Blog do Fernando Rodrigues

Querem interromper democracia, diz Lugo

Fernando Rodrigues

O presidente do Paraguai, Fernado Lugo, ameaçado de impeachment, escreveu uma “mensagem à nação” e enviou imediatamente uma cópia para os chefes de Estado que estão reunidos na tarde de hoje (21.jun.2012) em um encontro da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) que acontece na Rio+20.

O Blog teve acesso à carta. Lugo diz que o processo de impeachment iniciado contra ele no Congresso paraguaio “pretende interromper um processo democrático histórico a apenas 9 meses de novas eleições gerais, frustrando o que de mais significativo tem a democracia.''

Acesse aqui a carta de Lugo em formato PDF (7,6 Mb). Abaixo, reprodução das duas páginas do documento.

O abertura do processo de impeachment contra Lugo foi aprovado hoje (21.jun.2012) pela Câmara dos Deputados do Paraguai e deve seguir também hoje para o Senado, segundo noticiou a ''Folha''. As duas Casas são dominadas pela oposição ao presidente.

Fernando Lugo enfrenta acusações de ''mau desempenho de suas funções''. Na semana passada, um confronto armado deixou 6 policiais e 11 camponeses mortos no interior do país.

No Brasil, a presidente Dilma Rousseff informou, por meio de sua assessoria, que acompanha com “apreensão” a situação política no Paraguai. Nenhum integrante do governo brasileiro diz oficialmente, mas o  sentimento é que o “impeachment” de Lugo teria o efeito de um golpe de Estado, segundo informou este Blog em outro post sobre o assunto.

 

O blog no Twitter.