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), por causa de suas relações com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso sob suspeita de contravenção.

Já a presidente Dilma Rousseff começa a semana sem muitos compromissos, segundo sua agenda oficial. Após passar a última semana na Índia, sua única reunião na 2ª feira (2.abr.2012) é com o ministro Guido Mantega (Fazenda). Na 3ª feira (3.abr.2012), ela anuncia novas medidas do programa Brasil Maior, divulgado como conjunto de incentivos à indústria nacional. Na 4ª feira (4.abr.2012), a presidente coordena reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Palácio do Planalto.

A rigor, só a 6ª Feira Santa é ponto facultativo, mas o Congresso deve ter uma semana parada. Aliás, é a velha história. O Brasil só tem, oficialmente, 7 feriados listados na lei 10.607 (e curiosamente 8 numa norma interna do governo). Todos os demais (inclusive a 6ª Feira Santa) são concessões estaduais ou municipais. E a Semana Santa tem sido cada vez mais uma semana em que não se trabalha nos meios oficiais.

Por causa desse paradeiro, a Câmara deve votar o Código Florestal até o fim do mês, segundo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), mas não nesta semana. A Lei da Copa, aprovada pelos deputados na última 4ª feira (28.mar.2012) precisa ser votada pelo Senado. Mas não tão já. A expectativa do líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), é que a votação ocorra até o fim do 1º semestre.

O Judiciário também aproveita o feriado para enforcar a semana. Os ministros do STF, que sempre reclamam do volume de trabalho acumulado, não terão sessão de julgamentos nem na 4ª feira nem na 5ª feira.

O  sábado (7.abr.2012) é uma data destacada no calendário das eleições municipais de 2012: a partir desta data os partidos podem acompanhar o desenvolvimento dos programas de computador que serão usados nas urnas eletrônicas.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (2.abr. 2012)
Dilma e Mantega – depois de passar uma semana na Índia, único evento incluído na agenda oficial da presidente em Brasília é uma reunião com o ministro da Fazenda às 15h.

Tombini em São Paulo – presidente do BC participa de palestra da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, no hotel Grand Hyatt São Paulo. À noite, janta com representantes do setor privado. Os dois eventos são “fechados para imprensa”. Ele ficará na capital paulista até 4ª feira (4.abr.2012).

Bahia na Copa – o governador baiano Jaques Wagner (PT) foi para a Suíça na última 6ª feira (30.mar.2012) e só volta na 4ª feira (4.abr.2012). Motivo: falar com a Fifa sobre Copa do Mundo e inclusão de seu Estado na Copa das Confederações.


Terça (3.abr.2012)
Dilma e a indústria – às 10h, anuncia novas medidas do programa Brasil Maior, divulgado como conjunto de incentivos à indústria nacional. Será no Salão Leste do Palácio do Planalto.

Retorno de Lula – ex-presidente volta a trabalhar em seu instituto após o tratamento contra o câncer.

Expulsão de Demóstenes – cúpula do DEM decide se abandona de vez o senador goiano. Até pouco tempo ele era motivo de orgulho para o partido, mas agora é suspeito de ser sócio de Carlinhos Cachoeira, empresário preso e investigado por envolvimento com jogos ilegais.

Câmara na Páscoa – na semana do feriado, pauta da Casa está trancada por 9 Medidas Provisórias. A 1ª é a MP 549/11, que elimina o PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre a importação e venda no Brasil de produtos para pessoas com deficiência.

PV na TV
– partido nanico tem 5 minutos em rede nacional de TV divididos em vídeos de 1 minuto ou 30 segundos. Terá de novo na 5ª feria (5.abr.2012) e no sábado (7.abr.2012).

Indústria – IBGE divulga estudo mensal sobre a produção do setor.

Eleições nos EUA – partido Republicano faz processo de escolha de seu candidato a presidente na capital Washington DC, no Texas, em Maryland e em Wisconsin.

 

Quarta (4.abr.2012)
Dilma e o meio ambiente
– às 15h, coordena reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Será no salão Oeste do Palácio do Planalto.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a março de 2012.

 

Quinta (5.abr.2012)
PSC na TV
– partido nanico tem 10 minutos contínuos em rede nacional, pagos com dinheiro público. Das 20h às 20h10 no rádio. Das 20h30 às 20h40 na TV. Na próxima 5ª feira (12.abr.2012) será a vez do PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

PV na TV – partido nanico tem 5 minutos em rede nacional de TV divididos em vídeos de 1 minuto ou 30 segundos. Terá de novo no sábado (7.abr.2012).

Inflação – IBGE divulga IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Construção civil – IBGE divulga custos e índices do setor.

 

Sexta (6.abr.2012)
Dia santo – 6ª Feira Santa. É ponto facultativo segundo o governo federal.

 

Sábado (7.abr.2012)
Desincompatibilização – o prazo para quem quer ser candidato deixar o cargo público que ocupa varia. O maior é de 6 meses antes das eleições, nesta data. Por exemplo, ministros de Estado, secretários estaduais e presidentes e diretores de empresas estatais têm de sair já do cargo se quiserem concorrer em outubro. Aqui, um bom e didático documento do TRE-MG sobre o assunto.

Urna eletrônica
– a partir desta data, segundo o calendário eleitoral, partidos podem acompanhar o desenvolvimento dos programas de computador que serão usados na votação e apuração da eleição para prefeito (o 1º turno será em 7.out.2012).

PV na TV – partido nanico tem 5 minutos em rede nacional de TV divididos em vídeos de 1 minuto ou 30 segundos.

 

Domingo (8.abr.2012)
Páscoa – data não está no calendário de feriados do governo federal.

 

O blog no Twitter.