Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 3.ago a 9.set.2012

Fernando Rodrigues

A semana será mais curta por causa do feriado nacional do 7 de Setembro, Dia da Independência, que cai na 6ª feira.

Em Brasília, a presidente Dilma Rousseff começa a semana com reuniões formais na 2ª feira (3.set.2012) com os ministros Wagner Bittencourt (Aviação Civil), Leônidas Cristino (Portos) e Helena Chagas (Comunicação Social).

Nesta semana, a Folha de S.Paulo e a Rede TV! exibirão debates entre os candidatos a prefeito de 4 capitais: São Paulo (2ª feira), Rio de Janeiro (4ª feira), Belo Horizonte (6ª feira) e Recife (domingo).

O julgamento do mensalão será retomado no STF na 2ª feira. O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, continuará a leitura de seu voto sobre réus ligados ao Banco Rural. Depois dele será a vez de Ricardo Lewandowski, revisor do caso, e dos outros ministros da Corte votarem sobre o mesmo assunto.

Ainda na 2ª feira, a defesa de José Dirceu deverá entregar novo memorial ao STF. O documento será usado para rebater um outro que foi entregue ao Tribunal pela PGR. Cada um quer reforçar seu lado da história.

Para saber mais sobre o mensalão, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Na 3ª feira (4.set.2012), o STF deixará o mensalão de lado para tratar de outros casos. Assim, a CPI do Cachoeira voltará a ter destaque. O grupo ouvirá o deputado federal Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO), que diz ser amigo de longa data de Carlinhos Cachoeira.

Na 4ª feira (5.set.2012), a CUT promoverá protestos por todo o país. Entre as reivindicações estão a reserva de 10% do PIB para investimentos em educação, fim do fator previdenciário e negociação coletiva no serviço público.

Em Brasília, na 4ª feira, haverá protesto de trabalhadores do setor da educação. Deverão passar pela Esplanada dos Ministérios.

Na 5ª feira (6.set.2012) termina o prazo para partidos e candidatos entregaram a 2ª parcial da prestação de contas da campanha de 2012.

Também na 5ª feira, haverá mudança no CNJ: a ministra Eliana Calmon deixará o cargo de corregedora-nacional de Justiça. Seu substituto será Francisco Falcão. Ambos são ministros do STJ.

Na 6ª feira (7.set.2012), Dia da Independência: feriado e Brasília fica vazia de políticos. Mas Dilma Rosusseff, com é a tradição com todos os presidentes, deve assistir a parada militar na Esdplanada dos Ministérios.

Paralelamente às comemorações oficiais do 7 de Setembro, a CNBB fará o protesto anual “Grito dos Excluídos” que, desta vez, fará uma crítica implícita aos governantes: pedirá que o Estado esteja a favor da nação. Com tantos escândalos de desvio de dinheiro público, é óbvio que o Estado nem sempre está a serviço do coletivo, mas apenas daqueles que se apossaram de suas estruturas.

No domingo (9.set.2012), o ex-presidente Lula deverá ir ao Piauí para ajudar na campanha do senador Wellington Dias (PT), candidato a prefeito de Teresina.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (3.set.2012)
Dilma e as privatizações – pela 3ª semana seguida, presidente começa a semana reunindo-se com ministros relacionados ao plano de privatizações. Nas 2 anteriores, reuniu-se com Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Wagner Bittencourt (Aviação Civil). Desta vez, receberá Bittencourt e Leônidas Cristino (Portos). Também programou conversa com Helena Chagas (Comunicação Social).

Dilma e a ética – presidente está devendo a nomeação de 5 dos 7 integrantes da Comissão de Ética Pública. Só com 2 membros em atividade, o grupo cancelou a reunião que faria nesta 2ª feira.

Dilma e o STF – com a aposentadoria do ministro Cezar Peluso, a mais alta Corte de Justiça do país ficará com 10 magistrados até que a presidente nomeie um substituto. O nome só deverá ser anunciado após o final do julgamento do mensalão. Ou seja, só lá para outubro. Ou novembro.

Eleição em São Paulo debate promovido pela Folha de S.Paulo e pela Rede TV! será transmitido a partir de 22h45. Participarão Celso Russomano (PRB), José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS), Paulo Pereira da Silva (PDT), Carlos Gianazzi (PSOL) e  Levy Fidelix (PRTB).

STF e o mensalão – Tribunal continuará o julgamento. O relator do caso, Joaquim Barbosa, prosseguirá na leitura de seu voto sobre réus ligados ao Banco Rural.

Julgamento longo – após Barbosa, votará Ricardo Lewandowski, ministro revisor do caso do mensalão. Quando ele terminar, será vez dos outros ministros.

Dirceu e o mensalão – defesa do ex-ministro da Casa Civil entregará novo memorial ao STF para rebater documento entregue à Corte pela PGR em 16.ago.2012. Cada um reforça seu lado da história nos documentos.

Quem é quem no mensalão – para saber mais sobre o caso, acesse página do UOL com perfil dos réus do mensalão. E também a página da “Folha” sobre o caso.

Otávio Leite e o samba – candidato do PSDB a prefeito do Rio irá à Cidade do Samba, às 12h30. Às 19h, dará palestra na Unisuam. Antes, às 11h, será entrevistado pelo jornal Destak.

Marta em São Paulo – em campanha a favor de Fernando Haddad, a senadora terá agenda na capital paulista. Irá à Fiesp falar a respeito de seu relatório sobre a reforma do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Começará às 14h30.

Amorim e a Índia – às 15h, ministro da Defesa receberá o embaixador da Índia no Brasil, B.S. Prakash.

Cardozo e a greve – o ministro da Justiça sensibilizou grevistas da PF com suas reclamações conta as vuvuzelas usadas em frente ao Ministério. Agora os agentes dizem que vão protestar usando um piano.

Conselho de Comunicação do Congresso – às 14h, grupo fará sua 1ª reunião após a posse de seus integrantes. Na ala Nilo Coelho do Senado.

Senado e as greves – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) fará audiência pública para debater o direito de greve no Brasil. Às 9h.

 

Terça (4.set.2012)
Políticos na foto – último dia para candidatos, partidos e coligações substituírem os retratos que aparecerão nas urnas eletrônicas.

Pausa do mensalão – STF terá sessão dedicada a outros casos.

Lereia na CPI – deputado federal do PSDB de Goiás, amigo declarado de Carlinhos Cachoeira, deverá prestar depoimento à comissão.

Câmara e o Bolsa Família único item da pauta de votações é a Medida Provisória 570/12, que concede benefício extra a quem o Bolsa Família e tem filhos de até 6 anos.

Licitações mais frouxas – o relatório da MP 570 também estende o Regime Diferenciado de Contratações às obras do sistema de ensino.

Conselho de Ética – às 14h30, grupo da Câmara analisará casos dos deputados João Carlos Bacelar (PR-BA) e Marcos Medrado (PDT-BA), acusados de negociarem emendas.

Metrô e ferrovias – até 4ª feira (5.set.2012), em Brasília, acontecerá o 5º Brasil nos Trilhos. Participarão empresas e associações relacionadas ao setor.

Eleição nos EUA partido Democrata fará sua convenção em Charlotte, na Carolina do Norte, até 5ª feira (6.set.2012). Confirmará Barack Obama como candidato à reeleição.

Moreira Franco e a China – ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos falará sobre relações com os chineses em seminário da Fiesp. Ele falará a partir das 12h30, mas o evento começará às 8h30.

Márcio Lacerda e portadores de deficiência – candidato do PSB à reeleição em Belo Horizonte irá a evento com entidades assistenciais. À noite, será sabatinado por universitários.

Cardozo e o Código Penal – ministro da Justiça participará de audiência da comissão especial de senadores que examina o projeto de reforma para o texto. Às 14h30, no Senado.

Cesta básica – Dieese divulga estudo sobre preço dos alimentos.

Indústria – IBGE publica dados sobre a produção do setor no país.

Inflação – Fipe divulga IPC referente a agosto de 2012.

 

Quarta (5.set.2012)
Dilma e Elvis – Priscila Presley estará em São Paulo para abrir exposição sobre o falecido ex-marido no Shopping Eldorado. Escreveu à mão convite para a presidente visitar a mostra.

Protesto da CUT – central sindical ligada ao PT, partido de Dilma, fará manifestações pelo país para reivindicar medidas com as quais o governo evita se comprometer. Querem, por exemplo, 10% do PIB para a educação, fim do fator previdenciário e negociação coletiva no serviço público.

Protesto em Brasília – na capital, a CUT divulga uma manifestação de trabalhadores do setor da educação. A passeata passará pela Esplanada dos Ministérios.

Eleição no Rio – Folha de S.Paulo e Rede TV! reunirão candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro para debate.

Márcio Lacerda e o ensino médio – candidato do PSB à reeleição em Belo Horizonte será sabatinado por secundaristas.

Construção Civil – IBGE publica dados sobre o setor.

Custo de vida – Dieese apresenta dados sobre preços na cidade de São Paulo.

Inflação IBGE divulga IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

 

Quinta (6.set.2012)
Contas de campanha – partidos e candidatos deverão publicar na internet relatório de doações recebidas e gastos realizados. É a 2ª parcial da prestação de contas das eleições 2012.

Mudança no CNJ – Eliana Calmon deixará o cargo de corregedora-nacional de Justiça. Seu substituto será Francisco Falcão. Ambos são ministros do STJ.

Indústria – IBGE publica dados sobre a produção regional do setor.

Agricultura – IBGE divulga Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

 

Sexta (7.set.2012)
Eleições e o 7 de Setembro – haverá paradas militares e cívicas em várias cidades.

Grito dos Excluídos manifestação anual, organizado pela CNBB, terá como tema a exigência de que o Estado esteja a serviço da nação e que garanta direitos a toda a população.

Eleição em BH – Folha de S.Paulo e Rede TV! farão debate entre candidatos à prefeitura da capital mineira.

Título de eleitor – prazo para a Justiça Eleitoral entregar os documentos de quem os pediu pela 1ª vez ou de quem requereu transferência.

Lacração das urnas – TSE fará em sua sede evento para a lacração dos sistemas usados nas urnas eletrônicas. Participarão os partidos políticos, a OAB e o Ministério Público.

 

Domingo (9.set.2012)
Lula no Piauí – ex-presidente deverá ir a Teresina. Participará de evento da campanha do senador Wellington Dias (PT) para prefeito da cidade. Dias foi duas vezes governador do Piauí, foi eleito senador em 2010 e passa sufoco na campanha para prefeito deste ano.

Eleição no Recife – Folha de S.Paulo e Rede TV! reunirão candidatos a prefeito da capital pernambucana em debate.

Eleição em Hong Kong – país asiático fará eleições legislativas.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.