Blog do Fernando Rodrigues

Embate Serra X Haddad fica, por ora, adiado

Fernando Rodrigues

corrida pela prefeitura paulistana permanece quase inalterada

O grande embate nacionalizado na disputa pela Prefeitura de São Paulo ainda não aconteceu –se é que vai acontecer. O PSDB, com José Serra, continua a liderar a disputa. Ele tem 31%. O suposto grande adversário do tucano, Fernando Haddad, do PT, está com 3%.

Esses são os resultados de uma pesquisa realizada pelo Ibope na cidade de São Paulo sob encomenda do jornal “O Estado de S.Paulo” e da TV Globo. Aqui, pesquisas anteriores sobre a disputa paulistana.

Esse cenário quase sem alterações em relação ao que se via há dois meses é um sinal de que a campanha ficará parada até o início das propagandas partidárias na TV, em agosto. Não se deve esquecer que haverá também Olímpiadas no meio do ano e o clima político tende a esfriar durante esses grandes eventos esportivos.

O segundo colocado no levantamento do Ibope é Celso Russomano, do PRB, com 16%. Depois, a lista se completa com os seguintes concorrentes (todos ainda pré-candidatos):

 

Netinho (PC do B) – 8%

Soninha (PPS) – 7%

Gabriel Chalita (PMDB) – 6%

Paulinho da Força (PDT) – 5%

 

O fato de Fernando Haddad ter apenas 3% nessa pesquisa (ele tinha o mesmo no Datafolha de 1-2.março.2012) mostra que a mídia espontânea que o petista vem tentando ganhar tem sido insuficiente para promover sua candidatura.

Como o PT foi punido pela Justiça Eleitoral e não terá direito a fazer propaganda partidária neste semestre, a única esperança de Haddad fica por conta do horário eleitoral, só a partir de agosto. E do apoio direto e explícito que espera receber de Luiz Inácio Lula da Silva.

Outra esperança coletiva dos adversários de Serra é a alta taxa de rejeição do tucano: 35% dos paulistanos não votariam nele de jeito nenhum. Ou seja, o candidato do PSDB tem mais gente (35%) dizendo que não votaria nele do que eleitores o apoiando (31%).

Já o candidato do PT, Haddad, tem uma taxa de rejeição de 12%.

As outras taxas de rejeição são:

 

Celso Russomano (PRB) – 13%

Netinho (PC do B) – 38%

Soninha (PPS) – 17%

Gabriel Chalita (PMDB) – 11%

Paulinho da Força (PDT) – 18%

 

Segundo o Ibope, foram entrevistados 805 eleitores em todas as regiões de São Paulo nos dias5 a7 deste mês.

A partir de agora há 3 momentos de possíveis alterações nas pesquisas de opinião:

O mais próximo é na primeira quinzena de julho, quando já estarão definidos quem vai mesmo ser candidato. Aí as pesquisas só colocarão em seus levantamentos os nomes de quem vai de fato estar na disputa –agora, muita gente fica por ali apenas esquentado o lugar para depois abrir espaço para algum outro nome.

Outro momento de mudança possível no quadro das pesquisas é quando se inicia a propaganda eleitoral na TV e no rádio. Isso é só em agosto.

Por fim, o quadro sucessório terá sua decantação final quando faltarem uns 10 dias para a eleição, que neste ano é em 7 de outubro. Aí os eleitores ficarão mais ligados no processo e tomarão suas decisões finais.

 

O blog no Twitter.