Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 20 a 25.ago.2012

Fernando Rodrigues

Mais uma semana começa com funcionários públicos federais em greve. A presidente Dilma Rousseff terá que continuar lidando com o problema.

Publicamente, Dilma tem preferido falar sobre outros assuntos. Como a privatização de aeroportos –que ela chama de “concessão”. Nesta 2ª feira (20.ago.2012), a presidente terá reuniões com os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Wagner BIttencout (Aviação Civil).

E deverá repercutir, no começo da semana, o veto de Dilma aos artigos da LDO 2013 que obrigavam empresas públicas e estatais a divulgarem salários de seus funcionários.

O julgamento do mensalão continua no Supremo Tribunal Federal (STF). Há muita incerteza sobre o ritmo dos trabalhos por causa do ''fatiamento'' dos votos dos ministros. Os réus estão sendo julgados em grupos. Nesta 2ª feira (20.ago.2012), fala o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski.

Para saber mais sobre os envolvidos e a forma como o STF conduz o julgamento do mensalão, acesse página do UOL sobre o assunto. E também a página da “Folha” com detalhes do caso.

Na 3ª feira (21.ago.2012), o STF fará uma pausa do mensalão e dedicará sua sessão a outros casos. Nesta semana, espera-se também decisão do ministro Cezar Peluso, relator do habeas corpus impetrado pela defesa de Fernando Cavendish no STF –pedindo que o dono da Delta seja liberado de comparecer à CPI em 29.ago.2012.

Também na 3ª feira começará a propaganda política paga com dinheiro público no rádio e na TV. E o Congresso começará mais uma semana de “esforço concentrado” –dias em que deputados e senadores aparecem para trabalhar esperando indulgência pela maioria de dias em que não estão em Brasília por causa do ano eleitoral.

Na 4ª feira (22.ago.2012) Lula aparecerá na TV pedindo votos para Fernando Haddad (PT), candidato a prefeito de São Paulo. Haddad não vai bem nas pesquisas, se a eleição fosse hoje, não iria para o 2º turno. Já os líderes das pesquisas, José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), deverão apresentar suas biografias para o eleitorado.

Na 5ª feira (23.ago.2012), haverá reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em Brasília.

A seguir, o drive político da semana:

P.S.: tem algum evento que se refere ao poder e à política na semana? O Blog recebe sugestões pelo e-mail frpolitica@gmail.com

Segunda (20.ago.2012)
Dilma e os aeroportos – prestes a anunciar novo pacote de privatização de aeroportos, presidente terá reuniões com os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), às 10h, e com Wagner Bittencout (Aviação Civil), às 15h. O governo tenta se afastar das privatizações dizendo que faz “concessões”, mas o efeito prático é o mesmo.

Dilma e a transparência – devem repercutir no início da semana os vetos que a presidente fez à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 e foram publicados no fim de semana. Entre os artigos foram vetados integralmente, os que obrigavam empresas públicas e estatais a divulgarem salários de seus funcionários.

STF e mensalão – Ricardo Lewandowski, revisor do caso, deverá se posicionar sobre réus incluídos no primeiro item do voto do relator, Joaquim Barbosa. O item fala sobre desvios na Câmara dos Deputados e envolve João Paulo Cunha, Marcos Valério e sócios do publicitário. Barbosa pediu a condenação de todos.

Decisão a conta gotas – depois de Lewandowski, os outros 9 ministros votarão sobre os mesmos réus. Quando terminarem, Barbosa passará ao item 2 do relatório, sobre fraudes no Banco do Brasil. Ao todo, serão 7 itens. O item sobre formação de quadrilha, que envolve José Dirceu, será analisado por último.

Penas só no fim – nesta fase, o STF decide se os réus são culpados e inocentes. Eventuais penas só serão definidas no fim do julgamento.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

STF e Cavendish – ministro Cezar Peluso poderá decidir ainda nesta semana sobre habeas corpus impetrado pela defesa do dono da Delta para que seu cliente não vá ao depoimento marcado para 29.ago.2012 na CPI do Cachoeira.

Eleições na Bahia – a TV Sudoeste, retransmissora da Globo em Vitória da Conquista, exibirá entrevistas com os candidatos a prefeito da cidade até 6ª feira (24.ago.2012). Trata-se de um dos 3 municípios baianos com mais de 200 mil eleitores –os outros são a capital, Salvador, e Feira de Santana.

Russomanno em Santo Amaro – candidato do PRB a prefeito de São Paulo visitará o Mercado Municipal do bairro paulistano às 9h30. Ele está empatado com José Serra (PSDB) em 1º lugar na pesquisa mais recente.

Russomanno e os hotéis – mais tarde, às 17h30, o candidato visitará o Sindicato de Hotéis, no Largo do Arouche. E às 20h, irá a comemoração dos 15 anos da Editora Página, na Vila Leopoldina.

Chalita e Israel – às 12h, candidato a prefeito de São Paulo pelo PMDB visitará a Instituição Beneficente Israelita ‘Tem Yad’, no Bom Retiro. Às 13h30, irá à Unibes (União Israelita Brasileira do Bem Estar Social).

Otávio Leite na Globo – às 19h, candidato do PSDB a prefeito do Rio de Janeiro dará entrevista para o RJ TV 2ª edição. Às 20h, irá ao Conselho Regional de Medicina do RJ. Antes, às 9h, deve ir ao Sindilojas-Rio (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do RJ) e no CDL Rio (Clube de Diretores Lojistas).

PSOL na TV – Clécio Luís, candidato do partido a prefeito de Macapá, dará entrevista ao “Jornal do Amapá”, da TV Amapá –afiliada da Globo.

PSDB nas capitais – agenda dos candidatos do partido estão disponíveis nesta página.

Sarney e a Espanha – presidente do Senado dará palestra, às 9h, sobre os 200 anos da Constituição de Cádis, no Interlegis. Às 19h, irá ao coquetel oferecido pela Embaixada da Espanha por causa da data.

Alckmin e os impostos – à tarde, no Palácio dos Bandeirantes, governador de São Paulo, do PSDB, assinará adesão ao Movimento Brasil Eficiente, que pede redução de impostos. Em seguida, irá ao 9º Congresso Brasileiro de Jornais.

Congresso dos jornais evento da Associação Nacional de Jornais do Brasil (ANJ) acontecerá até 3ª feira (21.ago.2012) em São Paulo. O tema será ''Jornalismo e inovação – construindo novos modelos de negócios''.

Anastasia em São Paulo – governador de Minas Gerais, do PSDB, irá à Fies para falar sobre o tema “Repensando o Brasil: A gestão pública”.

Tombini no Rio – presidente do BC terá reuniões de trabalho na capital fluminense.

Logística internacional – a CNT divulga o 18º Fórum Internacional de Logística que acontecerá no Rio até 4ª feira (22.ago.2012). O evento terá palestrantes estrangeiros.

Celso Amorim no Rio – às 11h, ministro da Defesa participará de solenidade do 63º aniversário da Escola Superior de Guerra (ESG).

Senado e a maçonaria – Casa terá sessão especial para comemorar o Dia do Maçom.

Reforma agrária – o tema anda em baixa no governo Dilma. Mas a CUT, ligada ao PT, partido da presidente, divulgou protesto de interessados no tema. Acontecerá em Brasília nesta semana até 4ª feira.

Indústria – FGV publica prévia de sondagem sobre o setor.

Inflação – FGV divulga IGP-M Segundo Decêndio.

 

Terça (21.ago.2012)
Horário político – TVs e rádios começarão a exibir a propaganda política. É o chamado (erradamente) de “horário eleitoral gratuito”. Essa expressão está errada porque é o dinheiro público, de todos os brasileiros, que garante essas propagandas: o governo faz um ressarcimento (via benefícios fiscais) às emissoras por parte do que deixam de arrecadar para transmitir os comerciais dos candidatos.

Pausa do mensalão – STF apreciará outros casos nesta 3ª feira e retomará o julgamento na 4ª feira.

“Esforço'' do Congresso – essa é a 2ª semana do 2º semestre em que os deputados e senadores pretendem votar vários projetos –chamam isso de “esforço concentrado”. Demonstrando empenho, esperam faltar nas outras semanas e se dedicar às campanhas eleitorais sem levantar queixas.

Pauta da Câmara – inclui as medidas provisórias 565/12 e 569/12 relacionadas ao combate aos efeitos da seca do Nordeste. Também em pauta a MP 570/12, que estabelece regras para o programa Brasil Carinhoso e inclui obras do sistema de ensino no Regime Diferenciado de Contratações.

CPI do Cachoeira – comissão deverá ouvir os procuradores Daniel Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira. A sessão começará às 10h15.

Mudança no STJ – a desembargadora federal Assusete Magalhães, 63 anos, tomará posse na corte. Substituirá Aldir Passarinho Junior, que se aposentou em abr.2011.

Márcio Lacerda e o movimento gay – candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte terá encontro com entidades LGBT. Às 17h no Comitê da av. Raja Gabaglia, nº 339.

PDT no Amapá – candidato do partido à reeleição em Macapá, Roberto Góes concederá entrevista ao “Jornal do Amapá”, da TV Amapá –afiliada da Globo.

Novo Código – às 14h30, no Senado, comissão que analisa o projeto fará reunião. Convidou o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, e Taís Schilling Ferraz, conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público. Os senadores poderão apresentar emendas até 5.set.2012.

 

Quarta (22.ago.2012)
Lula na TV – ex-presidente aparecerá na propaganda de Fernando Haddad, candidato do PT a prefeito de São Paulo. A coligação petista conseguiu 7 minutos e 40 segundos de propaganda, o mesmo tempo do adversário José Serra (PSDB). Haddad, segundo as últimas pesquisas, não iria para o 2º turno se a eleição fosse agora.

Serra na TV – candidato do PSDB a prefeito de São Paulo apresentará sua biografia na propaganda eleitoral televisionada. Serra tem 7 minutos e 40 segundos de propaganda, igual a Fernando Haddad (PT). O tucano está empatado com Celso Russomanno (PRB) em 1º lugar na pesquisa mais recente.

Russomanno na Folha – candidato do PRB a prefeito de São Paulo será sabatinado pelo jornal às 11h. O evento será transmitido pela internet. Ele está empatado com José Serra (PSDB) em 1º lugar na pesquisa mais recente. Na TV, Russomanno usará sua primeira propaganda eleitoral para se apresentar ao eleitor. Ele tem só 2 minutos e 12 segundos de propaganda.

Perillo e a CPI grupo ouvirá Jayme Eduardo Rincón, presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas e ex-tesoureiro da campanha do governador de Goiás. Também deverá falar o ex-corregedor da Polícia Civil de Goiás, Aredes Correia Pires.

PSOL no Amapá – candidato a  prefeito de Macapá, Clécio Luís, falará ao “Amazônia TV”.

DEM no Amapá – Davi Alcolumbre, candidato do partido a Prefeitura de Macapá, será entrevistado no “Jornal do Amapá”, da TV Amapá –afiliada da Globo.

Reforma política – às 8h30, na Câmara, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política fará café da manhã. Espera a presença de deputados, senadores e estudantes.

Protesto em Brasília – a CUT espera reunir 10 mil pessoas para pedir reforma agrária ao governo em passeata na Esplanada dos Ministérios.

Política econômica – reunião da Comissão da Moeda e do Crédito (Comoc), em Brasília.

Pelé em Santos – ex-jogador participará do Festival Internacional Tarrafa Literária, que acontecerá até domingo (26.ago.2012). Também deverão ir os ex-jogadores Pepe e Coutinho, além do músico Lobão.

Psicólogos na Câmara – Comissão de Seguridade Social e Família poderá votar projeto que estabelece em 30 horas semanais a carga de trabalho da categoria.

Inflação – IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.

 

Quinta (23.ago.2012)
Faltam 45 dias para as eleições – prazo para os TREs mandarem ao TSE dados dos candidatos a prefeito e vereador. É também o dia em que todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos deverão estar julgados pela Justiça Eleitoral. Até a última 6ª feira (17.ago.2012), o TSE tinha uma fila com 114 recursos.

Márcio Lacerda na Globo – candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte dará entrevista à TV Globo Minas às 18h30.

PC do B no Amapá – Evandro Milhomen, candidato a prefeito de Macapá, dará entrevista ao “Jornal do Amapá”, da TV Amapá –afiliada da Globo.

Política econômica – reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em Brasília.

Emprego – IBGE divulga pesquisa mensal sobre o assunto.

Inflação – FGV divulga IPC-S.

 

Sexta (24.ago.2012)
PSB no Amapá – o “Jornal do Amapá”, da TV Amapá, entrevistará Cristina Almeida, candidata do partido a prefeita de Macapá.

Corretores de imóveis na Câmara – Casa homenageará dia dedicado à profissão por iniciativa do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF).

Consumidor – FGV publica sondagem sobre consumo.

Inflação – FGV divulga IPC-S Capitais.

 

Sábado (25.ago.2012)
PSTU na TV – Genival Cruz, candidato do partido em Macapá, será entrevistado pelo “Jornal do Amapá”, da TV Amapá –afiliada da Globo.

 

P.S.: este drive da semana tem tentado dar as agendas dos principais candidatos a prefeito nas capitais de maior relevância política. Mas poucos divulgam suas atividades com antecedência. O Blog recebe as agendas dos candidatos pelo e-mail frpolitica@gmail.com

O blog está no Twitter e no Facebook.