Blog do Fernando Rodrigues

Haddad reforça “lulodependência” em site

Fernando Rodrigues

Candidato do PT a prefeito de São Paulo lança a Lula.TV na web

O candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, acaba de lançar o site “pense novo”, sua principal ferramenta online até outubro. Um dos grandes destaques é a Lula.TV, um dos setores da página que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como grande estrela.

Na versão beta do site, Lula fala 15 segundos: “É uma alegria estar aqui com vocês começando essa arrancada para a eleição de Fernando Haddad, prefeito de São Paulo. Nos próximos dias, estarei aqui com vocês para discutir todo e qualquer assunto. Aliás, vocês decidem. Aguardem”.

A ideia da campanha de Haddad é que Lula grave um vídeo novo por dia, todos os dias, até a eleição. Ou seja, o objetivo é usar de maneira extensiva a imagem do ex-presidente na web, possibilitando a viralização das mensagens lulistas.

Haddad não vê problemas em reforçar assim essa “lulodependência” durante a campanha para prefeito de São Paulo. Na avaliação do comando haddadista e do próprio candidato, trata-se de um privilégio poder dispor de uma figura tão popular como Lula diariamente.

E o site? Tem uma cara moderna, carrega com rapidez. Mas ao escolher o fundo preto vai um pouco na contramão do que se sabe até hoje dos hábitos e gostos dos internautas. Depois que o Google criou o costume de telas minimalistas, com fundo branco, tudo que é colorido –ou, no caso, preto– acaba provocando algum estranhamento.

Além da Lula.TV, há vários canais no site de Haddad: tvH (vídeos do candidato), “o novo pelo mundo”, “FALA.SP”, “inspira.SP”, “velhos problemas”, “novas propostas” e “o homem novo”.

A proposta toda, como o Blog ouviu, é que não seja “um mero site”, mas sim “um TED – superplataforma interativa”. Eis a imagem da home page do site de Fernando Haddad:

 

Página inicial do site ''pense novo'', de Fernando Haddad

 

Vamos ver se haverá mesmo interação. O que há por enquanto não tem nada de conexão real, mas apenas vídeos e temas que são apresentados verticalmente do candidato/apoiadores para seus potenciais eleitores.

Aliás, quando se trata de redes sociais Haddad tem presença incipiente. O perfil do petista no Twitter tem cerca de 4.500 seguidores. Os dos seus principais adversários estão bem à frente: José Serra (PSDB) https://twitter.com/oseserra_  passa de 1 milhão de seguidores no Twitter. Gabriel Chalita (PMDB) tem 146 mil. Celso Russomanno (PRB) tem 14,5 mil.

O blog está no Twitter e no Facebook.